Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Os estudantes deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo. Os estudantes deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing. 2.Abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas (de produto, serviços e corporate) como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos. 3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações. 4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de gestão de marcas e reputação corporativa. 5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão. Principais conteúdos: 1. "The Customer-Oriented Business" 2. STP 3. Gestão de Marcas, Inovação e DNP 4. Gestão da Reputação Organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferramentas e relacionamento com as demais funções de gestão. Coerência com os objetivos da UC: 1. "The Customer-Oriented Business" - OA1 2. STP - OA2 3. Gestão de Marcas, Inovação e DNP - OA3 4. Gestão da Reputação Organizacional - OA4; OA5
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: Teste individual (50%; trabalho de grupo (50%). Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lecture notes provided. - Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-24