Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03904
Acrónimo :
03904
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
7.5
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
159.5
Horas de Trabalho Total :
188.5h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC fornece uma compreensão básica dos principais derivados financeiros (forwards, futuros e swaps) e seu uso nos mercados financeiros.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Compreender os usos e a formação de preços dos contratos forward 2.Compreender os usos e a formação de preços dos contratos swaps 3.Compreender os usos e a formação de preços dos contratos de futuros

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução aos derivados financeiros 2.Contratos forward: Forwards cambiais e de taxa de juro (FRA) 2.1.Caraterização e formação de preços 2.2.Gestão de riscos e especulação 2.3.Negociação de operações no mercado de balcão 3.Swaps de taxa de juro (IRS) 3.1.Caraterização e formação de preços 3.2.Gestão da modalidade de taxa de juro 3.3.Negociação de operações no mercado de balcão 4.Futuros 4.1.Caraterização, organização e funcionamento de mercados 4.2.Futuros sobre ações e mercadorias 4.2.1.Caraterização e formação de preços 4.2.2.Gestão de riscos e especulação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do progama: 1 e 2. OA2 - Pontos do progama: 1 e 3. OA3 - Pontos do progama: 1 e 4.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por: 1.Exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm essencialmente um carácter teórico prático. Muitas vezes as matérias serão apresentadas através de pequenos casos e exercícios.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências que permitam aos alunos cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino e os respetivos objetivos da UC. Learning-Teaching Methodologies(LTM) Learning Goal (LG) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios Todos 3.Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4.Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hull, J. (2017), Options, Futures and other Derivatives, Prentice Hall, 10th Edition. Handouts to be used in classes.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16