Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03953
Acrónimo :
03953
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
24.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
570.0
Horas de Trabalho Total :
600.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa dotar os doutorandos de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos. OG1. Abordar criticamente a expressão da arquitectura, da arquitectura paisagista, da arte pública e do desenvolvimento territorial na produção dos territórios metropolitanos; OG2. Considerar as especificidades de cada um destes domínios, e o contributo particular das Ciências Sociais em cada um deles, de modo a eleger o seu cruzamento como área privilegiada de intervenção no território metropolitano; OG3. Promover o exercício do Projecto (arquitectónico, paisagista, artístico e de desenvolvimento territorial) como prática de investigação; Ao longo da UC, os doutorandos irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, no 2º, 3ª e 4º anos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir capacidade de reflexão autónoma, capacidade para identificar objectos de investigação, formulação de questões e hipóteses de investigação; definindo problemas e perguntas de partida, para avaliar da sua pertinência; OA2. Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao exercício do projeto; OA3. Desenvolver um discurso de largo espetro sobre as dinâmicas metropolitanas; OA4. Adquirir conhecimentos transversais indispensáveis à qualificação do exercício projetual, entendido como prática de investigação; OA5. Capacidade de planificar um trabalho de investigação científica; capacidade de escrever um texto de cariz académico; e elaborar um projeto de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Projeto de investigação em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos visa o desenvolvimento conceptual aplicado a um estudo de caso relacionado com o fenómeno metropolitano: CP1. Cultura Arquitetónica CP2. Políticas Urbanas CP3. Arte e Criatividade CP4. Questões éticas na investigação em ATMC CP5. Comunicação de trabalhos científicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As competências a adquirir nesta unidade curricular, inscrevem-se no domínio teórico-prático, entendido como um espaço de convergência do exercício integrado da Arquitetura, que elege o metropolitanismo como lugar(es) de referência e intervenção teórica e operativa. A construção de uma reflexão sobre o território e a paisagem metropolitana a partir dos domínios disciplinares considerados nesta unidade curricular, tornará possível a materialização de um discurso abrangente e panorâmico sobre as dinâmicas metropolitanas.

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 80% elaboração do pré-projecto de tese + 20% intervenção em sala de aula. É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, citando e referindo de forma adequada os autores e obras que mobilizam. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Contacto direto do docente com os alunos em aulas teórico-práticas e orientação tutorial; trabalho autónomo dos estudantes. Aulas teórico-práticas baseadas na apresentação e discussão dos conteúdos programáticos. O conjunto de metodologias pedagógicas a implementar implica a definição e aplicação de dinâmicas de trabalho individual e em grupo, de modo a gerar contaminações entre as diversas formações de base e os interesses pessoais dos estudantes e o conjunto de docentes, investigadores e especialistas. A metodologia aplicada permitirá uma partilha de pontos de vista, resultante de uma leitura disciplinar sobre as temáticas abordadas, capaz de estimular o estabelecimento de linhas de pesquisa individuais, que serão posteriormente desenvolvidas. Elaboração do pré-projeto de tese , em documento escrito segundo modelo FCT.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC requer uma análise historiográfica do tema a investigar de modo a permitir a realização do estado da arte da proposta do projecto, e o domínio do quadro conceptual e dos conceitos operativos. As aulas teórico-práticas visam o debate aprofundado e crítico dos principais tópicos dos conteúdos programáticos e permitem apresentar a experimentação prática do trabalho autónomo desenvolvido pelo estudante, procurando sempre uma partilha da investigação e uma socialização das dúvidas. O trabalho autónomo de cada estudante consiste fundamentalmente na preparação, apresentação, debate e aperfeiçoamento do seu projeto de investigação para tese de doutoramento.

Observações / Observations


.Num tempo hipertécnico e antropocénico, os desafios dos novos paradigmas contemporâneos, o papel social e os valores éticos da pesquisa arquitectónica estão presentes na agenda dos debates sobre arquitectura que necessariamente incluem direitos humanos e democracia, crise climática e natureza, justiça social e igualdade de género, mass media e cultura digital, entre outros, evidenciando a importância dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS definidos pelas Nações Unidas e integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta unidade curricular serão valorizados os objectivos de desenvolvimento sustentável, associados ao pacto ecológico europeu e ao modo de vida europeu: o objectivo 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e o objectivo 4 Educação de Qualidade.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WALLIMAN, N., 2011. Your Research Project. Designing and Planning Your Work. 3rd edition. London: SAGE. SAMUEL, F. e DYE, A., 2015. Demystifying Architectural Research. Newcastle: RIBA STAKE, R. E., 2016. A Arte da Investigação com estudos de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. MARTINDALE, K. A., 2021. Research for Architectural Practice. New York: Routledge. LUCAS, R., 2016. Research Methods for Architecture. London: Laurence King Publishing. LEAVY, P. 2017. Research Design. London: The Guilford Press. FRASER, M. (ed), 2013. Design Research in Architecture: an overview. Surrey: Ashgate Publishing. DORST, K., 2017. Notes on Design. How creative Practices Works. Amsterdam: BISpublishers. BERGMAN, M., JAHN, T., KNOBLOCH, T., KROHN, W., POHL, C., SCHRAMM, E., 2012. Methods for Transdisciplinary Research. A Primer for Practice. Frankfurt: Campus AKSAMIJA, A., 2021. Research Methods for the Architectural Profession. New York: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-25