Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03913
Acrónimo :
03913
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
24.0h/sem
- Presencial (T) :
24.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Obter uma visão geral/introdutória da importância da gestão de projetos com recurso a métodos ágeis com especial foco para a gestão de serviços de tecnologias de informação (TI) OA2. Perceber a importância da gestão de serviços de TI e a complexidade da sua operacionalização OA3. Clarificar os alunos sobre os principais standards e boas práticas de gestão de serviço de TI com especial foco para o ITIL OA4. Perceber como o DevOps funciona e a sua relação com a gestão de serviços de TI e com o ITIL OA5. Perceber a metodologia SCRUM, quais as suas vantagens e como esta pode ser usada na prática para gerir projetos de serviços de TI OA6. Consciencializar os alunos dos principais papeis e responsabilidades existentes (SCRUM, DEVOPS, ITIL) e como as abordagens lecionadas podem funcionar em harmonia promovendo a melhoria dos serviços e a produtividade organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 [Enquadramento e Motivação] Perspetiva geral da gestão de projetos com recurso a métodos ágeis CP2 [ITIL e Gestão de serviços de TI] Introduzir e explicar o principal quadro de boas praticas para a gestão de serviços de TI CP3 [DEVOPS] Introduzir e explicar o conceito de DEVOPS e as práticas do mesmo CP4 [ITIL & DEVOPS] Explicar como o DEVOPS se relaciona com o ITIL e que benefícios pode trazer na gestão de serviços de TI CP5 [SCRUM] Introduzir e explicar o SCRUM. No que consiste, para que serve e como deve ser aplicado. CP6 [SCRUM e gestão de serviços de TI] Elucidar os alunos do uso de SCRUM na gestão de serviços de TI e das reais vantagens. CP7 [SCRUM, DEVOPS e ITIL] Explicar como se pode promover a eficiência dos serviços de TI com uma boa gestão de projetos recorrendo a metodologias ágeis e boas práticas da área

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: CP1: AO1; AO3 CP2: AO2; AO3 CP3: AO4 CP4: AO4 CP5: AO5 CP6: AO5 CP7: AO6

Avaliação / Assessment


Nesta UC não há avaliação por exame sendo, pela sua componente prática, avaliada através de projeto. Avaliação Periódica: Trabalho de grupo(TG) Parte1 (P1) - 40% da nota Parte2 (P2) - 40% da nota (época normal) Apresentação individual (AI) - 20% da nota (época normal) Fórmula: Nota final = (P1*0,4 + P2*0,4 + AI*0,2) Nota mínima de 10 valores para estar aprovado Quem não tiver aprovação pode: segunda época: Entregar projeto a contar 100% da nota época especial: Entregar projeto a contar 100% da nota

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


(OA1): Será feita, durante as aulas, uma descrição da importância das temáticas lecionadas. (OA2): Serão apresentados vários exemplos da utilidade de boas práticas referentes à gestão de serviços de TI e da complexidade associada. Será promovido o debate sobre experiências atuais/passadas dos alunos para complementar os casos apresentados. (OA3): Será feita, durante as aulas, uma descrição do ITIL e dos seus principais processos, assim como da sua aplicabilidade na prática e respetivas vantagens. Existirão exercícios sobre o tema e, pelo menos, um dos projetos. (OA4): Será feita, durante as aulas, uma descrição da filosofia DEVOPS e das principais práticas. Será explicado como se poderá melhorar a gestão de serviços de TI unindo o ITIL e o DEVOPS. Existirão exercícios sobre o tema e, pelo menos, um dos projetos. (OA5) : Será feita uma descrição do SCRUM e dos principais elementos. Existirão exercícios sobre o tema e, pelo menos, um dos projetos. (OA6) : No final será feito um apanhado de tudo o que foi lecionado e um debate aprofundado sobre a junção dos vários domínios para a melhoria dos serviços de TI.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas aulas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos e reais sobre a aplicação das metodologias lecionadas. Serão realizados exercícios e projetos onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos sobre os conhecimentos adquiridos. Mais do que uma abordagem expositiva, o docente irá promover sempre, incentivando os alunos, a que exista um debate de ideias e experiências (sobre as temáticas lecionadas) com fim a um enriquecimento dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Slides de GPA, Rúben Pereira, disponíveis na plataforma e-learning The Unicorn Project; Gene Kim; 2019 The Phoenix Project; Kevin Behr, George Spafford and Gene Kim; 2013 DevOps for Dummies; Emily Freedom; 2019 ITIL Foundation: itil4; Stationery Office; 2019 The SCRUM Guide; Ken Schwaber and Jeff Sutherland; 2013

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-22