Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03837
Acrónimo :
03837
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo da disciplina é dotar o aluno de competências básicas para a intervenção em obras de Conservação e Reabilitação de Edifícios, nomeadamente no que respeita à Patologia da Construção e metodologia do Projecto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Refletir e aplicar os princípios teóricos, as normas, as cartas e recomendações internacionais de intervenção no Património Arquitectónico; OA2 - Identificar anomalias da Construção e descrever possíveis causas e métodos de diagnóstico das anomalias. Em simultâneo, avaliar a responsabilidade do Arquitecto na prevenção de anomalias. OA3 - Explicar diferentes técnicas de reparação de anomalias e medidas de manutenção e de Conservação preventiva.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Princípios de Intervenção no Património Arquitectónico: - Cartas, recomendações e convenções internacionais; - Legislação nacional; - Graus de intervenção e Metodologia do Projecto; CP2. Patologia da construção: - Reconhecimento de anomalias estruturais e não estruturais; - Análise das causas das anomalias, naturais e humanas; - Formas de manifestação de humidade; - Aquisição de dados, métodos de levantamento e de registo; - Métodos de diagnóstico in situ e em laboratório, destrutivos e não destrutivos; CP3. Métodos de intervenção: - Eliminação das causas de anomalias; - Conservação dos materiais: madeira, pedra, cerâmica, argamassas, metais; - Reparação estrutural e não estrutural: fundações, paredes, pavimentos, coberturas, revestimentos, caixilharias, acabamentos; - Conservação sustentável; - Manutenção e monitorização.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e periódica, fundamentada em trabalhos práticos de realização em grupo e individual, todos de carácter obrigatório. O trabalho de grupo é contínuo e desenvolve-se de forma faseada ao longo do semestre (70%; 30% corresponde à participação do aluno). O trabalho individual incide no seminário no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (30%). Os trabalhos são apresentados oralmente. É obrigatória a presença em 70% das aulas. Não há lugar a exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas serão baseadas em casos de estudo, apelando o aluno à reflexão e à crítica das intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula e no exterior, para contacto directo com o objecto de estudo. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As relações seguintes expõem a forma como cada método de ensino (aula teórica/expositiva, aula prática/trabalho de grupo, estudo individual, frequência e trabalho de grupo) contribui para os objectivos da UC: - Exposição nas aulas teóricas, pelos professores ou profissionais convidados: OA1, 2, 3; - Trabalho e estudo individual: OA1; - Trabalho de grupo: AO 2, 3.

Observações / Observations


Atendimento: por marcação prévia: soraya.genin@iscte-iul.pt, gabinete D313.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1].AVV, Curso de patología, conservación y restauración de edifícios (4 vol.), Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, 1991 [2].AAVV, Tratado de rehabilitación (5 vol.), Madrid, Munilla-Leria 1999 [3].APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos. Patologias e tecnologias de intervenção, Edições Orion, 2003. ISBN: 972-8620-03-9 [4].FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings, London, Butterworth, 1982 [5].HENRIQUES, F.M.A., Humidade em paredes, 2ª Edição, Colecção Edifícios 1, Lisboa, LNEC, 1995

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[1].AAVV, Guia técnico de reabilitação habitacional (2 vols), Lisboa, LNEC, 2006. [2].ASHURST, John, Practical building conservation (5 vol.) Hants, Gower Technical Press, 1995 [3].BRANDI, C., Teoria do Restauro, Ed. Orion, 2006. ISBN: 972-8620-08-X [4].CARBONARA, G., Restauro architettonico, UTET, 1996 [5].CABRITA, A. R., AGUIAR, J.; APPELTON, J., Manual de apoio à reabilitação de edifícios do Bairro Alto, Lisboa, CML-LNEC, 1990 [6].CAMPANELLA, C., Obras de conservação e restauro arquitectónico. Condições técnicas especiais, Câmara Municipal de Lisboa, 2003 [7].CHOAY, F., L? allégorie du patrimoine, Paris,Ed. du Seuil, 1992. [8].HENRIQUES, F.M.A. et al, Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e de degradação, Lisboa, LNEC, 2004 [9].JOKILEHTO, J., A history of architectural conservation, Oxford, Butterworth-Heinemann, 2002 [10].INTERNATIONAL COUNCIL OF MONUMENTS AND SITES, Ilustrated glossary on stone deterioration patterns, France, V. Vergès-Belmin, 2008

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16