Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03960
Acrónimo :
03960
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular centra-se em processos históricos de mudança que moldaram o mundo actual e que devem ser entendidos no quadro da história global. Por conseguinte adopta-se uma perspectiva temporal longa e uma geografia lata, que não obedece a fronteiras políticas, culturais, ou religiosas. Os conteúdos programáticos exploram as interconexões entre as vertentes políticas, económicas, tecnológicas e de segurança, sem perder de vista a noção de centro e periferia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Familiarizar os estudantes com as principais mudanças que caracterizam o período em estudo. OA2- Avaliar o impacto social, económico, político e cultural da mudança OA3: Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico; OA4: Capacidade de comunicar oralmente na sua própria linguagem, utilizando a terminologia e as técnicas aceites na área da história.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A "grande" e a "pequena" divergência. Quando e porque se acentuaram as desigualdades na Eurásia, 1500-1850? CP2. Guerra e tecnologia militar na Europa, 1500-1750. CP3. Censos, biopolítica e segurança, 1750-1900 CP4. As migrações forçadas na história mundial, 1500-1800

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1,CP2, CP3, CP4 OA2 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA4 - CP1, CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


Acompanhamento regular dos trabalhos e discussão dos textos (40%) Realização de um trabalho escrito individual (40%) e sua apresentação oral em sala de aula (20%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num conjunto de aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nessas aulas o docente começa por expôr uma visão de síntese sobre o tema, seguindo-se a apresentação pelos alunos de um dos livros indicados na bibliografia da UC ou sugerido pelo professor. Na parte final da aula, ocorre um debate no qual participam todos os estudantes da UC. Os estudantes dispõem igualmente de um conjunto de leituras suplementares para cada semana de aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimentos dos objectivos de aprendizagem. Nas aulas, os estudantes são chamados a participar, através da apresentação de um dos livros indicados na bibliografia ou sugerido pelo professor. Os livros incidem também sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os estudantes alcancem os objectivos de aprendizagem, acima referidos. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objectivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objectivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas. As leituras e a bibliografia recomendada, pela sua diversidade e, por vezes, pelo confronto de visões historiográficas distintas sobre um mesmo tema, permitirão ao estudante alcançar um conjunto de outros objectivos gerais: OA3 e OA4.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


KLEIN, Herbert, O comércio atlântico de escravos. Quatro séculos de comércio esclavagista, Replicação, 2002 [ed. original inglesa] [4] JEREMY, Black, ?Patterns of Welfare? in The Cambridge World History, vol. VI ? The Construction of a Global World, 1400-1800 CE, eds. Jerry Bentley, Sanjay Subrahmanyam, Marry Wiesner-Hanks, Cambridge University Press, 2015, pp. 29-47 [2] GUPTA, Bishnupriya; MA, Debin, ?Europe in an Asia Mirror: the Great Divergence? in The Cambridge Economic History of Modern Europe, vol. 1 1700-1900, ed. by Stephen Broadberry and Kevin O?Rourke, Cambridge, 2010 [1] FOUCAULT, Michel, Nascimento da Biopolítica, Lisboa, Edições 70, 2020 [edição original francesa [3] BEBIANO, Rui, ?A arte da Guerra? in Nova História Militar de Portugal, dir. de Manuel Themudo Barata e Nuno Severiano Teixeira, vol. 2 ? coordenação de António Manuel Hespanha, Lisboa, Círculo de Leitores, 2004, pp. 112-169. [2]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


STEVENS, Carol, ?Warfare on Land? in The Oxford Handbook of Early Modern European History, vol. II ? Cultures and Power, ed. Hamish Scott, Oxford University Press, pp. 561-590 [2] SICKING, Louis, ?European Naval Warfare? in The Oxford Handbook of Early Modern European History, vol. II ? Cultures and Power, ed. Hamish Scott, Oxford University Press, pp. 591-611 [2] Rusnock, Andrea. ?Biopolitics and the Invention of Population.? Chapter, 333?46, n.d. doi:10.1017/9781107705647.030 [3] CORDELL, Dennis; ITTMAN, Karl, MADDOX, Gregory, ?Counting Subjects. Demography and Empire?, The Demographics of Empire. The colonial order and the creation of knowledge, Ohio University Press, 2010 [3] CARVALHAL, Hélder; MURTEIRA, André; JESUS, Roger Lee (eds.), The First World Empire. Portugal, War and Military Revolution, col. Warfare and History, Routledge, 2021 [2] CALDEIRA, Arlindo, Escravos em Portugal. Das origens ao século XIX, Lisboa, Esfera dos Livros, 2017 [4] BROADBERRY, Stephen; GUPTA, Bishnupriya, ?The early modern Great Divergence: Wages, prices and economic development in Europe and Asia?, Economic History Review, LIX, 1 (2006), pp. 2-31. [1]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16