Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
OG1: Aquisição de uma perspectiva histórica da evolução das relações internacionais ao longo da época contemporânea que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2: Explicação da relação existente entre os acontecimentos do presente e o passado histórico; OG3: Análise das questões e dos temas que constituem, hoje em dia, o debate científico na área da história das relações internacionais na época contemporânea; OG4: Consciência de que as questões e os problemas colocados ao passado histórico, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos; OG5: Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico; OG6: Capacidade de comunicar oralmente na sua própria linguagem, utilizando a terminologia e as técnicas aceites na área da história das relações internacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Descrever o alargamento do campo da história das relações internacionais e a progressiva incorporação de novos conceitos, objectivos e métodos; OA2: Analisar as características essenciais do período geralmente designado por Era do Império; OA3: Identificar a I Guerra Mundial enquanto momento fundador do século XX; OA4: Distinguir as razões da ascensão de movimentos e regimes fascistas e autoritários na Europa de entre as duas Guerras; OA5: Analisar a II Guerra Mundial, identificando as suas causas e as suas consequências; OA6: Identificar as origens da Guerra Fria bem como as suas características essenciais; OA7: Avaliar a importância do fim dos impérios coloniais europeus; OA8: Analisar o processo de integração europeia nas suas principais dimensões; OA9: Identificar as causas do final da Guerra Fria e as características essenciais do sistemna internacional após 1989; OA10: Explicar o declínio da supremacia americana e as mudanças do sistema internacional no século XXI.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: As Relações Internacionais na Época Contemporânea: introdução teórica e metodológica. CP2: A Era do Império. CP3: A Grande Guerra e a crise internacional. CP4: Fascismos e Autoritarismos na Europa de entre as duas Guerras. CP5: A Segunda Guerra Mundial. CP6: A Guerra Fria. CP7: O fim dos impérios coloniais europeus. CP8: A Integração da Europa. CP9: O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989. CP10: O mundo pós-americano? As mudanças do sistema internacional no século XXI
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1: OA1, OG1, 2, 3, 4, 5. CP2: OA2, OG1, 2, 3, 4, 5. CP3: OA3, OG1, 2, 3, 4, 5. CP4: OA4, OG1, 2, 3, 4, 5. CP5: OA5, OG1, 2, 3, 4, 5. CP6: OA6, OG1, 2, 3, 4, 5. CP7: OA7, OG1, 2, 3, 4, 5. CP8: OA8, OG1, 2, 3, 4, 5. CP9: OA9, OG1, 2, 3, 4, 5. CP10: OA10, OG1, 2, 3, 4, 5.
Avaliação / Assessment
Os estudantes serão avaliados com base na apresentação oral efectuada nas aulas (40%) e pela entrega de um trabalho escrito no final do semestre (60%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem assenta num conjunto de aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nessas aulas o docente começa por expôr uma visão de síntese sobre o tema, seguindo-se a apresentação pelos alunos de um dos livros indicados na bibliografia da UC ou sugerido pelo professor. Na parte final da aula, ocorre um debate no qual participam todos os estudantes da UC. Os estudantes dispõem igualmente de um conjunto de leituras suplementares para cada semana de aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimentos dos seguintes objectivos de aprendizagem: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Nas aulas, os estudantes são chamados a participar, através da apresentação de um dos livros indicados na bibliografia ou sugerido pelo professor. Os livros incidem também sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os estudantes alcancem os objectivos de aprendizagem, acima referidos. No caso concreto desta metodologia, ela contribui também para que os estudantes alcancem outros objectivos gerais: OG3 e 6. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objectivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objectivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os objectivos de aprendizagem OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. As leituras e a bibliografia recomendada, pela sua diversidade e, por vezes, pelo confronto de visões historiográficas distintas sobre um mesmo tema, permitirão ao estudante alcançar um conjunto de outros objectivos gerais: OG4 e 5.
Observações / Observations
Esta unidade curricular funciona como continuação do Seminário de História I, com especialidade em Defesa e Relações Internacionais, pelo que o programa é idêntico, bem como os objectivos e a bibliografia.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2023-09-22