Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio razoável da língua inglesa
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução das principais metodologias ágeis para a gestão de serviços de tecnologias de informação e para gestão de projetos associada. Capacitar os alunos de uma compreensão profunda sobre ITIL, DEVOPS e SCRUM de forma a perceber a sua importância, funcionamento e que possam aplicar devidamente os seus conhecimentos na prática.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Obter uma visão geral/introdutória da importância da gestão de projetos com recurso a métodos ágeis com especial foco para a gestão de serviços de tecnologias de informação (TI) OA2. Perceber a importância da gestão de serviços de TI e a complexidade da sua operacionalização OA3. Clarificar os alunos sobre os principais standards e boas práticas de gestão de serviço de TI com especial foco para o ITIL OA4. Perceber como o DevOps funciona e a sua relação com a gestão de serviços de TI e com o ITIL OA5. Perceber a metodologia SCRUM, quais as suas vantagens e como esta pode ser usada na prática para gerir projetos de serviços de TI OA6. Consciencializar os alunos dos principais papeis e responsabilidades existentes (SCRUM, DEVOPS, ITIL) e como as abordagens lecionadas podem funcionar em harmonia promovendo a melhoria dos serviços e a produtividade organizacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1 [Enquadramento e Motivação] Perspetiva geral da gestão de projetos com recurso a métodos ágeis CP2 [ITIL e Gestão de serviços de TI] Introduzir e explicar o principal quadro de boas praticas para a gestão de serviços de TI CP3 [DEVOPS] Introduzir e explicar o conceito de DEVOPS e as práticas do mesmo CP4 [ITIL & DEVOPS] Explicar como o DEVOPS se relaciona com o ITIL e que benefícios pode trazer na gestão de serviços de TI CP5 [SCRUM] Introduzir e explicar o SCRUM. No que consiste, para que serve e como deve ser aplicado. CP6 [SCRUM e gestão de serviços de TI] Elucidar os alunos do uso de SCRUM na gestão de serviços de TI e das reais vantagens. CP7 [SCRUM, DEVOPS e ITIL] Explicar como se pode promover a eficiência dos serviços de TI com uma boa gestão de projetos recorrendo a metodologias ágeis e boas práticas da área.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: CP1 - OA1 e OA3 CP2 - OA2 e OA3 CP3 - OA4 CP4 - OA4 CP5 - OA5 CP6 - OA5 CP7 - OA6
Avaliação / Assessment
Nesta UC não há avaliação por exame sendo, pela sua componente prática, avaliada através de projeto. Avaliação Periódica Trabalho de grupo(TG) Parte1 (P1) - 40% da nota Parte2 (P2) - 40% da nota (época normal) Apresentação individual (AI) - 20% da nota (época normal) Fórmula: Nota final = (P1*0,4 + P2*0,4 + AI*0,2) Quem não tiver aprovação pode: segunda época: Entregar projeto a contar 100% da nota (Avaliação individual e sem discussão) época especial: Entregar projeto a contar 100% da nota (Avaliação individual e sem discussão)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nas aulas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos e reais sobre a aplicação das metodologias lecionadas. Serão realizados exercícios e projetos onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos sobre os conhecimentos adquiridos. Mais do que uma abordagem expositiva, o docente irá promover sempre, incentivando os alunos, a que exista um debate de ideias e experiências (sobre as temáticas lecionadas) com fim a um enriquecimento dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
(OA1) Será feita, durante as aulas, uma descrição da importância das temáticas lecionadas. (OA2) Serão apresentados vários exemplos da utilidade de boas práticas referentes à gestão de serviços de TI e da complexidade associada. Será promovido o debate sobre experiências atuais/passadas dos alunos para complementar os casos apresentados. (OA3) Será feita, durante as aulas, uma descrição do ITIL e dos seus principais processos, assim como da sua aplicabilidade na prática e respetivas vantagens. Existirão exercícios sobre o tema e, pelo menos, um dos projetos. (OA4) Será feita, durante as aulas, uma descrição da filosofia DEVOPS e das principais práticas. Será explicado como se poderá melhorar a gestão de serviços de TI unindo o ITIL e o DEVOPS. Existirão exercícios sobre o tema e, pelo menos, um dos projetos. (OA5) Será feita uma descrição do SCRUM e dos principais elementos. Existirão exercícios sobre o tema e, pelo menos, um dos projetos. (OA6) No final será feito um apanhado de tudo o que foi lecionado e um debate aprofundado sobre a junção dos vários domínios para a melhoria dos serviços de TI.
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Slides de GPA, Rúben Pereira, disponíveis na plataforma e-learning The Unicorn Project; Gene Kim; 2019 The Phoenix Project; Kevin Behr, George Spafford and Gene Kim; 2013 DevOps for Dummies; Emily Freedom; 2019 ITIL Foundation: itil4; Stationery Office; 2019 The SCRUM Guide; Ken Schwaber and Jeff Sutherland; 2013
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16