Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03956
Acrónimo :
03956
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
32.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
422.0
Horas de Trabalho Total :
456.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Objectivos desta UC: a) desenvolvimento de competências para conceber, projectar e operacionalizar uma investigação científica com qualidade teórica e metodológica; b) elaboração de um projecto de tese de doutoramento em Ciência Política ou Relações Internacionais que contribua para o avanço do conhecimento científico; c) desenvolvimento de competências de análise científica de carácter geral, tais como as capacidades de analisar criticamente, sintetizar e elaborar ideias novas e complexas, discutir problemas políticos, apresentar fundamentos, procedimentos e conclusões de forma clara.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são: 1 - definição clara de objetivos de investigação 2 - realização e apresentação de revisão de literatura 3 - construção de um quadro teórico de análise adequado aos objetivos de pesquisa 4 - construção de hipóteses e sua fundamentação 5 - definição de uma estratégia metodológica de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Principais temáticas a desenvolver: 1) Estabelecimento das componentes do projecto de pesquisa: I) objectivos, problema; II) estado da arte, revisão de literatura; III) enquadramento teórico, hipóteses; IV) estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha de dados; V) Cronograma; VI) resultados esperados; VII) bibliografia. 2) O papel da teoria na investigação empírica. A teoria como instrumento e produto de investigação. 3) Hipóteses e operacionalização de conceitos. 3) Tipos de pesquisa: extensiva/qualitativa; comparativa/tipológica; intensiva/qualitativa; 5) Métodos e técnicas de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo desta UC é que os alunos realizem com sucesso um projecto de pesquisa empírica enquanto base para a elaboração a sua tese de doutoramento. Os conteúdos estão de acordo com esse objetivo principal porque pretendem dar ensinamentos úteis, quer teórico-metodológicos quer de índole mais prática, para a realização das diferentes etapas da pesquisa. Essas indicações de carácter processual são inicialmente apresentadas pelos docentes e, depois, objeto de análise em situações concretas, aquando da apresentação dos projetos de pesquisa pelos doutorandos.

Avaliação / Assessment


A avaliação incidirá sobre: I - a participação nos seminários - 15% da nota final II - a apresentação e discussão nas aulas da primeira versão dos projectos de pesquisa (no início do segundo semestre) - 20% da nota final III - a elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas - 65% da nota final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos desenvolverão as seguintes actividades: 1 - participação nos seminários; 2 - consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; 3 - elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas; 4 - apresentação e debate do projecto de investigação em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo principal nesta UC é o dos alunos elaborarem uma proposta de pesquisa empírica. Primeiramente, os docentes dão indicações sobre o modo de definir um problema de investigação, como recolher informação teórica e construir um quadro de análise e, ainda, como escolher procedimentos metodológicos e técnicos adequados a uma dada pesquisa. No entanto, será nas aulas interactivas que esses conhecimentos poderão ser apresentados e debatidos. A apresentação nas aulas dos projetos de pesquisa pelos alunos, seguida de discussão na turma, permite clarificar procedimentos e corrigir erros. Como estão previstas duas apresentações, os alunos poderão melhorar a sua proposta inicial, incorporando as críticas ouvidas na primeira apresentação que julgarem pertinentes.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Oyen, Else (1990) (ed), Comparative Methodology. Theory and practice in International Social Research, London, Sage. - King, Gary (1994), Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research, Princeton, N.J, Princeton University Press. - Gerring, John (2007), Case Study Research, Principles and Practices, Cambridge: CUP. - Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. - Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. - Creswell, John W. (2003), Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, Thousand Oaks: Sage. - Bryman, Alan (2004, 2001), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press. - Brady, Henry E. and Collier, David (ed.) (2010), Rethinking Social Inquiry. Diverse Tools, Shared Standards, New York: Rowman & Littlefield.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- White, Hayden (1990) «The question of narrative in contemporary historical theory» in The Content of the Form. Narrative Discourse and Historical Representation, Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Presspp. 26-57. - Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: Sage. - Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications. - Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, Sage - Ragin, Charles C. e Howard S. Becker (eds.) (1994), What Is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press. - Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press. - Robinson, John P., et al (eds) (1999), Measures of Political Attitudes, San Diego/California, Academic Press - Punch, Keith F. (1998), Introduction to Social Research: Quantitative & Qualitative Approaches, Londres, Sage. Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press. - Peters, Guy B. (2012), Institutional Theory in Political Science: The New Institutionalism, London: Continuum. - Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press. - Pennings, Paul; Keman, Hans; and Kleinnijenhuisb, Jan (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London: Sage Publications. - O'Dochartaigh, Nial (2002), The INTERNET Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. - Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press. - Morton, Rebecca B. and Williams, Kenneth C. (2010), Experimental Political Science and the Study of Causality. From Nature to the Lab, Cambridge: Cambridge University Press. - Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage. - King, Gary (1997), «Qualitative Overview», in A Solution to the Ecological Inference Problem. Reconstructing Individual Behavior from Aggregate Data, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 3-34. - Kiecolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, Londres, Sage. - Hollis, Martin (1990) Explaining and Understanding International Relations, Oxford, Clarendon - Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. - Gerring, John (2004), "What is a Case Study and What is it Good For?", American Political Science Review, 98(2), pp. 341-53. - George, Alexander L. and Bennett, Andrew (2005), Case Studies and Theory Developments in the Social Sciences, Cambridge, MA: MIT Press. - Gauthier, Benoît, e Jean Turgeon (2003, 2000), «Os dados secundários », in Benoît Gauthier (org.), Investigação Social. Da Problemática à Colheita de Dados, Loures, Lusociência, pp. 417-446. - Flick, Uwe(2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. - Druckman, James N. et al (ed.) (201), Handbook of Experimental Political Science, Cambridge: Cambridge University Press. - Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage. - Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. - Collier, David (2011), "Understanding Process Tracing", Political Science and Politics 44(4), pp. 823-30. - Collier, David (1999, 1991), «El método comparativo: dos décadas de cambios?,» in Sartori, Giovanni, e Leonardo Morlino, La Comparación en las Ciencias Sociales, Madrid, Alianza Editorial, pp. 51-81. (**) - Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta. - Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb e Joseph M. Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press - Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press. - Blaikie, Norman (2007), Approaches to Social Enquiry: Advancing Knowledge, Cambridge, Polity Press. - Black, Thomas R. (1993), Evaluating Social Science Research: An Introduction, Londres, Sage. - Berthelot, Jean-Michel (ed.) (2001) Epistémologie des Sciences Sociales, Paris, PUF. - Berlin, Isaiah (1999) «O divórcio entre as ciências e as humanidades» in A Apoteose da Vontade Romântica. Uma Antologia de Ensaios, Lisboa, Bizâncio. - Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva. - Beaud, Michel (1991), L?Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Éditions La Découverte. - Bauer, Martin W. and Gaskell, George (2008) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático, Petrópolis, Editora Vozes. - Barakso, Maryann; Sabet, Daniel M.; Schaffner, Brian (2014), Understanding Political Science Research Methods. The Challenge of Inference, New York: Routledge. - Aróstegui, Julio (2003), La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona: Editorial Crítica.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-05