Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano prático, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings; 2. Descrever os conceitos de rendibilidade, liquidez e solvabilidade e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros; 3. Perceber e calcular o conceito de working capital e tesouraria e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa; 4. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de projetos de investimento;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O valor financeiro do tempo; 2. Análise financeira; 3. Análise económica e criação de valor; 4. Investimentos reais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita: - OA1: CP1 e CP4 - OA2: CP2 - OA3: CP2 e CP3 - OA4: CP1, CP3 e CP4
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: teste escrito individual (60%) e trabalho de grupo - 40% Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores; b) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Expositivo-participativo: As aulas têm um carácter teórico-prático; A matéria é apresentada através de pequenos casos e exercícios, uma parte dos quais resolvidos em folha de cálculo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Participativas, com análise e discussão de casos: Todos 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gomes Mota, A., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, Lisboa, Gomes Mota, A. e Custódio, C., "Finanças da Empresa", Booknomics.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Damodaran - Corporate Finance, Wiley Brealey, Myers e Allen - Princípios de Finanças Empresariais, McGraw Hill
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16