Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03840
Acrónimo :
03840
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
130.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes os procedimentos sobre a gestão do processo urbanístico na Administração Pública Local bem como dotá-los de conhecimentos sobre a utilização de Sistema de Informação Geográfica (SIG)enquanto ferramenta de gestão de cidade e de apoio ao Urbanista.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Identificar quais os principais instrumentos que regem o licenciamento num município. OA2 - Identificar os diferentes componentes de um SIG OA3 - Saber preparar o trabalho de levantamento de campo no contexto do SIG OA4 - Ter a capacidade de utilizar software SIG na sua componente vetorial OA5 - Implementar soluções SIG ao nível do grupo de trabalho no apoio ao trabalho de planeamento urbanístico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Planos Municipais de Ordenamento do Território e Licenciamento Municipal. CP2 - Definição de Sistema de Informação Geográfica CP3 - Metodologias de levantamento de campo, definição de variáveis CP4 - Introdução ao Software SIG CP5 - Fundamentos base do SIG Vetorial CP6 ? Noção de atributo CP7 ? Edição de objetos geográficos e alfanuméricos CP8 - Geoprocessamento CP9 - Outputs

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2,4 OA3 - CP3 OA4 - CP4,5,6,7,8 OA5 - CP4,5,6,7,8,9

Avaliação / Assessment


A avaliação final (AF) é composta por: - Teste individual (TI) sobre CP1, CP2, CP4 (40%); - Trabalho de grupo (TG) sobre CP5, CP6, CP7, CP8 e CP9: (60%). AF = TI + TG A UC tem exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino adotado baseia-se na análise, pelo aluno, de estudo de casos e enquadramento teórico das matérias abordadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada visa o conhecimento dos processos de ordenamento do território, bem como procura estimular a utilização do software SIG por parte do aluno, levando-o a descobrir diferentes opções para chegar a resultados semelhantes.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fundamentos de Informação Geográfica - 5ª Edição, João de Matos ? LIDEL (2008) Planeamento Integrado do Território - elementos de teoria crítica (Volume IV) - DGOTDUUTL. Pardal S.C., Paulo V.D. Correia e M.L. Costa Lobo (2000). Normas urbanísticas, Políticas de Solos no Planeamento Municipal. Lisboa: série Manuais Universitários, Fundação Calouste Gulbenkian (2ª edição), Correia, P.V.D. (2002)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Karan student, E. P. (2012). Optimizing location of tower cranes on construction sites through GIS and BIM integration. Journal of Information Technology in Construction (ITcon) (Vol. 17). Retrieved from http://www.itcon.org/2012/23 Branco Pedro, J., Meijer, F., & Visscher, H. (2009). The Portuguese building regulation system: a critical review. International Journal of Law in the Built Environment, 1(2), 156?171. https://doi.org/10.1108/17561450910974759 Chrisman, N. R. (2000). What Does`GISDoes`GIS? Mean? Retrieved from https://pdfs.semanticscholar.org/f15e/636f938bb5d586fb34e2841dd852a2ed9e29.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16