Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03963
Acrónimo :
03963
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que o aluno compreenda a evolução do pensamento estratégico e a situação actual da Defesa e Segurança, quer em termos conceptuais, quer no que respeita à praxis operacional, estudando, analisando e discutindo diferentes casos, desde os EUA à União Europeia, passando por diversos países europeus, com destaque para Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos fiquem habilitados a analisar e a discutir sobre as diferentes temáticas relacionadas com a Defesa e Segurança a partir de uma matriz de análise sustentada em termos conceptuais, mas também em estudos de casos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Enquadramento conceptual (Conceitosde Política, Estratégia, Defesa e Segurança; evolução e organização da Defesa e Segurança) 2.Evolução do Pensamento Estratégico (Estratégia das Origens; Estratégia ao serviço ?Da Guerra?; Estratégia Integral; Estratégia Mundial) 3.Planeamento Estratégico do Estado (O processo; As relações entre a Política, a Estratégia e a Economia; a Defesa e Segurança) 4. A Defesa e Segurança nos EUA (Evolução da Estratégia de Segurança Nacional dos EUA; O novo Planeamento Estratégico de Segurança Nacional dos EUA; Defesa e Segurança nos EUA; da teoria à prática) 5.A Defesa e Segurança em Portugal (Respigar a Estratégia Nacional entre os Séculos XVI e XXI; Organização actual da Defesa e Segurança; Análise e prospectiva) 6.Defesa e Segurança na Europa (Estudos de caso: União Europeia; Alemanha; França; Reino Unido; Holanda; Bélgica; Espanha; Dinamarca; Noruega; Rússia, Polónia, etc.)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O estudo da evolução dos conceitos de Defesa e Segurança, mas também de Política e Estratégia, consolidará e disciplinará o conhecimento dos alunos neste âmbito. O estudo da evolução do pensamento estratégico e do planeamento estratégico ao nível do Estado auxiliarão à compreensão do fenómeno actual da defesa e segurança. O estudo de casos como os EUA, Portugal, EU e diferentes países europeus contribuirá para a consolidação de uma visão individual da defesa e segurança, mas também para o cimentar de um modelo de análise sustentado em diferentes contextos e variáveis.

Avaliação / Assessment


A avaliação será centrada na participação dos alunos nas discussões dirigidas (30%) e no trabalho individual e apresentação sobre um estudo de caso em termos de Defesa e Segurança (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A leccionação desta unidade curricular assenta em aulas teóricas e teórico/práticas apoiadas em fontes primárias, análise de obras e artigos, trabalhos de grupo, trabalhos individuais, apresentação e discussão de matérias resultantes daqueles trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura de textos e o estudo de casos habilita os alunos a analisarem melhor as diferentes temáticas relacionadas com a Defesa e Segurança. As discussões dirigidas e apresentação dos trabalhos individuais habilitam os alunos com outras qualidades, designadamente o sentido crítico, a autoconfiança, a capacidade de argumentação, a cultura geral e a capacidade de relacionamento entre temáticas multidisciplinares. O estudo dos casos mais representativos (EUA, União Europeia, Portugal, etc) capacita ainda os alunos para uma visão mais global e integrada da defesa e segurança, num mundo em constante evolução.

Observações / Observations


n.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ZELIZER, Julian E. (2009).Arsenal of Democracy: The politics of National Security?from World War II to the War on Terrorism. New York: Basic Books. RIBEIRO, António S. (2009).Teoria Geral da Estratégia: O Essencial ao Processo Estratégico. Coimbra: Almedina. LIND, Michael (2006).The American Way of Strategy?US Foreign Policy and the American Way of Life. New York: Oxford University Press. GARCIA, Francisco P. (2010).Da Guerra e da Estratégia: A nova polemologia, Lisboa: Prefácio. DOYLE, Richard B. (2007).The U.S. National Security Strategy: Policy, Process, Problems, Public Administration Review, 67 (4), p. 624-629. BORGES, João V. (2012).O Terrorismo Transnacional e o Planeamento Estratégico de Segurança Nacional dos EUA. Dissertação de Doutoramento. Univ. Açores. Ponta Delgada. BORGES, João V. (dir. e coord.) (2006).Pensamento Estratégico Português, Contributos (Século XVI-XIX). Lisboa: Prefácio. BARRENTO, António (2010). Da Estratégia. Parede: Tribuna da História.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


TELO, António José (2007-2008).História Contemporânea de Portugal: do 25 de Abril à Actualidade. Barcarena: Editorial Presença. SMITH, Ruper (2005). A Utilidade da Força: A Arte da Guerra no Mundo Moderno. Lisboa: Edições 70. SANTOS, José Loureiro (2009).As Guerras que já aí estão e as que nos esperam - Reflexões Sobre Estratégia VI. Mem Martins: Publicações Europa-América. MOREIRA, Adriano (2009). A Circunstância do Estado Exíguo. Lisboa: Diário de Bordo. FREEDMAN, Lawrence (2006).The Transformation of Strategic Affairs. AdelphiPaper, N.º 379, New York, London: Routledge. DUARTE, António Paulo e FERNANDES, António Horta (2007).Grandes Estrategistas Portugueses, Antologia. Lisboa: Sílabo. COUTAU-BÉGARIE, Hervé (2002).Traité de Stratégie. 3ª ed., Paris: Economica. BORGES, João Vieira (coord.) (2006).O Pensamento Estratégico Nacional. Lisboa: Edições Cosmos/IDN. BORGES, João Vieira (2009).As novas Perspectivas da Segurança na Europa. Nunca de Antes, Lisboa: IDN e Prefácio, p. 115-118. BOLTON, M. (2007).U.S. National Security and Foreign Policymaking after 9/11: Present at the Recreation. Rowman&Littlefield.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16