Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03978
Acrónimo :
03978
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
30.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
269.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Aprender o processo e etapas de desenvolvimento de um projeto de investigação cientifica em gestão

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1 Identificar problemas de investigação relevantes nas diferentes especialidades da gestão OA2 Compreender o papel das teorias fundamentais no desenvolvimento de um projecto de investigação. OA3 Analisar literatura científica na área de modo a elaborar uma revisão critica do estado da arte na especialidade OA4 Desenvolver tópicos de investigação, propor questões de pesquisa, e preparar um projecto investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O processo de investigação. Desenvolvimento de tópicos de investigação. 2. Importância e definição do problema de investigação 3. Importância da teoria como suporte do porblema de investigação 4. Revisão de literatura. Instrumentos de análise da literatura 5. Desenvolvimento de questões de investigação. Ética na investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: OA1 Pontos programáticos: 1,2 OA2 Pontos programáticos: 3 OA3 Pontos programáticos: 4 OA4 Pontos programáticos: 5

Avaliação / Assessment


A avaliação dos alunos será feita com base na apresentação de um trabalho individual escrito (95%) contextualizado na especialidade e área de investigação, e um exercício (apresentação de um artigo) realizado em grupo e apresentado oralmente em aula (5%). É necessária a obtenção da nota mínima de 10 valores para a aprovação na unidade curricular. Dada a natureza e objetivo desta unidade curricular esta não prevê a realização de um exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Ativas, sendo os alunos incentivados a participar nas discussões e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo e trabalho de investigação individual (para o trabalho proposto para avaliação)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA), sendo todas utilizadas para cada um dos OA. A Unidade curricular implica a realização de trabalho autónomo pelo estudante.

Observações / Observations


Os estudantes podem solicitar aos docentes atendimento para esclarecimento de dúvidas. Atendimento é marcado por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Evans, D., Gruba, P., & Zobel, J. (2011). How to write a better thesis. Melbourne Univ. Publishing. Leedy, P. D. & Ormrod (2019). Practical research: Planning and design. Macmillan publishing company. Sandberg, J. & Alvesson, M. (2011) Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization?, Organization, 18(1), 23-34

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Blokdyk, G. (2019). Marketing Research: A Complete self- assessment Guide. New Jersey: 5STARCooks. Bradley, N. (2013). Marketing research: tools and techniques. Oxford: Oxford press. Chapman, C.S., Hopwood, A.G. & Shields, M. D. (Eds) (2007). Handbook of Management Accounting Research, Volumes I, II and III. Elsevier: Oxford. Choi T.M., Cheng T.C.E., & Zhao X. (2016). Multi?Methodological Research in Operations Management. Production and Operations Management, 25(3), 279-389. Couper, M. (2013). Is the Sky Falling? New Technology, Changing Media, and the Future of Surveys. Survey Research Methods, 7(3), 145-156. Daniels, S. R., Wang, G., Lawong, D., & Ferris, G. R. (2017). Collective assessment of the human resources management field: Meta-analytic needs and theory development prospects for the future. Human Resource Management Review, 27(1), 8-25. Darby J.L., Fugate B.S., & Murray J.B. (2019). Interpretive research: A complementary approach to seeking knowledge in supply chain management. The International Journal of Logistics Management, 30(2), 395-413 George, G., Osinga, E.C., Lavie, D., & Scott, B.A. (2016). Big data and data science methods for management research. Academy of Management Journal, 59 (5), 1493-1507. Jiang, K., & Messersmith, J. (2018). On the shoulders of giants: A meta-review of strategic human resource management. The International Journal of Human Resource Management, 29(1), 6-33. Naresh, K., & Malhotra, N.K. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation (7th edition). London: Pearson. Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What was, what is, and what may be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 1-21. Post, C., Sarala, R., Gatrell, C., & Prescott, J. E. (2020). Advancing theory with review articles. Journal of Management Studies, 57(2), 351-376. Scott, W.R., & O´Brein, P. (2019). Financial Accounting Theory (8th Edition), Toronto: Prentice Hall Vicario, G., & Coleman, S. (2020). A review of data science in business and industry and a future view. Applied Stochastic Models in Business and Industry, 36 (1): 6-18. William, R., & Kinney, Jr. (2019). The Kinney three paragraphs (and more) for accounting Ph.D. students. Accounting Horizons, 33 (4), 1-14.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16