Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Abordar criticamente a expressão da arquitectura, da arquitectura paisagista, da arte pública e do desenvolvimento territorial na produção dos territórios metropolitanos; OG2. Considerar as especificidades de cada um destes domínios, e o contributo particular das Ciências Sociais em cada um deles, de modo a eleger o seu cruzamento como área privilegiada de intervenção no território metropolitano; OG3. Promover o exercício do Projecto (arquitectónico, paisagista, artístico e de desenvolvimento territorial) como prática de investigação;
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir conhecimentos transversais indispensáveis à qualificação do exercício projetual, entendido como prática de investigação; OA2. Adquirir capacidades de reflexão autónoma, formulação de questões e hipóteses de investigação; OA3. Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao exercício do projeto; OA4. Desenvolver um discurso de largo espetro sobre as dinâmicas metropolitanas; OA5. Elaborar um projeto de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Projeto de investigação em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos visa o desenvolvimento conceptual da Arquitetura, da Arquitetura Paisagista, da Arte Pública e do desenvolvimento territorial aplicado a um estudo de caso relacionado com o fenómeno metropolitano. Principais questões a observar: CP1. Representação, Discurso e Cultura Arquitetónica CP2. Morfologia Espacial e Sustentabilidade CP3. Recomposições Socio-territoriais e Políticas Urbanas CP4. Arte, Criatividade e Atividades Culturais CP5. Conservação do Património Cultural CP6. Inovação Digital para as Práticas de Projeto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As competências a adquirir nesta unidade curricular, inscrevem-se no domínio teórico-prático, entendido como um espaço de convergência do exercício integrado da Arquitetura, que elege o metropolitanismo como lugar(es) de referência e intervenção teórica e operativa; A construção de uma reflexão sobre o território e a paisagem metropolitana a partir dos domínios disciplinares considerando nesta unidade curricular, tornará possível a materialização de um discurso abrangente e panorâmico sobre as dinâmicas metropolitanas. OA1. - CP1 e CP2; OA2. - CP3 e CP4; OA3. - CP5; OA4. OA5 - CP6.
Avaliação / Assessment
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da: - elaboração do pré-projecto de tese - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC será desenvolvida através de aulas Teórico-Práticas. 1. Exposições orais, pelo docente responsável pela unidade e por investigadores e especialistas convidados com projetos de investigação em curso; 2. A realização de sessões com enfoques nas áreas estruturantes do programa, realizadas no âmbito de núcleos de investigação disponíveis em cada ano e de acordo com a opção do estudante, onde se discutirão e testarão conceitos e investigação de referência no âmbito dos estudos de caso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A aquisição e desenvolvimento de competências serão articuladas em função da multidisciplinaridade presente neste programa de ensino, que promove nos seus conteúdos cruzamentos científicos com as áreas disciplinares estruturantes do programa. O conjunto de metodologias pedagógicas a implementar implica a definição e aplicação de dinâmicas de trabalho individual e em grupo, de modo a gerar contaminações entre as diversas formações de base e os interesses pessoais dos estudantes e o conjunto de docentes, investigadores e especialistas. A metodologia aplicada permitirá uma partilha de pontos de vista, resultante de uma leitura disciplinar sobre as temáticas abordadas, capaz de estimular o estabelecimento de linhas de pesquisa individuais, que serão posteriormente desenvolvidas. Elaboração do pré-projeto de tese.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
WALLIMAN, N., 2011. Your Research Project. Designing and Planning Your Work. 3rd edition. London: SAGE. SAMUEL, F. e DYE, A., 2015. Demystifying Architectural Research. Newcastle: RIBA STAKE, R. E., 2016. A Arte da Investigação com estudos de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. MARTINDALE, K. A., 2021. Research for Architectural Practice. New York: Routledge. LUCAS, R., 2016. Research Methods for Architecture. London: Laurence King Publishing. LEAVY, P. 2017. Research Design. London: The Guilford Press. FRASER, M. (ed), 2013. Design Research in Architecture: an overview. Surrey: Ashgate Publishing. DORST, K., 2017. Notes on Design. How creative Practices Works. Amsterdam: BISpublishers. BERGMAN, M., JAHN, T., KNOBLOCH, T., KROHN, W., POHL, C., SCHRAMM, E., 2012. Methods for Transdisciplinary Research. A Primer for Practice. Frankfurt: Campus AKSAMIJA, A., 2021. Research Methods for the Architectural Profession. New York: Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16