Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo da disciplina de Estratégia para Executivos é apresentar perspectivas, conceitos e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, com especial foco nas capacidades dinâmicas e o seu papel em diferentes fases e componentes da gestão estratégica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Desenvolver alguns conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3- Introduzir alguns conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias de negócio OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica OA5- Desenvolver pensamento crítico OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos de estratégia 2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências 3. Análise interna da organização 4. Análise da envolvente externa 5. Estratégias de negócio 6. Implementação da estratégia 7. Controlo estratégico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA 1 - CP 1 OA 2 - CP 3 OA 3 - CP 4, 5 OA 4 - CP 6, 7 OA 5 - CP 1-7 OA 6 - CP 1-7
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre - Assiduidade Mínima de 60% i. Trabalho Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios. 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo individual (preparação para as aulas e para os trabalhos individuais e de grupo).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1 a OA 6 ME 2 - OA 1 a OA 6 ME 3 - OA 1 a OA 6
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533. Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858. Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133. Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121. Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170. Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-24