Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03921
Acrónimo :
03921
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver a abordagem dos alunos na análise e resolução de situações organizacionais, através de uma abordagem de gestão mais integrada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Analisar criticamente casos de gestão 2. Compreender as interações entre vários assuntos nos casos em análise 3. Abordar e resolver casos organizacionais, através de uma abordagem de gestão mais integrada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Abordagem analítica estruturada a casos de gestão 2. Análise estratégica de casos. 3. Desenvolvimento de recomendações e planos de ação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal expor os alunos a casos de gestão, que implica a visão integrada de várias áreas da gestão. A discussão de casos de gestão permite atingir este objetivo.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo: com a ponderação de 80%; - Assiduidade, Participação nas aulas e uma prova individual: com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método utilizado nesta Unidade Curricular é de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os casos, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. participação nas aulas; 2. apresentação e debate de um projeto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - OA1; OA2: OA3 ME2 ? OA1; OA2; OA3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Morrison, J., The Global Business Environment: Challenges and Responsibilities, Red Globe Press, 4th ed., 2017

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Díez-De-Castro, E., Peris-Ortiz, M., Organizational Legitimacy: Challenges and Opportunities for Businesses and Institutions, Springer, 1st Ed. 2018 Powers, D., On Trend: The Business of Forecasting the Future, University of Illinois Press, 1st Ed., 2019

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16