Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio falado e escrito de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC Gestão de Projeto e Obra tem como objetivo geral fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da economia da construção, dos princípios e práticas da gestão de projetos, de equipas e do papel do arquiteto como coordenador de projeto numa profissão crescentemente digitalizada, incluindo o interface com as restantes especialidades e a actividade de construção. Dada a natureza do ciclo de estudo, os alunos expolram as possibilidades oferecidas pela metodologia BIM enquanto ferramenta de projecto que integra as várias especialidades de forma harmoniosa, permitindo identificar e solucionar incompatibilidades e erros de projecto e antecipar problemas em obra, quantificar e planear os trabalhos para obter projetos concluídos no prazo, custo e qualidade pretendidos. São ainda abordados tópicos elementares sobre modelação de dados para permitir a integração de informação diversa em modelos BIM, estendendo o âmbito de aplicação deste tipo de ferramentas informáticas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - O sector AECO. Compreender os fundamentos da economia da construção, as fases do ciclo de vida de um projeto, da concepção à construção, os papéis das partes interessadas e as responsabilidades do arquiteto. OA2 - A gestão e liderança de equipas como actividade humana e técnica. Conhecer os princípios e práticas da gestão de projeto: âmbito, recursos, tempo e qualidade. Definir objetivos, alocação de recursos, constituição de equipas para preparar o aluno para a auto-gestão e gestão de projetos. OA3 - Metodologia BIM. Preparar o arquiteto para coordenar e participar em projetos multidisciplinares orientados segundo a metodologia BIM.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Os intervenientes de um projeto de construção: cliente, promotor, financiador, mediador, projetista, fiscalização, empreiteiro, autoridades públicas. CP2 - Gestão de Projeto e gestão de projetos de construção. CP3 - Gestão e coordenação de projetos segundo a metodologia BIM. CP4 - Compatibilização de projetos com ferramentas BIM. CP5 - Quantificação e Orçamentação suportada por ferramentas BIM. CP6 - Planeamento de obra suportada por ferramentas BIM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP3, CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Dado o caráter eminentemente prático desta UC a sua avaliação é periódica e consiste num projecto de grupo com entregas faseadas e discussão final. O trabalho é avaliado através dos elementos entregues, das evidências da utilização das melhores práticas de gestão e coordenação de trabalho dentro do grupo e entre grupos, sendo ainda feita uma discussão presencial individual, obrigatória. Não há lugar a exame nem a prova oral. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se na metodologia Problem Based Learning em que os alunos desenvolvem projectos reais em etapas que correspondem à sequência do programa. As aulas teóricas alternam com aulas teórico-práticas. Nas primeiras, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à profissão e os exemplos práticos. Nas segundas, resolvem-se exercícios de apoio à compreensão dos conceitos e acompanhamento do projecto. Antes das aulas práticas de uso de software são preparadas pelos alunos individualmente através de vídeos tutoriais fornecidos pelo docente. Isto rentabiliza as aulas pois usa-se enos tempo a explicar as funcionalidades elementares dos softwares, estando o esforço dos alunos dedicado à funcionalidade e compreensão das metodologias. Esta forma de trabalho prepara ainda os alunos para a auto-aprendizagem ao longo da sua vida. Estando os alunos no ano final de formação e prestes a entrar no mundo profissional, os vários convidados fazem a ponte entre o programa do curso e o mundo profissional. Na aula prática após cada convidado é feita uma discussão dos tópicos abordados e da sua ligação aos conteúdos. São indicados recursos clássicos (bibliografia, formação pós-graduada) e inovadores (cursos online como Coursera, Grow with Google) sobre todos os recursos para continuação da formação dos alunos interessados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia Problem Based Learning (PBL) é centrada na resolução em grupo de problemas que são apresentados previamente à exposição dos conteúdos. Ao exigir que os alunos se deparem com problemas para os quais não conhecem a solução, a PBL motiva-os para a aprendizagem, que passa de passiva a activa. O PBL é particularmente adequado para a aprendizagem de conteúdos práticos e resolução de problemas abertos. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade no trabalho de projecto. A metodologia de ensino, pela alternância preconizada, permite ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. A avaliação contínua tem como objectivo incentivar o acompanhamento e interacção continuada e permitir ao estudante aferir atempadamente a sua progressão e desempenho. O trabalho de projecto é lançado detalhadamente no início do semestre e é faseado em etapas bem definidas, que correspondem às etapas lógicas de um projecto real. Isto permite aos alunos encarar as aulas teóricas e teórico-práticas como oportunidades de aprendizagem prática que poderão aplicar e adaptar no seu projecto.
Observações / Observations
Parte das aulas Teorico-Práticas são em laboratório de informática do ISCTE com um PC desktop com todo o software necessário. Os alunos podem também trazer o seu laptop com o software instalado. O software usado é livre ou com licenças gratuitas para estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Antonio Nieto-Rodriguez, Harvard Business Review Project Management Handbook: How to Launch, Lead, and Sponsor Successful Projects, 2021, 9781647821272, Alison Dykstra, Construction Project Management: A Complete Introduction, 2023, 0982703430, Emmitt, Stephen (2014). "Design Management for Architects, Second Edition". Chichester: Wiley-Blackwell. Mann, Thirdborn, (1992). ?Building Economics for Architects?, Wiley, ISBN 0-442-00389-7 Danny Myers (2016). ?Construction Economics: A New Approach, 4th edition?, Routledge; ISBN 978-1138183728 BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved August 5, 2020, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained BIM Uses. (n.d.). Retrieved September 10, 2020, from https://www.bim.psu.edu/bim_uses/ Sacks, R., Eastman, C., Lee, G., & Teicholz, P. (n.d.). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors (3rd ed.). Wiley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dell'Isola, Michael (2002). ?Architect's Essentials of Cost Management?, Wiley, 2002, ISBN 978-0471443599 Morton, Ralph anf Jaggar, David (1995). ?Design and The Economics of Building?, Spon Press, ISBN 0-419-19200-x Ruegg, Rosalie and Marshall, Harold (1990). ?Building Economics: Theory and practice?, Springer, ISBN 978-0442264178 Seeley, Ivor (1996). ?Building Economics?, 4th ed, Macmillan Press, ISBN 0-333-63835-2. Kensek, K. M., Noble, D. E., & Eastman, foreword C. (2014). Building information modelling: BIM in current and future practice. John Wiley. Holzer, D., & Dominik Holzer. (2016). The BIM manager?s handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley. Klaschka, R. (2014). BIM in small practices: illustrated case studies. NBS. NBS. (n.d.). BIM Projects | NBS. Retrieved November 20, 2018, from https://www.thenbs.com/services/bim-projects Deutsch, R., & Randy Deutsch. (2011). BIM and integrated design: strategies for architectural practice. Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16