Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Urbanismo
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar aos estudantes os procedimentos sobre a gestão do processo urbanístico na Administração Pública Local bem como dotá-los de conhecimentos sobre a utilização de Sistema de Informação Geográfica (SIG)enquanto ferramenta de gestão de cidade e de apoio ao Urbanista.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Identificar quais os principais instrumentos que regem o licenciamento num município. OA2 - Identificar os diferentes componentes de um SIG OA3 - Saber preparar o trabalho de levantamento de campo no contexto do SIG OA4 - Ter a capacidade de utilizar software SIG na sua componente vetorial OA5 - Implementar soluções SIG ao nível do grupo de trabalho no apoio ao trabalho de planeamento urbanístico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Planos Municipais de Ordenamento do Território e Licenciamento Municipal. CP2 - Definição de Sistema de Informação Geográfica CP3 - Metodologias de levantamento de campo, definição de variáveis CP4 - Introdução ao Software SIG CP5 - Fundamentos base do SIG Vetorial CP6 ? Noção de atributo CP7 ? Edição de objetos geográficos e alfanuméricos CP8 - Geoprocessamento CP9 - Outputs
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1 OA2 - CP2,4 OA3 - CP3 OA4 - CP4,5,6,7,8 OA5 - CP4,5,6,7,8,9
Avaliação / Assessment
A avaliação final (AF) é composta por: - Teste individual (TI) sobre CP1, CP2, CP4 (40%); - Trabalho de grupo (TG) sobre CP5, CP6, CP7, CP8 e CP9: (60%). AF = TI + TG A UC tem exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino adotado baseia-se na análise, pelo aluno, de estudo de casos e enquadramento teórico das matérias abordadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada visa o conhecimento dos processos de ordenamento do território, bem como procura estimular a utilização do software SIG por parte do aluno, levando-o a descobrir diferentes opções para chegar a resultados semelhantes.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fundamentos de Informação Geográfica - 5ª Edição, João de Matos ? LIDEL (2008) Planeamento Integrado do Território - elementos de teoria crítica (Volume IV) - DGOTDUUTL. Pardal S.C., Paulo V.D. Correia e M.L. Costa Lobo (2000). Normas urbanísticas, Políticas de Solos no Planeamento Municipal. Lisboa: série Manuais Universitários, Fundação Calouste Gulbenkian (2ª edição), Correia, P.V.D. (2002)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Karan student, E. P. (2012). Optimizing location of tower cranes on construction sites through GIS and BIM integration. Journal of Information Technology in Construction (ITcon) (Vol. 17). Retrieved from http://www.itcon.org/2012/23 Branco Pedro, J., Meijer, F., & Visscher, H. (2009). The Portuguese building regulation system: a critical review. International Journal of Law in the Built Environment, 1(2), 156?171. https://doi.org/10.1108/17561450910974759 Chrisman, N. R. (2000). What Does`GISDoes`GIS? Mean? Retrieved from https://pdfs.semanticscholar.org/f15e/636f938bb5d586fb34e2841dd852a2ed9e29.pdf
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16