Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03840
Acrónimo :
03840
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
130.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes os conceitos fundamentais e aplicações de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no planeamento urbano e arquitetura, incluindo os Planos Municipais de Ordenamento do Território e o Licenciamento Urbanístico Municipal. Capacitar os alunos a utilizar software SIG livre (QGIS) para a análise e gestão de dados espaciais, realizando operações complexas para apoio à gestão urbana e para a tomada de decisão em projetos de arquitetura e planeamento urbano. Permite aos estudantes abordar técnicas de geoprocessamento, de utilização de dados urbanos incluindo dados móveis. Os alunos desenvolverão competências para criar e implementar projetos práticos, promovendo a integração de SIG nas iniciativas de smart cities e de gestão urbana sustentável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Identificar quais os principais instrumentos de planeamento municipal de ordenamento do território que regem o licenciamento urbanístico OA2 - Compreender os principais conceitos de SIG e identificar os diferentes componentes de um SIG OA3 - Recolher e integrar dados espaciais em trabalho de levantamento de campo no contexto do SIG incluindo uso de tecnologias móveis. OA4 - Utilizar software SIG (software SIG livre QGIS) para análise de dados espaciais. OA5- Desenvolver e implementar projetos práticos de SIG ao nível do grupo de trabalho. OA6 - Utilizar SIG para suporte à decisão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução ao Planeamento Urbano Português e Instrumentos de Planeamento Municipal CP2 - Procedimentos de Planeamento Urbano e Processo de Licenciamento de Urbanístico e Reabilitação Urbana CP3 - Introdução aos Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Conceitos CP4 - Tipos e Fontes de Dados Espaciais CP5 - Aquisição e Gestão de Dados CP6 - Introdução ao Software SIG CP7 - Fundamentos de SIG Vetorial e Análise Espacial CP8 - SIG para Planeamento Urbano e Gestão do Uso do Solo Incluindo Análise de Aptidão do Local CP9 - Geoprocessamento e Análise Espacial Avançada CP10 - Sistema de Suporte à Decisão Espacial em Planeamento Urbano e Papel dos SIG em Iniciativas de Smart Cities CP11 – Implementação de projetos práticos e Outputs

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) estão expressos nos objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: Identificar os principais instrumentos de planeamento municipal de ordenamento do território e o processo de licenciamento urbanístico (OA1) através dos conhecimentos adquiridos nos módulos CP1 e CP2. Compreender os principais conceitos de SIG e identificar os diferentes componentes de um SIG (OA2) através do módulo CP3. Recolher e integrar dados espaciais no trabalho de levantamento de campo, incluindo o uso de tecnologias móveis (OA3) através dos módulos CP4 e CP5. Utilizar software SIG (QGIS) para análise de dados espaciais (OA4) através dos módulos CP6 e CP7. Desenvolver e implementar projetos práticos de SIG ao nível do grupo de trabalho (OA5) através dos módulos CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10 e CP11. Utilizar SIG para suporte à decisão (OA6) através dos módulos CP1, CP2, CP8, CP9, CP10 e CP11.

Avaliação / Assessment


A modalidade de avaliação será efetuada ao longo do semestre com os seguintes elementos: - Trabalho de grupo com apresentação oral (TG) : (60%). - Teste individual (TI) (40%); AF = TI + TG. A avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima às aulas de 70%. Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar exame final com um peso de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino desta unidade curricular combina metodologias teóricas e práticas para garantir que os estudantes adquiram conhecimentos concretos e aplicáveis em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no planeamento urbano. As aulas teórico-práticas introduzem os conceitos fundamentais de SIG e as especificidades do planeamento urbano em Portugal, incluindo os Planos Municipais de Ordenamento do Território e o Licenciamento Urbanístico Municipal. Estudos de caso e aulas teórico-práticas proporcionam uma compreensão prática das ferramentas e técnicas de geoprocessamento e de análise espacial, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem no desenvolvimento de capacidades técnicas e analíticas. A aquisição de dados e a realização dos projetos SIG permitem aos estudantes aplicar o conhecimento adquirido em cenários reais de planeamento urbano, promovendo competências em recolha de dados, uso de tecnologias móveis e gestão de projetos. Discussões e seminários sobre temas avançados, como o uso de SIG em smart cities, promovem o pensamento crítico e a tomada de decisão informada. Os tipos de avaliação garantem que os estudantes demonstrem a compreensão e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos, de modo a assegurar o alcançar dos objetivos de aprendizagem de uma forma eficaz.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino desta unidade curricular combina metodologias teóricas e práticas para garantir que os estudantes adquiram conhecimentos concretos e aplicáveis em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no planeamento urbano. As aulas teórico-práticas introduzem os conceitos fundamentais de SIG e as especificidades do planeamento urbano em Portugal, incluindo os Planos Municipais de Ordenamento do Território e o Licenciamento Urbanístico Municipal. A parte prática das aulas e os estudos de caso proporcionam uma compreensão ompreensão aprofundada e aplicada das ferramentas e técnicas de geoprocessamento e de análise espacial, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem no desenvolvimento de capacidades técnicas e analíticas. A aquisição de dados e a realização dos projetos SIG permitem aos estudantes aplicar o conhecimento adquirido em cenários reais de planeamento urbano, promovendo competências em recolha de dados, uso de tecnologias móveis e gestão de projetos. Discussões e seminários sobre temas avançados, como o uso de SIG em smart cities, promovem o pensamento crítico e a tomada de decisão informada. Os tipos de avaliação garantem que os estudantes demonstrem a compreensão e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos, de modo a assegurar o alcançar dos objetivos de aprendizagem de uma forma eficaz.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brewer, C. A. (2008). Designed Maps: A Sourcebook for GIS Users. ESRI Press. Decreto-Lei n.o 80/2015, de 14 de maio. 6.a alteração pelo Decreto-Lei n.o 16/2024, de 19 de janeiro, 80/2015, Diário da República, 1.a série (2015). Decreto-Lei n.o 307/2009, de 23 de Outubro. 7.a alteração pelo Decreto-Lei n.o 10/2024, de 8 de janeiro, 307/2009, 206/2009 Diário da República, 1.a série 7956 (2009). Decreto-Lei n.o 555/99, de 16 de Dezembro. 24.a alteração pelo Decreto-Lei n.o 43/2024, de 02 de julho, 555/99, Diário da República, 1.a série (1999). Longley, P. A., Goodchild, M. F., Maguire, D. J., & Rhind, D. W. (2005). Geographic information systems and science (2nd ed.). John Wiley & Sons. Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. Lidel. O’Sullivan, D., & Unwin, D. (2003). Geographic information analysis. John Wiley & Sons. Scholten, H. J., & Stillwell, J. (2013). Geographical Information Systems for Urban and Regional Planning. Springer Netherlands.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brail, R. K., & Klosterman, R. E. (2001). Planning Support Systems: Integrating Geographic Information Systems, Models, and Visualization Tools. ESRI Press. https://books.google.pt/books?id=S1DpDwSqCfsC Branco Pedro, J., Meijer, F., & Visscher, H. (2009). The Portuguese building regulation system: A critical review. International Journal of Law in the Built Environment, 1(2), 156–171. Chrisman, N. R. (1999). What Does ‘GIS’ Mean? Transactions in GIS, 3(2), 175–186. https://doi.org/10.1111/1467-9671.00014 Fotheringham, A. S., Brunsdon, C., & Charlton, M. (2000). Quantitative geography: Perspectives on spatial data analysis (1.a ed.). Sage. Oliveira, F. P. (2023a). Ordenamento do território, urbanismo e cidades. Que rumo? Volume I: Vol. I. Almedina. https://books.google.pt/books?id=nKLNEAAAQBAJ Oliveira, F. P. (2023b). Ordenamento do território, urbanismo e cidades. Que rumo? Volume II: Vol. II. Almedina. https://books.google.pt/books?id=lqLNEAAAQBAJ Pardal, S. C., Correia, P. V. D., & da Costa Lobo, M. L. (2000). Planeamento integrado do território: Elementos de teoria crítica (I, 1–IV). Universidade Técnica de Lisboa, Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. Slocum, T. A., McMaster, R. M., Kessler, F. C., Howard, H. H., & Mc Master, R. B. (2008). Thematic Cartography and Geographic Visualization (3rd ed.). Prentice Hall. Viana, C. M., Abrantes, P., & Rocha, J. (2019). Introductory chapter: Geographic information systems and science. Em Geographic Information Systems and Science. IntechOpen. https://www.intechopen.com/chapters/66971

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26