Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03889
Acrónimo :
03889
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings; 2. Descrever os conceitos de rendibilidade, e equilíbrio financeiro e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros; 3. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de investimentos, negócios e empresas; 4. Definir as políticas financeiras e de dividendos da empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Análise de rendibilidade 1.1 Indicadores de rendibilidade 1.2 Rendibilidade e o impacto da estrutura financeira 1.3 O conceito de criação de valor 2. Equilíbrio financeiro e gestão da atividade 2.1 O conceito de working capital e o seu financiamento 2.2 Financiamento do crescimento do negócio 3. Investimentos reais 3.1 Metodologia e critérios de avaliação 3.2 O financiamento do investimento 4. Avaliação de empresas 4.1 Métodos de avaliação 4.2 Valor do negócio e valor da empresa 5. Financiamento de longo prazo 5.1 Definição da estrutura de capital 5.2 Gestão das fontes de financiamento 6. Política de dividendos 6.1 Caracterização 6.2 Articulação com a política financeira 7. Gestão de riscos financeiros

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita - OA1: CP3, CP4 e CP7 - OA2: CP1 e CP2 - OA3: CP3 e CP4 - OA4: CP5 e CP6

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual escrita, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, não se considerando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um carácter teórico-prático. A matéria é apresentada através de várias ilustrações, exercícios e casos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Participativas, com análise e discussão de casos: Todos 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Brealey R. , S. Myers and F. Allen Principles of Corporate Finance Corporate Finance, McGraw-Hill, 12ª Edição, 2018 - Mota, A. e C. Custódio, Finanças da Empresa, Booknomics, 7ª edição, 2012.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Damodaran, A. Applied Corporate Finance, Irwin, 4ª edição, 2014.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16