Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03836
Acrónimo :
03836
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


1. Aquisição de competências para o entendimento do Habitat, desde uma perspetiva integrada da arquitetura, do urbanismo e da sócio-ecologia. 2. Habilitar os estudantes a entender e a avaliar a arquitetura/urbanismo no seu contexto (social, político, económico, cultural e ambiental) de produção e consumo. 3. Capacitar os estudantes a compreender e analisar os principais problemas e desafios enfrentados pelos territórios urbanos, bem como os principais paradigmas teóricos enunciados como resposta ao desenvolvimento das cidades. 4.Compreender as dinâmicas de transformação da sociedade e da cidade contemporânea e respetivos impactos no presente e futuro, em particular na arquitetura e no urbanismo. 5. Criar e formular narrativas sobre as transformações urbanas e sociais identificadas e desenvolver soluções para os problemas identificados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Compreensão e aquisição de conhecimentos - Conhecimento e compreensão dos principais desafios e dos debates centrais que marcam as territórios, cidades e sociedades contemporâneas - Conhecimento e compreensão dos factores sociais de contextualização da produção e fruição da arquitectura e do urbanismo B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar conhecimentos teóricos e empíricos diversos na análise dos fenómenos reais - Usar na prática fontes bibliográficas e empíricas diversas na análise de problemas concretos (em particular em contexto de projecto arquitectónico e urbano) C. Capacidade de análise e avaliação - Análise crítica e construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente D. Competências de comunicação - Elaborar argumentos fundamentados, teórica, lógica e factualmente e comunicá-los a outrem de forma clara, sintética e assertiva E. Competências de aprendizagem - Aprender a trabalhar em equipa - Estudar com autonomia

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Planeamento, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Sustentável. 2. Transformações urbanas e transições socio-ecológicas 3. Modos de habitar e modelos habitacionais 4. Habitação e Habitat 5. Modelos de análise morfológica 6. Modelos de análise socio-ecológica 7.Análise de casos de estudo 8. Mapeamento e sistematização gráfica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa cobre os diferentes objectivos e competências específicas que se pretendem proporcionar na unidade curricular, de acordo com a correspondência seguinte: Objectivos da Aprendizagem (OA) x Conteúdos programáticos (CP) OA A) CP 1, 2, 3, 4 OA B) CP 5, 6, 7 OA C) CP 2, 5, 6, 7, 8 OA D) CP 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. OA E) CP 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua, baseada no desenvolvimento de um exercício faseado em grupo com apresentação oral e acompanhado de reflexões individuais (Fase 1- 40% + Fase 2 - 40% = 80%). A avaliação pressupõe uma assiduidade igual ou superior a 75% e a participação tem um peso na avaliação final de 20%. Dado o caracter eminentemente prático desta unidade curricular a sua avaliação consiste exclusivamente no trabalho realizado pelos estudantes ao longo do semestre, bem como na sua participação. Não há lugar a avaliação por exame conforme aprovado pela Comissão Pedagógica da ISTA. Melhorias de nota só serão possíveis mediante nova inscrição no ano letivo seguinte e repetindo todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


a) Sessões baseadas na exposição dos diferentes temas e no debate e discussão com os alunos b) Sessões em regime de workshop, com trabalho prático, ensaio de metodologias, e apresentações pelos alunos, relacionado com os trabalhos a desenvolver na UC. c) Consulta de arquivos, visitas de estudo, elaboração de materiais gráficos para discussão e análise.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da unidade curricular são atingidos através de um leque diversificado de atividades educativas e de avaliação, que preparam e enquadram o trabalho autónomo do estudante pela transmissão de saberes teóricos, técnicos e metodológicos em contexto de aula, de orientação tutorial, de supervisão individual, de participação em trabalho de investigação em grupo, bem como ainda através de atividades de discussão dirigidas à aquisição de competências transversais de reflexividade, critica intersubjetiva e de exposição clara de conhecimentos. O regime de avaliação pretende que os alunos demonstrem que adquiriram quer os conhecimentos associados ao programa, quer as competências de comunicação oral, gráfica e de pensamento crítico, capacidade analítica dos temas em análise, bem como uma familiaridade com os métodos de investigação específicos.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


., Domingues, Álvaro & Travasso, Nuno (2015). Território: Casa Comum. Porto: FAUP., 2015, ., . ., Marat-Mendes, Teresa; Lopes, Sara Silva; Borges, João Cunha & d’Almeida, Patrícia Bento (2022). Atlas of the Food System: Challenges for a Sustainable Transition of the Lisbon Region. Zurich: Springer., 2022, ., . ., Oswald, F, Baccini, P (2003) Netzstadt--designing the urban: placing non-place. Basel: Birkhauser., 2003, ., . ., Viganò, P, Cavalieri, C (2020) The Horizontal Metropolis. A radical project. Zurich: Park Books., 2020, ., . ., Whiethand, J, Carr, C (2001) twentieth-century suburbs. A morphological approach. London: Routledge., 2001, ., .

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


., Antunes, G (2017) Políticas sociais de habitação (1820-2015): espaço e tempo no Concelho de Lisboa. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa., 2017, ., . ., Câmara Municipal de Loures (2021). Estratégia Local de Habitação de Loures. Relatório Final: Município de Loures. EY-Parthenon | Ernst & Young, S.A, 2012, ., . ., AAVV. (1976). Livro Branco do SAAL 1974-1976 / VI Conselho Nacional do SAAL., 1976, ., ., AAVV. (1994). Recomendações técnicas de habitação social. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda., 1994, ., . ., Berke E, Moudon, AV (2014) A Built environment change: a framework to support health-enhancing behaviour through environmental policy and health research. J Epidemiol Community Health 68, 586-590., 2014, ., .

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16