Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03837
Acrónimo :
03837
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo da disciplina é dotar o aluno de competências básicas para a intervenção em obras de Conservação e Reabilitação de Edifícios, nomeadamente no que respeita à Patologia da Construção e metodologia do Projecto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Refletir e aplicar os princípios teóricos, as normas, as cartas e recomendações internacionais de intervenção no Património Arquitectónico; OA2 - Identificar anomalias da Construção e descrever possíveis causas e métodos de diagnóstico das anomalias. Em simultâneo, avaliar a responsabilidade do Arquitecto na prevenção de anomalias. OA3 - Explicar diferentes técnicas de reparação de anomalias e medidas de manutenção e de Conservação preventiva.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Princípios de Intervenção no Património Arquitectónico: - Cartas, recomendações e convenções internacionais; - Legislação nacional; - Graus de intervenção e Metodologia do Projecto; CP2. Patologia da construção: - Reconhecimento de anomalias estruturais e não estruturais; - Análise das causas das anomalias, naturais e humanas; - Formas de manifestação de humidade; - Aquisição de dados, métodos de levantamento e de registo; - Métodos de diagnóstico in situ e em laboratório, destrutivos e não destrutivos; CP3. Métodos de intervenção: - Eliminação das causas de anomalias; - Conservação dos materiais: madeira, pedra, cerâmica, argamassas, metais; - Reparação estrutural e não estrutural: fundações, paredes, pavimentos, coberturas, revestimentos, caixilharias, acabamentos; - Conservação sustentável; - Manutenção e monitorização.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3

Avaliação / Assessment


O tipo de avaliação da UC é contínua. Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste no desenvolvimento de dois trabalhos de grupo e um individual, relacionados com os OA: OA1: trabalho de grupo (40%); OA2: trabalho de grupo (30%); OA3: componente individual (30%); Para a elaboração destes trabalhos é obrigatória a participação nas seguintes atividades: - Visita de estudo (28/3); - Seminário (18/4); - Workshop (20/4). É exigida assiduidade mínima em 2/3 das aulas. Não há lugar a exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas serão baseadas em casos de estudo, apelando o aluno à reflexão e à crítica das intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula e no exterior, para contacto directo com o objecto de estudo. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As relações seguintes expõem a forma como cada método de ensino (aula teórica/expositiva, aula prática/trabalho de grupo, estudo individual, frequência e trabalho de grupo) contribui para os objectivos da UC: - Exposição nas aulas teóricas, pelos professores ou profissionais convidados: OA1, 2, 3; - Estudo individual de teoria/frequência: OA2 e OA3; - Trabalho de grupo: OA1.

Observações / Observations


Atendimento: por marcação prévia: soraya.genin@iscte-iul.pt, gabinete D313. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, as atividades letivas poderão decorrer em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[9].PAIVA, J. V. de, CARVALHO, E.C., SILVA, A.C., Patologia da Construção, 1º Encore sobre Conservação e Reabilitação de Edifícios de Habitação, Lisboa, LNEC, 1995 [8].LOPES, F., CORREIA, M. B., Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais, Lisboa, Livros Horizonte, 2004. ISBN: 972-24-1307-4 [7].HENRIQUES, F.M.A., Humidade em paredes, 2ª Edição, Colecção Edifícios 1, Lisboa, LNEC, 1995 [6].FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings, London, Butterworth, 1982 [5].CARBONARA, G., Restauro architettonico, UTET, 1996 [4].BRANDI, C., Teoria do Restauro, Ed. Orion, 2006. ISBN: 972-8620-08-X [3].APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos. Patologias e tecnologias de intervenção, Edições Orion, 2003. ISBN: 972-8620-03-9 [2].AAVV, Tratado de rehabilitación (5 vol.), Madrid, Munilla-Leria 1999 [1].AVV, Curso de patología, conservación y restauración de edifícios (4 vol.), Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, 1991

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


INTERNATIONAL COUNCIL OF MONUMENTS AND SITES, Ilustrated glossary on stone deterioration patterns, France, V. Vergès-Belmin, 2008 JOKILEHTO, J., A history of architectural conservation, Oxford, Butterworth-Heinemann, 2002 HENRIQUES, F.M.A. et al, Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e de degradação, Lisboa, LNEC, 2004 CHOAY, F., L? allégorie du patrimoine, Paris,Ed. du Seuil, 1992. CAMPANELLA, C., Obras de conservação e restauro arquitectónico. Condições técnicas especiais, Câmara Municipal de Lisboa, 2003 CABRITA, A. R., AGUIAR, J.; APPELTON, J., Manual de apoio à reabilitação de edifícios do Bairro Alto, Lisboa, CML-LNEC, 1990 ASHURST, John, Practical building conservation (5 vol.) Hants, Gower Technical Press, 1995 APPLETON, João, Tecnologias de intervenção em edifícios antigos, Revista Engenharia & Arquitectura nº 26, Abril-Maio 1991 AAVV, Guia técnico de reabilitação habitacional (2 vols), Lisboa, LNEC, 2006.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16