Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa fornecer informação ao estudante que permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam o modo como os indivíduos e grupos se envolvem, reagem e interagem com os outros nas organizações e as suas consequências. Visa ainda contribuir para a compreensão desta dinâmica na perspetiva da gestão, abordando fatores de nível individual (diversidade e diferenças individuais, emoções no trabalho, bem-estar e stress no trabalho, motivação no trabalho), grupal (trabalho em equipa e desempenho, liderança de equipas, tomada de decisão individual e grupal) e organizacional (influência social e poder nas organizações, cultura e clima organizacional) que afetam o comportamento no contexto organizacional. Sendo uma UC iminentemente teórico-prática, pretende-se que o/a estudante adquira conhecimento sobre os principais conceitos e modelos teóricos, mas também sobre instrumentos de diagnóstico, que auxiliem a sua atuação nos diferentes domínios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1-Reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional, dando exemplos situados nos diversos níveis de análise OA2-Identificar características individuais relevantes para o trabalho e suas consequências para o desempenho OA3-Explicar o papel das emoções no contexto de trabalho e como regulá-las OA4-Dar exemplos de fatores que afetam o bem-estar e o stress no trabalho OA5-Explicar os processos de natureza motivacional que ocorrem em contexto organizacional OA6-Descrever os processos de trabalho em grupo e suas consequências para o desempenho OA7-Explicar como os processos de liderança afetam o comportamento de indivíduos e grupos no trabalho OA8-Diferenciar tomada de decisão individual e grupal, dando exemplos de vantagens e desvantagens associadas às mesmas OA9-Explicar como os processos de influência social e poder nas organizações moldam o comportamento OA10-Descrever como a cultura e o clima organizacionais afetam o comportamento nas organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo A. O estudo dos fatores humanos na gestão: níveis de análise e dinâmica do comportamento organizacional Módulo B. Nível individual Diversidade e diferenças individuais Emoções no trabalho Bem-estar e stress no trabalho Motivação no trabalho Módulo C. Nível Grupal Trabalho em equipa e desempenho Liderança de equipas Processos de tomada de decisão individual e grupal Módulo D. Nível organizacional Influência social e poder nas organizações Cultura e clima organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O Módulo A fornece conteúdos teóricos que permitem alcançar o OA1 (reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional). O Módulo B fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA2 (identificar características individuais relevantes para o trabalho), OA3 (explicar o papel das emoções no contexto de trabalho), OA4 (dar exemplos de fatores que afetam o bem-estar e o stress no trabalho) e OA5 (explicar os processos de natureza motivacional). O Módulo C fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA6 (descrever os processos de trabalho em grupo), OA7 (explicar como os processos de liderança afetam o comportamento), OA8 (diferenciar tomada de decisão individual e grupal). O Módulo D fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA9 (explicar como a influência social e o poder nas organizações moldam o comportamento) e OA10 (descrever como a cultura e o clima organizacionais afetam o comportamento).
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 2/3 das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino compreende aulas teórico-práticas. O trabalho autónomo ocupa 113 horas divididas entre 57 horas para estudo e exame e 56 horas para elaboração do trabalho de grupo. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, que inclui leituras e exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer a aquisição de conceitos e quadros teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos pelo que a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem expositivas permite abranger todo os OAs. Da mesma forma, a UC requer a experimentação prática, o que é facilitado pelo uso de metodologias participativas e ativas, com análise e resolução de exercícios práticos individuais e de grupo e discussão de casos de estudo que permitem a aplicação de conhecimentos e abrange todos os OAs. A consolidação da aquisição de conhecimentos e sua aplicabilidade implica trabalho autónomo por parte do estudante, nomeadamente leitura da bibliografia aconselhada e resolução de exercícios, abrangendo todos os OAs.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo do relatório; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito, assim como a prompt utilizada para a geração do conteúdo. Atendendo aos limites deste tipo de ferramentas, o estudante é responsável por validar a informação fornecida pela mesma, incluído URLs e referências. Os conteúdos programáticos da UC contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 8.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora. Neves, J. Caetano, A., & Ferreira, J.M.C (2020). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo. Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational Behavior - 18Th Edition. Edinburghgate, Harlow: Pearson Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Cialdini. R. (2018). Dominar a ciência da persuasão. In HBR 10 Artigos Essenciais - Comunicação. Actual Editora. Cohen, A. (2016). Are they among us? A conceptual framework of the relationship between the dark triad personality and counterproductive work behaviors (CWBs). Human Resource Management Review, 26(1), 69-85. Daniel, R. I., John, R. H., & Michael, J. (2005). Teams in organizations: From input-process-output models to IMOI models. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 56, 517-543. Deci, E. L., Olafsen, A. H., & Ryan, R. M. (2017). Self-determination theory in work organizations: the state of a science. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4, 19-43. La Torre, G., Esposito, A., Sciarra, I., & Chiappetta, M. (2019). Definition, symptoms and risk of techno-stress: a systematic review. International Archives of Occupational and Environmental Health, 92(1), 13-35. LeBreton, J. M., Shiverdecker, L. K., & Grimaldi, E. M. (2018). The Dark Triad and Workplace Behavior. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5, 387-414. Mathieu, J., Maynard, M. T., Rapp, T., & Gilson, L. (2008). Team effectiveness 1997-2007: A review of recent advancements and a glimpse into the future. Journal of Management, 34(3), 410-476. Silva, S. A. & Tavares, S. M. (2012). Saúde e bem-estar no trabalho. In A. L. Neves, e R. F. Costa (Coords.), Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: Editora RH. Warrick, D. D. (2017). What leaders need to know about organizational culture. Business Horizons, 60(3), 395-404. Zapf, D., Kern, M., Tschan, F., Holman, D., & Semmer, N. K. (2021). Emotion work: A work psychology perspective. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 8, 139-172.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23