Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Projeto de Arquitetura II
Objetivos Gerais / Objectives
1.Trabalho anual de Investigação Realizado em turmas/grupos de trabalho, tutelados por um a três docentes, correspondendo a temas, metodologias e objetivos específicos, que enquadrarão um Trabalho de Projeto a desenvolver por cada grupo e por cada aluno. O trabalho adquirirá metodologias diversas, podendo articular o projeto com outras componentes de investigação, conforme os programas específicos de cada grupo de trabalho. Pretende-se aprofundar os conhecimentos adquiridos, constituindo um espaço de síntese e experimentação, que se aproxima de contexto de investigação, reunindo o projeto e as restantes vertentes disciplinares e conhecimentos complementares sobre o espaço edificado. 2.Workshop de Projeto Reunião num workshop semanal, de projeto, de grande carga horária, com convidados externos à academia Pretende respostas rápidas, intensas, no domínio do projeto e da sua representação e comunicação 3.Júri final Representação, comunicação e defesa de todo o trabalho a um júri final.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1:Aproximação critica à complexidade do real e às potencialidades da Arq. e do Projeto como ferramentas de transformação critica e poética do espaço edificado OA2:Reflexão e consolidação do que são as práticas arquitetónicas OA3:Interligar valores e objetivos da investigação, com as práticas do projeto alargando as possibilidades criticas e instrumentais do projeto OA4:Adquirir autonomia de pensamento crítico, que identifique, contextualize e operacionalize os recursos da Arq. na discussão dos problemas da organização e qualificação do território e da sociedade OA5:Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolvendo propostas no domínio disciplinar que produzam uma reflexão sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem das propostas e das suas condicionantes. OA6:Ser capazes de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas em Arq., quer a não especialistas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Trabalho de anual de Investigação, enquadrado num grupo de trabalho, articulando componente de projeto e componente teórica: CP1:Exercícios e temas de trabalho de cada grupo, de acordo com os enunciados do início do ano. CP2:Trabalho organizado em redor de uma problemática lançada por grupo, articulando componentes práticas e teóricas. CP3:Trabalho implicará o conhecimento e a interpretação critica de uma dada problemática, a proposição de uma metodologia de investigação, o seu enquadramento filosófico, teórico e metodológico, a elaboração de uma estratégia de ação e a sua produção. 2.Workshop de Projeto Reunindo todos os grupos-turmas de trabalho, resultando num seminário intenso de projeto, com a duração de uma semana. CP4:Desenvolvimento de um projeto de arquitetura, respondendo a uma problemática claramente circunscrita, colocada por um convidado externo. 3.Júri Final CP5: Os trabalhos obedecerão a um formato de comunicação e apresentação, enquadrado por normativo específico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC de PFA corresponde ao momento de conclusão de Mestrado Integrado, pelo que os alunos são convidados a explorar todas competências e conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos. Solicita-se também aos alunos a experimentação pedagógica da construção de uma posição critica e de autonomia, perante a UC e perante a própria disciplina, suas metodologias, práticas e relações com a realidade. O aluno terá a oportunidade de integrar grupos que problematizam o real, recorrendo ao projeto de arquitetura e, a abordagens e metodologias de investigação que desenvolvam conhecimento que possa ser utilizado em arquitetura. Neste contexto, os conteúdos programáticos procuram estabelecer sinergias entre o desenvolvimento de um projeto de arquitetura e a formulação teórica, entendida em sentido lato, articulando, de forma dinâmica, programa e objetivos de aprendizagem: CP1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP2: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP3: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6
Avaliação / Assessment
Avaliação será uma Prova Final (PF) com Júri. O acesso à PF resulta de 3 tipos de apreciação realizados ao longo do semestre, e com as seguintes percentagens: 1) 20%: presença em aulas igual ou superior a 70%; 2) 60%: desenvolvimento do trabalho e a entregas em etapas definidas pela equipa docente. 3) 20%: frequência e aproveitamento do Workshop. As datas de avaliação associados à PF são reguladas por normativo próprio do MIA. As datas de entregas intermédias serão definidas pelas diversas equipas docentes.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
i.Trabalho de anual de Investigação Organizado em 4 ou mais turmas (6h PL, 1h30 S). PL: desenvolve-se e consolida-se a prática do projeto e da investigação com projeto ou outra, com acompanhamento da equipa docente. Horas de seminários: sessões de exposição e debate (metodologias de trabalho,casos de estudo, de trabalhos, etc.),visitas de estudo, palestras ou outros mecanismos pedagógicos. ii.Workshop de Projeto Realizado a meio do ano,tendo a duração de uma semana (24h PL).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC organiza-se em dois momentos pedagógicos complementares: i. Trabalho de anual de Investigação As questões metodológicas associadas à resolução dos problemas colocados, serão aferidas e acompanhadas no âmbito das aulas presenciais de prática laboratorial, aulas teóricas e seminários. Estas aulas serão ministradas por um ou mais docentes, em cada grupo de trabalho, convocando aproximações complementares, eventualmente multidisciplinares, aos problemas do espaço edificado. A coerência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino implica: 1. Circunscrever a problemática arquitetónica identificada proposta em cada grupo de trabalho; 2. Escolher, em grupo e individualmente, o modo de abordagem à problemática identificada - proposta; 3. Enquadrar teoricamente e metodologicamente a estratégia de abordagem, de grupo de individual, a esta problemática arquitetónica proposta em cada grupo de trabalho; 4. Investigar as circunstâncias da problemática, investigando e sistematizando informação, articulando esta e o seu tratamento com os objetivos e as metodologias identificados e propostos; 5. Propor esquemas interpretativos e propositivos sobre a problemática arquitetónica proposta, seja mediante processos de projeto e/ou processos de investigação histórica, teórica, tecnológica e instrumental, ou outros, que se revelem pertinentes para o processo de trabalho; 6. Desenvolver um sistema de representação e comunicação dessa problemática, da sua organização, interpretação e transformação, segundo o processo de trabalho seguido. 7. Apresentar o processo e seus resultados em prova final, perante um júri externo. O trabalho a desenvolver é simultaneamente de grupo e individual, sendo acompanhado em práticas laboratoriais (PL) e seminários (S). A docência é assegurada por um a três docentes, com valências científicas distintas e complementares, eventualmente permitindo ambientes multidisciplinares. ii. Workshop de Projeto 1. Este momento pedagógico sintetiza as condições gerais do trabalho de fundo, requerendo uma resposta rápida e ágil, fundamentalmente no domínio da representação gráfica tradicional do projeto. 2. Os temas e as problemáticas especificas serão lançados e enquadrados por convidados provenientes da prática, permitindo um momento de critica implícita ao trabalho anual, quer quanto aos temas, quer quanto às metodologias e sua eficácia geral e disciplinar. 3. A rapidez deste momento obriga um tempo de interpretação, produção e comunicação ágil e eficaz. O trabalho a desenvolver é simultaneamente de grupo e individual, sendo eminentemente uma prática laboratorial (PL). A docência é assegurada por múltiplos docentes, com valências científicas distintas e complementares, eventualmente permitindo ambientes multidisciplinares.
Observações / Observations
O acesso à PF requer a indicação do Orientador (no sistema fénix+) que o trabalho reúne as condições necessárias para ser apresentado e discutido em prova pública. O processo de avaliação é ainda regulamentado pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, e pelas Normas de apresentação e de harmonização gráfica para os Trabalhos de Projeto realizados na Unidade Curricular de Projeto Final de Arquitetura do Mestrado Integrado em Arquitetura A classificação deverá cumprir o artigo 24º do DL 115/2013. A calendarização desta UC é definida por normativo específico.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Norberg-Schulz, C. (1979). Intenciones en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili Kostof, Spiro (1999). The city assembled. London: Thames & Hudson. Gregotti, Vittorio (1972). Território da arquitetura. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva Bacon, Edmund (1967). Design of cities, London: Thames & Hudson. Aymonino, Carlo (1984). O significado das cidades. Vila da Feira: Presença ArisS, Carlos Martí, (2005). La cimbra y el arco, Espanha: Fund. Caja Arquitectos Schon, Donald A (1984) The reflective practioner. How Professionals Think in Practice. Basic Books Inc Lawson, Bryan (2006) How Designers Think. The design process demystified. (fourth edition) Architectural Press. Groat, Linda N; Wang, David (2013) Architectural Research Methods. Wiley Fraser, Murray (ed) (2013) Design Research in Architecture. An Overview. Ashgate Argyris, Chris; Schon, Donald A (1974) Theory in Practice Increasing Professional Effectiveness, São Francisco, Jossey-Bass inc. Publishers
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A indicar por cada professor
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25