Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
- Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A disciplina tem como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos e competências básicas sobre Métodos de Análise de Dados descritivos, preditivos, e inferenciais focados em aplicações de gestão de marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular, o aluno deverá: OA1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de dados descritivos univariados, bivariados e multivariados. OA2.Compreender e aplicar os principais conceitos mais importantes da inferência estatística no âmbito de ensaios de hipóteses mais adequados a cada situação. OA3. Saber interpretar os outputs, usando software adequado.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Análise descritiva de dados univariados P2. Análise descritiva de dados bivariados P3. Ensaios de hipóteses P3.1 Paramétricos: teste t para uma média; teste t para a diferença de duas médias (amostras independentes e emparelhadas); Anova a um factor; Anova a dois fatores. P3.2 Não paramétricos: testes à normalidade; teste de independência do Qui-Quadrado; teste Mann-Whitney; teste Kruskal-Wallis. P4. Análise de Componentes Principais P5. Análise de Clusters
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: P1 -> OA 1, 3 P2 -> OA 1, 3 P3 -> OA 2, 3 P4 -> OA 1, 3 P5 -> OA 1, 3
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: a) Trabalho de grupo (40%) b) Teste individual (60%) Nota mínima de 8,5 valores em cada componente de avaliação. A avaliação ao longo do semestre exige a presença em pelo menos 2/3 das aulas. Avaliação por exame: a) Exame teórico-interpretativo (60%) b) Exame prático em SPSS (40%) Nota mínima de 8,5 valores em cada componente de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1: Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Participativas com análise e discussão de casos práticos ME3: Experimentais, em laboratório de informática, realizando-se análises de casos práticos ME4: Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem e assim as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são os seguintes: ME1 -> OA 1, 2, 3 ME2 -> OA 1, 2, 3 ME3 -> OA1, 2, 3 ME4 -> OA 1, 2, 3
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics, 2021, ReportNumber, 8ª ed., ISBN: 9789899676374 Elizabeth Reis, Estatística Descritiva, 2008, Edições Sílabo, 7ª ed., ISBN: 978-972-618-476-8 Raul Laureano, Testes de Hipóteses e Regressão - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2020, Edições Sílabo, 2ª edição, ISBN: 978-989-561-051-8 Hair, J. H., Black, W. C., & Babin, B. J., Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 2010, Pearson Education, ISBN 0135153093, 9780135153093 Raul Laureano & Maria do Carmo Botelho, IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 2017, Edições Sílabo, 3ª ed., ISBN: 978-972-618-886-5
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
·
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-25