Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03889
Acrónimo :
03889
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings; 2. Descrever os conceitos de rendibilidade, e equilíbrio financeiro e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros; 3. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de investimentos, negócios e empresas; 4. Definir as políticas financeiras e de dividendos da empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Análise de rendibilidade 1.1 Indicadores de rendibilidade 1.2 Rendibilidade e o impacto da estrutura financeira 1.3 O conceito de criação de valor 2. Equilíbrio financeiro e gestão da atividade 2.1 O conceito de working capital e o seu financiamento 2.2 Financiamento do crescimento do negócio 3. Investimentos reais 3.1 Metodologia e critérios de avaliação 3.2 O financiamento do investimento 4. Avaliação de empresas 4.1 Métodos de avaliação 4.2 Valor do negócio e valor da empresa 5. Financiamento de longo prazo 5.1 Definição da estrutura de capital 5.2 Gestão das fontes de financiamento 6. Política de dividendos 6.1 Caracterização 6.2 Articulação com a política financeira 7. Gestão de riscos financeiros

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita - OA1: CP3, CP4 e CP7 - OA2: CP1 e CP2 - OA3: CP3 e CP4 - OA4: CP5 e CP6

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual escrita, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, não se considerando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um carácter teórico-prático. A matéria é apresentada através de várias ilustrações, exercícios e casos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Participativas, com análise e discussão de casos: Todos 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Brealey R. , S. Myers and F. Allen Principles of Corporate Finance Corporate Finance, McGraw-Hill, 12ª Edição, 2018 - Mota, A. e C. Custódio, Finanças da Empresa, Booknomics, 7ª edição, 2012.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Damodaran, A. Applied Corporate Finance, Irwin, 4ª edição, 2014.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16