Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo da disciplina é dotar o aluno de competências básicas para a intervenção em obras de Conservação e Reabilitação de Edifícios, nomeadamente no que respeita à Patologia da Construção e metodologia do Projecto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Refletir e aplicar os princípios teóricos, as normas, as cartas e recomendações internacionais de intervenção no Património Arquitectónico; OA2 - Identificar anomalias da Construção e descrever possíveis causas e métodos de diagnóstico das anomalias. Em simultâneo, avaliar a responsabilidade do Arquitecto na prevenção de anomalias. OA3 - Explicar diferentes técnicas de reparação de anomalias e medidas de manutenção e de Conservação preventiva.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Princípios de Intervenção no Património Arquitectónico: - Cartas, recomendações e convenções internacionais; - Legislação nacional; - Graus de intervenção e Metodologia do Projecto; CP2. Patologia da construção: - Reconhecimento de anomalias estruturais e não estruturais; - Análise das causas das anomalias, naturais e humanas; - Formas de manifestação de humidade; - Aquisição de dados, métodos de levantamento e de registo; - Métodos de diagnóstico in situ e em laboratório, destrutivos e não destrutivos; CP3. Métodos de intervenção: - Eliminação das causas de anomalias; - Conservação dos materiais: madeira, pedra, cerâmica, argamassas, metais; - Reparação estrutural e não estrutural: fundações, paredes, pavimentos, coberturas, revestimentos, caixilharias, acabamentos; - Conservação sustentável; - Manutenção e monitorização; - Estratégias de Reabilitação sustentável.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação oral final. Ao longo do semestre serão realizados trabalhos de grupo e individual. O trabalho de grupo é contínuo e desenvolve-se de forma faseada ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 60% trabalho de grupo + 10% participação em aula + 30% trabalho individual. A apresentação oral dos trabalhos de grupo é obrigatória e ocorre na 8ª e 12ª aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas serão baseadas em casos de estudo, apelando o aluno à reflexão e à crítica das intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula e no exterior, para contacto directo com o objecto de estudo. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As relações seguintes expõem a forma como cada método de ensino (aula teórica/expositiva, aula prática/trabalho de grupo, estudo individual, frequência e trabalho de grupo) contribui para os objectivos da UC: - Exposição nas aulas teóricas, pelos professores ou profissionais convidados: OA1, 2, 3; - Trabalho e estudo individual: OA1; - Trabalho de grupo: AO 2, 3.
Observações / Observations
Atendimento: por marcação prévia: soraya.genin@iscte-iul.pt, gabinete D313.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[1].AVV, Curso de patología, conservación y restauración de edifícios (4 vol.), Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, 1991 [2].AAVV, Tratado de rehabilitación (5 vol.), Madrid, Munilla-Leria 1999 [3].APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos. Patologias e tecnologias de intervenção, Edições Orion, 2003. ISBN: 972-8620-03-9 [4].FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings, London, Butterworth, 1982 [5].HENRIQUES, F.M.A., Humidade em paredes, 2ª Edição, Colecção Edifícios 1, Lisboa, LNEC, 1995
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
[1].AAVV, Guia técnico de reabilitação habitacional (2 vols), Lisboa, LNEC, 2006. [2].ASHURST, John, Practical building conservation (5 vol.) Hants, Gower Technical Press, 1995 [3].BRANDI, C., Teoria do Restauro, Ed. Orion, 2006. ISBN: 972-8620-08-X [4].CARBONARA, G., Restauro architettonico, UTET, 1996 [5].CABRITA, A. R., AGUIAR, J.; APPELTON, J., Manual de apoio à reabilitação de edifícios do Bairro Alto, Lisboa, CML-LNEC, 1990 [6].CAMPANELLA, C., Obras de conservação e restauro arquitectónico. Condições técnicas especiais, Câmara Municipal de Lisboa, 2003 [7].CHOAY, F., L? allégorie du patrimoine, Paris,Ed. du Seuil, 1992. [8].HENRIQUES, F.M.A. et al, Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e de degradação, Lisboa, LNEC, 2004 [9].JOKILEHTO, J., A history of architectural conservation, Oxford, Butterworth-Heinemann, 2002 [10].INTERNATIONAL COUNCIL OF MONUMENTS AND SITES, Ilustrated glossary on stone deterioration patterns, France, V. Vergès-Belmin, 2008
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25