Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03958
Acrónimo :
03958
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
32.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
24.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4444.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


1) acompanhamento (tutorial e em seminários) dos alunos através dos orientadores de tese, enquadrados pelos docentes da UC, e monitorização dos alunos na feitura das teses; 2) apresentação e discussão dos projetos de investigação (e da sua concretização) pelos alunos em seminários, enquadrados pelos docentes da UC, com a presença dos orientadores e dos outros alunos; 3) atualização de conteúdos substantivos e metodológicos através do ciclo de conferências doutorais internacionais, mas também outros ciclos de conferências das áreas de Ciência Política (CP) & RI (Relações Internacionais)

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos sejam capazes de estruturar uma pesquisa avançada na CP e RI, acrescentando algo de inovador e metodologicamente sólido face ao estado da arte. Almeja-se que os alunos sejam capazes de formular um problema politológico (CP ou RI) , enquadrá-lo no estado da arte, fixar um quadro teórico, operacionalizá-lo e investigá-lo de forma metodologicamente sólida e com resultados inovadores e de potencial relevância social e política.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) As etapas da pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais; 2) Metodologia de investigação em Ciência Política & Relações Internacionais 3) Principais Paradigmas, Escolas e Abordagens na Ciência Política e nas Relações Internacionais; 4) Questões Deontológicas numa pesquisa em Ciência Política e nas Relações Internacionais; 5) A relevância social e política das pesquisas em Ciência Política e nas Relações Internacionais; 6) A aplicação prática de conhecimentos produzidos pela investigação em Ciência Política e nas Relações Internacionais;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta é uma UC eminentemente virada para ajudar os discentes a realizar a suas teses de doutoramento. Para tanto há as aulas de exposição pelos docentes com objetivos formativos (sobre os fundamentais operacionais de uma qualquer pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais: ver Programa), há as aulas tutorais (para acompanhamento na feitura das teses) e há a frequência das conferências (para atualização de conhecimentos).

Avaliação / Assessment


1º) Assiduidade e participação (em cada um dos tipos de aulas/conferências) - 50%; 2º) Apresentação e discussão do projeto de Tese nas aulas - 50%; 3º) Realização dos trabalhos conducentes à concretização da Tese de Doutoramento em Ciência Política - CP ou RI - 0% (nota a atribuir fora desta UC pelo orientador de tese, mas tendo em conta presença e participação na UC). 4º) A Assistência comprovada a pelos 75% das conferências da UC em cada semestre é condição sine qua non da passagem de ano.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão de três tipos: 1) tutorais (pelos orientadores); 2) seminários onde os alunos deverão apresentar e discutir os seus projetos; 3) de atualização (que passam sobretudo pela assistência e participação nos ciclos de conferências CP e RI do Departamento de CP e Políticas Públicas).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas serão de três tipos: 1) tutorais (pelos orientadores); 2) seminários onde os alunos deverão apresentar e discutir os seus projetos, bem como a feitura dos mesmos, perante os seus colegas e com a presença do coordenador da UC (e dos outros Professores da UC) e dos orientadores; 3) de atualização que passam sobretudo pela assistência e participação no ciclo de conferências doutorais internacionais, bem como pela assistência e participação nos ciclos de conferências CP e RI do Departamento de CP e Políticas Públicas, coordenado pelo coordenador da UC (e pelos outros docentes da UC), mas em estreita articulação com o coordenador da UC correspondente em RI, dos orientadores de tese e de responsáveis centros de investigação associados a este programa doutoral. Os alunos serão ainda incentivados a prosseguir estágios em instituições sociais e políticas portugueses que não só possibilitem uma certa profissionalização e acesso a dados e atores que lhes facilitem a realização da tese. Como já se referiu, esta é uma UC eminentemente virada para ajudar os discentes a realizar a suas teses de doutoramento. Para tanto há as aulas de exposição pelo docente com objetivos formativos (sobre os fundamentais operacionais de uma qualquer pesquisa em CP: ver Programa), há as aulas tutorais (para acompanhamento na feitura das teses) e há a frequência das conferências (para atualização de conhecimentos).

Observações / Observations


COORDENADOR: André Freire (andre.freire@iscte-iul.pt), Professor Catedrático ISCTE-IUL, Investigador Sénior do CIES-ISCTE. Área de Ciência Política. OUTRO DOCENTE: Luís Nuno Rodrigues (luis.rodrigues@iscte-iul.pt), Professor Catedrático ISCTE-IUL, Investigador Sénior do CEI-ISCTE. Área de Relações Internacionais. Mensagem COVID19: «Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário».

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Reus-Smit, C. & Snidal, D. (2008), The Oxford Handbook of International Relations, OUP. Porta, Donatella della, e Keating (editors) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press. Pollock, Philip H. (2005), The Essentials of Political Analysis, Washington, CQ Press. Lamont, Christopher (2015), Research methods in International Relations, 2015. Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge. King, G., et al (2000, 1994), El Diseño de la Investigación Social. La Inferencia Científica en los Estudios Cualitativos, Alianza Editorial. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2011), Political Science Research Methods, Washington, CQ Press. Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations, Sage. Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schieder, Siegfried & Spindler, Manuela (2014), Theories of International Relations, Routledge. Rhodes, R. A. W. (ed.) (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, OUP. Puchala, Donald (2003), Theory and History in International Relations, Routledge. Pennings, P., Keman, H., e Kleinnijenhuis, J. (1999), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London, Sage. Jones, Laurence e Olson, Eduard (1997), Political Science Research, Nova Iorque: Longman. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. (versão original em inglês) Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, OUP.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16