Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03985
Acrónimo :
03985
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Os estudantes deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo. Os estudantes deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing. 2.Abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas (de produto, serviços e corporate) como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos. 3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações. 4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de gestão de marcas e reputação corporativa. 5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão. Principais conteúdos: 1. "The Customer-Oriented Business" 2. STP 3. Gestão de Marcas, Inovação e DNP 4. Gestão da Reputação Organizacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferramentas e relacionamento com as demais funções de gestão. Coerência com os objetivos da UC: 1. "The Customer-Oriented Business" - OA1 2. STP - OA2 3. Gestão de Marcas, Inovação e DNP - OA3 4. Gestão da Reputação Organizacional - OA4; OA5

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre: Teste individual (50%; trabalho de grupo (50%). Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lecture notes provided. - Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-24