Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Telecomunicações
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Estudo e projecto de sistemas de transporte e introdução aos princípios de comutação de Redes de Telecomunicações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Adquirir conhecimentos básicos sobre Redes de Telecomunicações. OA2: Compreender o funcionamento das tecnologias de transporte PDH e SDH usadas em redes de comutação de circuitos. OA3: Compreender e aplicar a teoria de tráfego em Redes de Telecomunicações com perdas e com filas de espera. OA4: Compreender os principios básicos de comutação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução às Redes de Telecomunicações. CP2: Tecnologias de transporte em redes de circuitos: PDH e SDH. Proteção em anéis SDH. CP3: Teoria de tráfego em Redes de Telecomunicações com perdas e com filas de espera. CP4: Principios básicos de comutação em Redes de Telecomunicações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP3 OA4: CP4
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação é o seguinte. 1) avaliação periódica: um trabalho prático (25%) e dois testes (37,5% cada). O primeiro teste é intercalar e o segundo realiza-se na primeira época. Os testes têm nota mínima de 7,5/20 valores e a soma das notas dos testes deve ser pelo menos 19 valores. O trabalho prático é realizado por grupos compostos por dois alunos e não tem nota mínima; ou 2) avaliação por exame (1ª época, 2ª época e época especial): um exame escrito final (100%). O exame escrito final tem nota mínima de 9,5/20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem é centrado no estudante. Existem teórico-práticas, para as quais o estudante deve estudar antecipadamente as matérias de modo a poder participar nas aulas através da discussão e resolução de problemas práticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 a OA4: aulas teóricas e teórico-práticas, testes ou exame individuais. OA2 a OA3: trabalho prático.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Folhas de Sistemas e Redes de Telecomunicações, João Pires, IST, capítulos 4, 5 e 6, 2006. Sistemas com perdas - apontamentos teóricos, Carlos Sá da Costa, 2003. Sistemas com filas de espera - apontamentos teóricos, Carlos Sá da Costa, 2003. Redes de Telecomunicações - Colectânea de Exercícios, Adolfo Cartaxo, 2022. Queueing Modelling Fundamentals With Applications in Communication Networks, Ng Chee-Hock and Soong Boon-Hee, John Wiley & Sons, Inc, 2008, 2nd Edition, cap. 6.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Digital Telephony, John Bellamy, John Wiley & Sons, Inc, 2000, Capítulos 1, 2, 5, 7, 8, 10, 12. Connection-Oriented Networks, H. Perros, Wiley, 2005. Capítulos 1, 2, 3, 6. Next Generation Transport Networks, M. Ellanti, Springer, 2005. Capítulos 1, 2, 3. Principles of Synchronous Digital Hierarchy, R. Jain, CRC Press, 2012, cap. 7, 8, 10, 12, 14. Queueing Modelling Fundamentals With Applications in Communication Networks, Ng Chee-Hock and Soong Boon-Hee, John Wiley & Sons, Inc, 2008, 2nd Edition, cap. 2 e 4.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16