Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03839
Acrónimo :
03839
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


A UC Gestão de Projeto e Obra tem como objetivo geral fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da economia da construção, dos princípios e práticas da gestão de projetos, de equipas e do papel do arquiteto como coordenador de projeto numa profissão crescentemente digitalizada, incluindo o interface com as restantes especialidades e a actividade de construção. Os alunos exploram ainda as possibilidades oferecidas pela metodologia BIM enquanto ferramenta de gestão de projeto que integra as várias especialidades, permitindo identificar e solucionar incompatibilidades e erros de projecto e antecipar problemas em obra, quantificar e planear os trabalhos para obter projetos concluídos no prazo, custo e qualidade pretendidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - O sector AECO. Compreender os fundamentos da economia da construção, as fases do ciclo de vida de um projeto, da concepção à construção, os papéis das partes interessadas e as responsabilidades do arquiteto. OA2 - A gestão e liderança de equipas como actividade humana e técnica. Conhecer os princípios e práticas da gestão de projeto: âmbito, recursos, tempo e qualidade. Definir objetivos, alocação de recursos, constituição de equipas para preparar o aluno para a auto-gestão e gestão de projetos. OA3 - Metodologia BIM. Preparar o arquiteto para coordenar e participar em projetos multidisciplinares orientados segundo a metodologia BIM.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Os intervenientes de um projeto de construção: cliente, promotor, financiador, mediador, projetista, fiscalização, empreiteiro, autoridades públicas. As fases do projeto de construção. CP2 - Gestão de Projeto e gestão de projetos de construção. CP3 - Gestão e coordenação de projetos segundo a metodologia BIM. CP4 - Compatibilização de projetos com ferramentas BIM. CP5 - Quantificação e Orçamentação suportada por ferramentas BIM. CP6 - Planeamento de obra suportada por ferramentas BIM.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Cada CP foi desenvolvido para proporcionar uma compreensão abrangente dos aspetos fundamentais da gestão de projetos e obra, abordando as ferramentas e metodologias mais relevantes, com foco na metodologia BIM. OA1 - CP1: O CP1 aborda o setor AECO, os intervenientes e as fases do ciclo de vida do projeto, alinhando-se com o OA1, que visa a compreensão da economia da construção e dos papéis das partes interessadas. OA2 - CP2: O CP2 explora a gestão de projetos e de obras de construção, relacionando-se com o OA2, que foca os princípios da gestão de projetos, a liderança de equipas e a alocação de recursos. OA3 - CP3, CP4, CP5, CP6: O OA3 trata da metodologia BIM, e os CP3 a CP6 cobrem a coordenação de projetos, compatibilização, quantificação, orçamentação e planeamento com ferramentas BIM, correspondendo à preparação para o uso e coordenação de projetos BIM.

Avaliação / Assessment


Dado o caráter eminentemente prático desta UC a sua avaliação é feita durante o semestre e consiste num projecto prático com entregas faseadas e discussão final. O projeto é avaliado através de - elementos entregues - 70%, com nota mínima de 8,0 valores - discussão presencial - 30%, com nota mínima de 8,0 valores Para obter aprovação na UC a média ponderada dos elementos de avaliação tem de ser superior a 9,5 valores. Não há lugar a exame nem a prova oral. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas. A melhoria de nota poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa do processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem baseia-se na metodologia Problem Based Learning em que os alunos desenvolvem projectos reais em etapas que correspondem à sequência do programa. As aulas teóricas alternam com aulas teórico-práticas. Nas primeiras, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à profissão e os exemplos práticos. Nas segundas, resolvem-se exercícios de apoio à compreensão dos conceitos e acompanhamento do projecto. Antes das aulas práticas de uso de software são preparadas pelos alunos individualmente através de vídeos tutoriais fornecidos pelo docente. Isto rentabiliza as aulas pois usa-se enos tempo a explicar as funcionalidades elementares dos softwares, estando o esforço dos alunos dedicado à funcionalidade e compreensão das metodologias. Esta forma de trabalho prepara ainda os alunos para a auto-aprendizagem ao longo da sua vida. Estando os alunos no ano final de formação e prestes a entrar no mundo profissional, os vários convidados fazem a ponte entre o programa do curso e o mundo profissional. Na aula prática após cada convidado é feita uma discussão dos tópicos abordados e da sua ligação aos conteúdos. São indicados recursos clássicos (bibliografia, formação pós-graduada) e inovadores (cursos online como Coursera, Grow with Google) sobre todos os recursos para continuação da formação dos alunos interessados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia Problem Based Learning (PBL) é centrada na resolução em grupo de problemas que são apresentados previamente à exposição dos conteúdos. Ao exigir que os alunos se deparem com problemas para os quais não conhecem a solução, a PBL motiva-os para a aprendizagem, que passa de passiva a activa. O PBL é particularmente adequado para a aprendizagem de conteúdos práticos e resolução de problemas abertos. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade no trabalho de projecto. A metodologia de ensino, pela alternância preconizada, permite ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. A avaliação contínua tem como objectivo incentivar o acompanhamento e interacção continuada e permitir ao estudante aferir atempadamente a sua progressão e desempenho. O trabalho de projecto é lançado detalhadamente no início do semestre e é faseado em etapas bem definidas, que correspondem às etapas lógicas de um projecto real. Isto permite aos alunos encarar as aulas teóricas e teórico-práticas como oportunidades de aprendizagem prática que poderão aplicar e adaptar no seu projecto.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Antonio Nieto-Rodriguez, Harvard Business Review Project Management Handbook: How to Launch, Lead, and Sponsor Successful Projects, 2021, 9781647821272, Alison Dykstra, Construction Project Management: A Complete Introduction, 2023, 0982703430, Emmitt, Stephen (2014). Design Management for Architects, Second Edition. Chichester: Wiley-Blackwell. BIM Uses. (n.d.). Retrieved September 10, 2020, from https://www.bim.psu.edu/bim_uses/ Sacks, R., Eastman, C., Lee, G., & Teicholz, P. (2023). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors (3rd ed.). Wiley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mann, Thirdborn, (1992). Building Economics for Architects, Wiley, ISBN 0-442-00389-7 Danny Myers (2016). Construction Economics: A New Approach, 4th edition, Routledge; ISBN 978-1138183728 Dell'Isola, Michael (2002). Architect's Essentials of Cost Management, Wiley, 2002, ISBN 978-0471443599 Morton, Ralph and Jaggar, David (1995). Design and The Economics of Building, Spon Press, ISBN 0-419-19200-x Ruegg, Rosalie and Marshall, Harold (1990). Building Economics: Theory and practice, Springer, ISBN 978-0442264178 Seeley, Ivor (1996). Building Economics, 4th ed, Macmillan Press, ISBN 0-333-63835-2. Kensek, K. M., Noble, D. E., & Eastman. (2014). Building information modelling: BIM in current and future practice. John Wiley. Holzer, D., & Dominik Holzer. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley. Klaschka, R. (2014). BIM in small practices: illustrated case studies. NBS. Deutsch, R., & Randy Deutsch. (2011). BIM and integrated design: strategies for architectural practice. Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-30