Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação. OA 2 - Preparar um draft do seu projeto de investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação. OA 2 - Preparar um draft do seu projeto de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Estrutura de um projeto de investigação 2. Métodos de investigação. 3. Análise dos projetos de investigação dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: OA 1 - Pontos programáticos: 1 e 2 OA 2 - Pontos programáticos: 3
Avaliação / Assessment
Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas. 2. Ativas, com realização e apresentação de trabalhos individuais. | A avaliação dos alunos será feita com base na elaboração e apresentação de um draft dos seus projetos de investigação. O documento escrito elaborado pelos alunos tem um peso de 70% e a apresentação oral tem um peso de 30%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição das competências de aprendizagem que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas. 2. Ativas, com realização e apresentação de trabalhos individuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) relacionam-se do seguinte modo: OA1 - MEA expositiva e participativa OA2 - MEA participativa
Observações / Observations
O horário de atendimento de cada docente da UC está disponível na respetiva página do Fénix.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Smith, M. (2020) Research Methods in Accounting. Fifth Edition. London: SAGE Publications. Sharda R, Delen D, Turban E (2018) Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective. Global Fourth Edition, Harlow: Pearson. Bell E, Bryman A, Harley B (2019) Business research methods. Fifth Edition, New York: Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sandberg, J. & Alvesson, M. (2011) Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization?, Organization, 18(1), 23-34. Markoulli, M., Lee, C. I. S. G., Byington, E., & Felps, W. A. (2017). Mapping Human Resource Management: Reviewing the field and charting future directions. Human Resource Management Review, 27(3), 367?396 Sekaran U, Bougie R (2016) Research Methods For Business: A Skill-Building Approach. Seventh Edition, Chichester: John Wiley & Sons. Saunders MNK, Lewis P, Thornhill A (2016) Research Methods for Business Students. Seventh Edition, Harlow: Pearson. Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What was, what is, and what may be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 1?21. Pindek, S., Kessler, S. R., & Spector, P. E. (2017). A quantitative and qualitative review of what meta-analyses have contributed to our understanding of human resource management. Human Resource Management Review, 27(1), 26?38. Hastie T, Tibshirani R, Friedman J (2013) The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. Second Edition, New Yor: Springer. Greenfield T, Greener S (Eds.) (2016) Research Methods for Postgraduates. Third Edition, Chichester: John Wiley & Sons. Choi TM, Cheng TCE, Zhao X (2016) Multi?Methodological Research in Operations Management, Production and Operations Management, 25(3): 279-389. Choi TM, Wallace SW, Wang Y (2018) Big Data Analytics in Operations Management, Production and Operations Management, 27(10): 1868-1883. Daniels, S. R., Wang, G., Lawong, D., & Ferris, G. R. (2017). Collective assessment of the human resources management field: Meta-analytic needs and theory development prospects for the future. Human Resource Management Review, 27(1), 8?25
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16