Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03986
Acrónimo :
03986
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver o conhecimento sobre liderança e compreender a sua relevância para a eficácia das equipas de trabalho e das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecer as principais abordagens no estudo da liderança e compreender a sua influência no desenvolvimento de equipas eficazes e adaptativas em contexto organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Diferentes perspetivas sobre liderança: abordagens centradas no líder e nas interações entre líder - liderados. P2. As componentes e processos chave da eficácia do trabalho em equipa P3. A liderança de equipas P4. Potenciar a aprendizagem e adaptação das equipas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA. P1, P2, P3 e P4

Avaliação / Assessment


1) Avaliação periódica: teste escrito individual (60%)e trabalho de grupo (40%). Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores b) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Expositivo-participativo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York: Psychology Press. Northouse, P. G. (2018). Leadership: Theory and practice. Thousand Oaks: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zaccaro, S.J., Rittman, A.L., & Marks, M.A. (2001). Team Leadership. The Leadership Quarterly, 12, 451- 483. Yammarino, F. (2013). Leadership: Past, presente, and future. Journal of Leadership & Organizational Studies, 20, 149 -155. Santos, C. M., Passos, A. M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly. doi:10.1016/j.leaqua.2015.12.002 Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83?111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005 Marks, M.A., Mathieu, J.E., & Zaccaro, S.J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes, Academy of Management Review, 26, 356-376. Costa, P. L., Passos, A. M., & Bakker, A. (2014). Team work engagement: A model of emergence. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 87 (2), 414-436. DOI:10.1111/joop.12057

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16