Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano prático, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings; 2. Descrever os conceitos de rendibilidade, liquidez e solvabilidade e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros; 3. Perceber e calcular o conceito de working capital e tesouraria e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa; 4. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de projetos de investimento;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O valor financeiro do tempo; 2. Análise financeira; 3. Análise económica e criação de valor; 4. Investimentos reais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita: - OA1: CP1 e CP4 - OA2: CP2 - OA3: CP2 e CP3 - OA4: CP1, CP3 e CP4
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: avaliação individual (60%) e avaliação de grupo - 40% Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores; b) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Expositivo-participativo: As aulas têm um carácter teórico-prático; A matéria é apresentada através de pequenos casos e exercícios, uma parte dos quais resolvidos em folha de cálculo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Participativas, com análise e discussão de casos: Todos 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gomes Mota, A., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, Lisboa, Gomes Mota, A. e Custódio, C., "Finanças da Empresa", Booknomics.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Damodaran - Corporate Finance, Wiley Brealey, Myers e Allen - Princípios de Finanças Empresariais, McGraw Hill
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10