Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03953
Acrónimo :
03953
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
24.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
570.0
Horas de Trabalho Total :
600.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Abordar criticamente a expressão da arquitectura, da arquitectura paisagista, da arte pública e do desenvolvimento territorial na produção dos territórios metropolitanos; OG2. Considerar as especificidades de cada um destes domínios, e o contributo particular das Ciências Sociais em cada um deles, de modo a eleger o seu cruzamento como área privilegiada de intervenção no território metropolitano; OG3. Promover o exercício do Projecto (arquitectónico, paisagista, artístico e de desenvolvimento territorial) como prática de investigação;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos transversais indispensáveis à qualificação do exercício projetual, entendido como prática de investigação; OA2. Adquirir capacidades de reflexão autónoma, formulação de questões e hipóteses de investigação; OA3. Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao exercício do projeto; OA4. Desenvolver um discurso de largo espetro sobre as dinâmicas metropolitanas; OA5. Elaborar um projeto de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Projeto de investigação em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos visa o desenvolvimento conceptual da Arquitetura, da Arquitetura Paisagista, da Arte Pública e do desenvolvimento territorial aplicado a um estudo de caso relacionado com o fenómeno metropolitano. Principais questões a observar: CP1. Representação, Discurso e Cultura Arquitetónica CP2. Morfologia Espacial e Sustentabilidade CP3. Recomposições Socio-territoriais e Políticas Urbanas CP4. Arte, Criatividade e Atividades Culturais CP5. Conservação do Património Cultural CP6. Inovação Digital para as Práticas de Projeto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As competências a adquirir nesta unidade curricular, inscrevem-se no domínio teórico-prático, entendido como um espaço de convergência do exercício integrado da Arquitetura, que elege o metropolitanismo como lugar(es) de referência e intervenção teórica e operativa; A construção de uma reflexão sobre o território e a paisagem metropolitana a partir dos domínios disciplinares considerando nesta unidade curricular, tornará possível a materialização de um discurso abrangente e panorâmico sobre as dinâmicas metropolitanas. OA1. - CP1 e CP2; OA2. - CP3 e CP4; OA3. - CP5; OA4. OA5 - CP6.

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da: - elaboração do pré-projecto de tese - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC será desenvolvida através de aulas Teórico-Práticas. 1. Exposições orais, pelo docente responsável pela unidade e por investigadores e especialistas convidados com projetos de investigação em curso; 2. A realização de sessões com enfoques nas áreas estruturantes do programa, realizadas no âmbito de núcleos de investigação disponíveis em cada ano e de acordo com a opção do estudante, onde se discutirão e testarão conceitos e investigação de referência no âmbito dos estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A aquisição e desenvolvimento de competências serão articuladas em função da multidisciplinaridade presente neste programa de ensino, que promove nos seus conteúdos cruzamentos científicos com as áreas disciplinares estruturantes do programa. O conjunto de metodologias pedagógicas a implementar implica a definição e aplicação de dinâmicas de trabalho individual e em grupo, de modo a gerar contaminações entre as diversas formações de base e os interesses pessoais dos estudantes e o conjunto de docentes, investigadores e especialistas. A metodologia aplicada permitirá uma partilha de pontos de vista, resultante de uma leitura disciplinar sobre as temáticas abordadas, capaz de estimular o estabelecimento de linhas de pesquisa individuais, que serão posteriormente desenvolvidas. Elaboração do pré-projeto de tese.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16