Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo principal desta unidade curricular é contribuir para a compreensão sobre o modo como indivíduos e grupos agem dentro das organizações. Neste contexto visa fornecer informação aos estudantes que lhes permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam o modo como os indivíduos e grupos se envolvem, reagem e interagem com os outros nas organizações e as suas consequências. Visa ainda contribuir para a compreensão desta dinâmica na perspetiva da gestão
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1 - Reconhecer a complexidade dos factores determinantes do comportamento organizacional 2- Identificar as características individuais relevantes para o trabalho e as suas consequências para o desempenho 3 - Explicar os processos de natureza motivacional que ocorrem em contexto organizacional 4 - Caracterizar e compreender a especificidade dos processos de trabalho em grupo e suas consequências 5 -Descrever o modo como fatores organizacionais afetam o comportamento individual nas organizações
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O estudo dos factores humanos na gestão: níveis de análise e dinâmica do comportamento organizacional 1. Nível individual Diversidade e diferenças individuais Emoções no trabalho Bem-estar e stress no trabalho A motivação no trabalho 2. Nível Grupal Grupos e equipas nas organizações Trabalho em equipa e desempenho Processos de tomada de decisão individual e grupal 3. Fatores organizacionais Influência social e poder nas organizações A cultura e clima organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa. Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 e OA2 - Programa -parte 1. Nível individual - Diferenças individuais: diversidade, personalidade e aptidões; Emoções, stress e bem-estar subjectivo no trabalho. OA3 Programa -parte 1 1. Nível individual - A motivação nas organizações; OA4 Programa -parte 2. Nível Grupal - Grupos e equipas nas organizações; Trabalho em equipa e desempenho;Processos de tomada de decisão individual e grupal AO 5 - Programa -parte 3. Fatores organizacionais -Influência social e poder nas organizações ; A cultura e clima organizacional
Avaliação / Assessment
Exposições e debates Análise e discussão de casos / realização de exercícios em subgrupos. Avaliação periódica (AP): Trabalho de grupo com apresentação na aula [40%: 30% relatório, 10% apresentação na aula] Teste individual (60%). Para acesso ao teste é necessária uma classificação mínima de 10 valores no trabalho de grupo. Para apuramento da classificação final é necessário uma nota no teste superior a 7.5 valores. Esta avaliação exige assiduidade em 2/3 das aulas. Avaliação por exame Os alunos que não obtenham aprovação, ou escolham não fazer a AP, farão Exame individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposições e debates Análise e discussão de casos / realização de exercícios em subgrupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A realização de breves exercícios de resolução de problemas envolvendo os pontos-chave do programa permitirá que os estudantes infiram as consequências práticas para o domínio da gestão Ligação explícita entre as Metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): Metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3, e OA5; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e resolução de exercícios práticos -- OA3, OA4, ; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA4, OA5. Metodologias de ensino-aprendizagem activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA1, OA2, OA4. Auto-estudo, inserido no trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas - Transversal a todos os AO.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora. Neves, J. Caetano, A.,& Ferreira, J.M.C (2020). Psicossociologia das Organizações ? Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo. Neck, C.P., Houghton, J.D. & Murray, E.L. (2016) Organizational behavior : a critical-thinking approach. Thousand Oaks : Sage. Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational Behavior - 18Th Edition. Edinburghgate, Harlow: Pearson Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Caetano, A. & Silva, S. A. (2011). Bem-estar e saúde no trabalho. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada, Lisboa: Recursos Humanos Editora. Chatman, J. A., & O'Reilly, C. A. (2016). Paradigm lost: Reinvigorating the study of organizational culture. Research in Organizational Behavior, 36, 199-224. Cialdini. R. (2018). Dominar a ciência da persuasão . In HBR 10 Artigos Essenciais - Comunicação. Actual Editora Cohen, A. (2016). Are they among us? A conceptual framework of the relationship between the dark triad personality and counterproductive work behaviors (CWBs). Human Resource Management Review, 26(1), 69-85. Daniel, R. I., John, R. H., & Michael, J. (2005). Teams in organizations: From input-process-output models to IMOI models. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 56, 517-543. Deci, E. L., Olafsen, A. H., & Ryan, R. M. (2017). Self-determination theory in work organizations: the state of a science. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4, 19-43. Gerhart, B., & Fang, M. (2015). Pay, intrinsic motivation, extrinsic motivation, performance, and creativity in the workplace: Revisiting long-held beliefs. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 489-521 La Torre, G., Esposito, A., Sciarra, I., & Chiappetta, M. (2019). Definition, symptoms and risk of techno-stress: a systematic review. International Archives of Occupational and Environmental Health, 92(1), 13-35. LeBreton, J. M., Shiverdecker, L. K., & Grimaldi, E. M. (2018). The Dark Triad and Workplace Behavior. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5, 387-414. Mathieu, J., Maynard, M. T., Rapp, T., & Gilson, L. (2008). Team effectiveness 1997-2007: A review of recent advancements and a glimpse into the future. Journal of Management, 34(3), 410-476. Schneider, B., Ehrhart, M. G., & Macey, W. H. (2013). Organizational climate and culture. Annual Review of Psychology, 64, 361-388. Silva, S. A. & Tavares, S. M. (2012). Saúde e bem-estar no trabalho. In A. L. Neves, e R. F. Costa (Coords.), Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: Editora RH. Warrick, D. D. (2017). What leaders need to know about organizational culture. Business Horizons, 60(3), 395-404. Zapf, D., Kern, M., Tschan, F., Holman, D., & Semmer, N. K. (2021). Emotion work: A work psychology perspective. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 8, 139-172.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16