Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03979
Acrónimo :
03979
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
30.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
269.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação. OA 2 - Preparar um draft do seu projeto de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação. OA 2 - Preparar um draft do seu projeto de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estrutura de um projeto de investigação 2. Métodos de investigação. 3. Análise dos projetos de investigação dos alunos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: OA 1 - Pontos programáticos: 1 e 2 OA 2 - Pontos programáticos: 3

Avaliação / Assessment


Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas. 2. Ativas, com realização e apresentação de trabalhos individuais. | A avaliação dos alunos será feita com base na elaboração e apresentação de um draft dos seus projetos de investigação. O documento escrito elaborado pelos alunos tem um peso de 70% e a apresentação oral tem um peso de 30%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas. 2. Ativas, com realização e apresentação de trabalhos individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) relacionam-se do seguinte modo: OA1 - MEA expositiva e participativa OA2 - MEA participativa

Observações / Observations


O horário de atendimento de cada docente da UC está disponível na respetiva página do Fénix.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Smith, M. (2020) Research Methods in Accounting. Fifth Edition. London: SAGE Publications. Sharda R, Delen D, Turban E (2018) Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective. Global Fourth Edition, Harlow: Pearson. Bell E, Bryman A, Harley B (2019) Business research methods. Fifth Edition, New York: Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sandberg, J. & Alvesson, M. (2011) Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization?, Organization, 18(1), 23-34. Markoulli, M., Lee, C. I. S. G., Byington, E., & Felps, W. A. (2017). Mapping Human Resource Management: Reviewing the field and charting future directions. Human Resource Management Review, 27(3), 367?396 Sekaran U, Bougie R (2016) Research Methods For Business: A Skill-Building Approach. Seventh Edition, Chichester: John Wiley & Sons. Saunders MNK, Lewis P, Thornhill A (2016) Research Methods for Business Students. Seventh Edition, Harlow: Pearson. Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What was, what is, and what may be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 1?21. Pindek, S., Kessler, S. R., & Spector, P. E. (2017). A quantitative and qualitative review of what meta-analyses have contributed to our understanding of human resource management. Human Resource Management Review, 27(1), 26?38. Hastie T, Tibshirani R, Friedman J (2013) The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. Second Edition, New Yor: Springer. Greenfield T, Greener S (Eds.) (2016) Research Methods for Postgraduates. Third Edition, Chichester: John Wiley & Sons. Choi TM, Cheng TCE, Zhao X (2016) Multi?Methodological Research in Operations Management, Production and Operations Management, 25(3): 279-389. Choi TM, Wallace SW, Wang Y (2018) Big Data Analytics in Operations Management, Production and Operations Management, 27(10): 1868-1883. Daniels, S. R., Wang, G., Lawong, D., & Ferris, G. R. (2017). Collective assessment of the human resources management field: Meta-analytic needs and theory development prospects for the future. Human Resource Management Review, 27(1), 8?25

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16