Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03965
Acrónimo :
03965
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário Teórico e Metodológico II é um espaço orientador de pesquisa, de debate, de reflexão e de troca de experiências para os estudantes que estão a avançar no seu curso de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Seminário Teórico e Metodológico II visa apoiar o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de análise, teóricos e metodológicos, que permitam e apoiem a concretização e progressão de um projecto de pesquisa, bem como a concretização de uma tese numa área específica do conhecimento histórico, no período Moderno ou Contemporâneo. Pretende-se com este Seminário que os estudantes façam escolhas informadas sobre as melhores opções teóricas e metodológicas para a sua pesquisa específica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- O que faz uma boa dissertação? Boas práticas. 2- O que é e como se faz o Estado da Arte? 3- Estudos e Fontes. 4- A recolha da informação. 5- A crítica da fonte. A hermenêutica. 6- O tratamento da informação. 7- Normas académicas da redacção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os pontos do programa estão ao serviço dos objectivos desta U.C.

Avaliação / Assessment


A avaliação será baseada: 1) Na participação dos alunos nas aulas (25%). 2) Na apresentação e discussão de um trabalho oral (75%). Para a realização deste trabalho cada aluno deverá entregar, por escrito, uma proposta contendo uma questão metodológica ou teórica a ser discutida e a bibliografia que irá utilizar.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Funcionando em regime de seminário, as aulas são dedicadas à exposição e debate de temas e metodologias relevantes para a concretização dos projectos de tese dos estudantes. De forma acompanhada, os doutorando expoem, debatem e amadurecem os respectivos percursos de pesquisa, bem como as opções teóricas e metodológicas escolhidas. A experiência individual bem como a leitura e debate sobre textos relevantes serão elementos igualmente contemplados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os pontos do programa estão ao serviço dos objectivos desta U.C.

Observações / Observations


-Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-WILLIAMS, Robert (2007). The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, London - New York, M.E.Sharpe, 2ª ed. -STOREY, William Kelleher (2008). Writing History. A Guide for Students, Oxford - New York, Oxford University Press, 3ª ed. -QUIVY, Raymond e Luc Van Campenhoudt (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. -LAMBERT, Peter e Phillip Schofield (eds.) (2004). Making History. An introduciton to the history and practices of a discipline, London - New York, Routledge. -FARGE, Arlette (1989). Le Gout de l'Archive, Paris, Seuil. -ECO, Umberto (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 6ª ed. -BEAUD, Michel (1991). L'Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Editions La Découverte. -ARÓSTEGUI, Julio (2003). La Investigación Historica. Teoria Y Método, barcelona, Editorial Crítica, 2ª ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicar no decurso dos trabalhos

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16