Sumários

The Making of the Central Mediterranean Route in EU Law and Policy

3 Maio 2024, 18:00 Giulia Daniele


The Central Mediterranean route has been at the centre of the 2015/2016 refugee ‘crisis’ and continues to occupy an important place in migrants’ lives (and deaths), EU policy and legal arrangements, and civil society’s critiques. According to the International Organization for Migration, the first quarter of 2023 has been the deadliest on record since 2017. This seminar explores the ways in which EU law and policy has shaped the Central Mediterranean route and the risks associated with it. It examines in particular the role of EU Visa policy, the Schengen Borders Code, Frontex, processes of securitisation of migration, as well as processes of outsourcing the security-migration nexus through partnerships with African countries. It also explores the impact of EU legal and policy arrangements on the access to international protection for those who seek to reach the EU through the Central Mediterranean route.

Processos de paz prolongados, identidades e conflito: O caso de Israel e da Palestina

8 Abril 2024, 18:00 Giulia Daniele


Apresentação do livro "The Impact of Protracted Peace Processes on Identities in Conflict: The Case of Israel and Palestine"


Conferência 2 - Área Ciência Política

4 Março 2024, 18:00 André Freire



Sumário:

 Data: 04-03-2024, 18h-20h

 

Local: Aud. B2.03

 

Título da conferência:

«As eleições primárias e o sistema político dos EUA» (cartaz aqui)

 

Conferencista:

José Gomes André,

Professor Auxiliar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Email: 
josegomesandre@gmail.com 

 

Moderador/a:
André Freire, Professor Catedrático, Iscte

 

Transmissão online via Zoom*:
Link:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97156058042?pwd=QmpLVjF3S21SUlpVQnF5dFlzaWxDQT09

ID da reunião: 971 5605 8042

Senha: 312816

(*para alunos em condições excecionais)

 

Sinopse (da conferência):

Nesta conferência procuraremos descrever as principais características do sistema político norte-americano, atendendo aos seus alicerces históricos e teóricos, de forma a melhor compreender os seus métodos e objectivos peculiares. Daremos particular enfoque ao propósito e às características das eleições primárias, destacando o seu papel fundamental na eleição presidencial, salientando as virtudes, mas também as fragilidades deste processo.

 

Indicações de leitura:

ABRAMOWITZ, Alan (2003) Voice of the People. Elections and Voting in the United States. McGraw-Hill.

ANDRÉ, José Gomes (2008) Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro (O Regresso da América, com Viriato Soromenho-Marques). Lisboa: Esfera do Caos.

KOLLMAN, Ken (2017) The American Political System. 3rd edn. W. W. Norton & Company.

MAISEL, Louis (2007) American Political Parties and Elections. Oxford University Press.

SIEGLER-LATHROP, Patrick (2020) Rendez-Vous com a América. Almedina.

 

Mini CV do/da conferencista:

Doutor em Filosofia Política pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre o pensamento político de James Madison. Realizou entre 2010 e 2016 um pós-doutoramento sobre federalismo, no horizonte da filosofia política moderna e contemporânea. Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecciona disciplinas no âmbito da Filosofia Política, Teoria Política Norte-Americana e História das Ideias Contemporâneas. É autor de vários artigos e livros sobre estas áreas, com incidência em autores como Kant e Rawls, pensamento político norte-americano, federalismo e história política dos EUA. Coordenador Executivo do curso de pós-graduação “Ética, Direito e Pensamento Político” e Membro do Grupo Praxis (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa). Colabora regularmente com órgãos de comunicação social, como comentador político sobre assuntos relacionados com os EUA.

Conferência 2 - Área Ciência Política

 


11 alunos presencial; 4 em zoom = 15.

 

Plano de trabalho autónomo dos alunos:

Para as aulas todas, os alunos devem ler os textos relevantes da bibliografia recomendada, bem como outra bibliografia relevante para os respetivos projetos de doutoramento e que seja recomendada quer pelos docentes da UC, quer pelos respetivos orientadores. Para as conferências, devem ainda ler os textos dos autores das mesmas que seja recomendada quer pelos docentes da UC, quer pelos respetivos orientadores, entre outras possibilidades.  

Para os seminários (i.e., com os projetos de tese apresentados e discutidos pelos alunos, com a presença dos alunos e dos docentes das cadeiras), os alunos devem preparar a apresentação (fornecendo um esquema da sessão aos colegas e aos docentes no início da aula), quando são eles a apresentar o texto; devem preparar um comentário crítico para fazer oralmente, quando são eles a comentar. Em todos os casos devem sempre ler antecipadamente os textos relevantes para participarem ativamente nos debates.

No caso das conferências, a participação ativa nas mesmas é a condição sine qua non de os alunos beneficiarem delas como elemento de atualização de conhecimentos. Além disso, devem fazer as leituras recomendadas acima e participar nos debates associados às conferências.

Os alunos devem sempre comparecer e participar em todas as aulas. Para permanecerem na avaliação contínua, têm que comparecer a um mínimo de 60%-70% das aulas.


Conferência DCP 1º semestre - 1ª Conferência

19 Fevereiro 2024, 18:00 André Freire


1ª Conferência

Área: Ciência Política

 Data: 19-02-2024, 18h-20h

 Local: Aud. B2.03

 Título da conferência:

«Pop Art, cultura de massas e apropriação do carácter mediático da política nos EUA» 

 

Conferencista:

Isabel Nogueira,

Professora Auxiliar Convidada, FBAUL; Investigadora Integrada, CIEBA/FBAUL
Email: 
nogueira.isabel.m@gmail.com

 

Moderador/a:
André Freire, Professor Catedrático, Iscte

 

Transmissão online via Zoom*:
Link:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93542695398?pwd=M0puVWdjUTlZbHZwYk1iUlY3d253UT09

ID da reunião: 935 4269 5398

Senha: 002966

(*para alunos em condições excecionais)

 

Sinopse (da conferência):

O termo pop parece ter começado a ser usado pelo crítico inglês Lawrence Alloway – membro do “Independent Group” (Londres, 1952-1955) –, em 1954, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental e, posteriormente, em 1962, para denominar a actividade de artistas que procuravam utilizar estas imagens populares/reconhecíveis num contexto de high/fine art. A civilização comercial e capitalista foi assumida como matéria-prima da pop art americana, na qual se destacaram Andy Warhol, Claes Oldenburg, James Rosenquist, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, ou Tom Wesselmann. As imagens e objectios da cutura demassas são o material a partir do qual a arte é desenvolvida, por exemplo, a reprodução em tela de fotografias divulgadas pela imprensa, a litografia, ou a própria reprodução exacta de objectos do quotidiano. Nesta cultura de massas, a política e os políticos tornam-se, como seria expectável, também assunto da pop art, nomeadamente, pelo seu carácter mediático.

 

Indicações de leitura:

BUSKIRK, Martha (2005) The contingent object of contemporary art. Massachusetts: The MIT Press.

FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan (ed.) (1992) Art in modern culture: an anthology of critical texts. London: Phaidon Press.

LIPPARD, Lucy R. (1966) Pop art. New York; Washington: Frederick A. Praeger Publishers.

LUCIE-SMITH, Edward (1987) Movements in art since 1945. 3rd ed. London: Thames & Hudson.

McCARTHY, David (2002) Pop art. Lisboa: Editorial Presença.

McGUIGAN, Jim (1996) Culture and the public sphere. London: Routledge, 1996

NOGUEIRA, Isabel (2019) Teorias da arte: do modernismo à actualidade. 2nd edn. (2020). Lisboa: Book Builders.

 

Mini CV do/da conferencista:

Doutorada em Belas-Artes/Ciências da Arte (Universidade de Lisboa) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes e professora auxiliar convidada na FBAUL, investigadora integrada do CIEBA/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA).

 



8 alunos em sala, 16 em zoom

Conferência c/ Julian Borba (Univ. Federal de Sta. Catarina)

11 Dezembro 2023, 18:00 Giulia Daniele


Título da Conferência: «Political cleavages in Latin America»

Conferencista convidado: Julian Borba, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina

Formato: Presencial

Moderador / Professor do ISCTE-IUL responsável: Giulia Daniele