Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03966
Acrónimo :
03966
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Aquisição de uma visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão, também crítica, do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2. Consciência de que as questões e os problemas colocados nas áreas da História Moderna e Contemporânea, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver a capacidade de compreensão de uma discurso oral e de acompanhar um dabate científico; OA2. Desenvolver a capacidade de formular questões de forma simples e clara; OA3. Desenvolver a capacidade de avaliar os pontos fortes e os pontos fracos de um discurso científico; OA4. Familiarizar-se com algumas das questões e temas em torno das quais gravita o debate académico em torno de temas da História Moderna e da História Contemporânea; OA5. Desenvolver a capacidade de escrever na sua própria linguagem um texto síntese de uma palestra ou conferência proferida por um especialista de área.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Como tirar o máximo partido de uma conferência? CP2. Ciclo de Conferências (doze ao longo do ano letivo). CP3. Discussão dos relatórios individuais (2º semestre).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1. OA1, OA2, OA3 CP2. OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 CP3. OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


A avaliação baseia-se na elaboração e entrega de um relatório, com uma extensão de 3-4 páginas, no decorrer do 2º semestre. Este relatório deve conter um resumo da conferência escolhida pelo estudante e também uma apreciação crítica dos seus conteúdos, em termos de pontos fortes e fracos. A inclusão das perguntas feitas pelo estudante aos conferencistas será valorizada.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino desta unidade curricular assenta num  conjunto de Conferências proferidas por especialistas cujos temas interessam aos investigadores. Os estudantes têm toda a liberdade de escolher as conferências a que querem assistir.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia desta UC está de acordo com os objetivos que ela se propõe atingir.

Observações / Observations


Esta unidade curricular tem lugar durante os dois semestres letivos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nenhuma

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16