Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03989
Acrónimo :
03989
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário teórico e metodológico I foi pensado como um espaço orientador de pesquisa, de debate, de reflexão e de troca de experiências para os estudantes que iniciam o seu percurso no curso de doutoramento. Pretende-se apoiar o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de análise, teórico e metodológicos, que permitam e apoiem a concretização e progressão de um projecto de pesquisa, bem como a concretização de uma tese numa área específica do conhecimento histórico, no período Moderno ou Contemporâneo. Pretende-se que os estudantes façam escolhas informadas sobre as melhores opções teóricas e metodológicas para a sua pesquisa específica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Descrever e discutir procedimentos metodológicos. OA2- Identificar e apresentar propostas teóricas de análise. OA3- Propor estratégias metodológicas e quadros teóricos pertinentes para a pesquisa a realizar.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Percursos metodológicos. CP2- Os estudos. CP3- As fontes. A Pesquisa heurística. CP4- A recolha da informação. CP5- A crítica da fonte. A hermenêutica. CP6- O tratamento da informação. CP7- Análise dos dados. Escalas de análise. Quantitativo e Qualitativo. Abordagens comparadas. Análise de conteúdo. CP8- A redacção. Géneros e especificidades

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1-CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA2- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA3- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação será baseada: a) na participação dos alunos nas aulas (20%) e b) na apresentação de um trabalho final: apresentação oral, com um resumo escrito, sobre uma tese, de modo a identificar os principais elementos teóricos e metodológicos aplicados (80%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Em seminário, as aulas serão práticas, destinadas à exposição e debate de temas e metodologias propostas pelos estudantes, com o objectivo de concretizarem os seus projectos de pesquisa e as suas teses de doutoramento. Após uma breve exposição pelo docente dos conteúdos da sessão, os estudantes irão analisar os respectivos percursos de pesquisa, bem como as opções teóricas e metodológicas. A experiência individual bem como a leitura e debate sobre textos relevantes serão elementos contemplados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As sessões serão seminariais, com exposição e debate em grupo sobre os quadros teóricos e estratégias metodológicas que podem integrar um projecto de investigação e uma tese de doutoramento na área científica da História Moderna e Contemporânea. Desta forma permite-se que os estudantes vão maturando e definindo as possibilidades teóricas e metodológicas que poderão integrar no seu projecto de pesquisa, cumprindo-se os objectivos definidos para esta unidade curricular.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-WILLIAMS, Robert - The Historian?s Toolbox. A Student?s Guide to the Theory and Craft of History, Londres e Nova York, M. E. Sharpe, 2007. -QUIVY, Raymond e VAN CAMPENHOUDT, Luc, Manual de Investigação em Ciências Sociais, 7ª de., Lisboa, Gradiva, 2017. -VEYNE, Paul, Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70, 1987. -MUSTÈ, Marcello, Storia: Teoria e Metodi, Roma, Carocci, 2005. -MENDES, José Amado, A História como ciência: fontes, metodologias e teorização, Coimbra, Coimbra Editora, 1987. -ECO, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Sociais, 4ª de., Lisboa, Presença, 1988. -CORRAO, Pietro e VIOLA, Paolo, Introduzione agli Studi di Storia, Roma, Donzelli Editori, 2002. -BEAUD, Michel, A Arte da Tese, Rio de Janeiro, Edições BestBolso, 2014. -ARÓSTEGUI, Julio, La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona, Ed. Crítica, 2003.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


LE GOFF, Jacques - «História», «Documento-Monumento» e «Memória-História», Vol. 1, Enciclopédia Einaudi, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985. VALENSI, Lucette - «L?exercice de la comparaison au plus proche, à distance: le cas des sociétés plurielles», Annales HSS, Paris, 2002, pp. 27-30. SKOCPOL, Theda; SOMERS, Margaret - «The uses of Comparative History in macrosocial inquiry», Comparative Studies in Society and History, vol. 22, nº 2, 1980, pp. 174-197. REVEL, Jacques, (dir.), Jeux d?échelles. La micro-analyse à l?expérience, Paris, Seuil/Gallimard, 1996. RAMOS, Madalena; BARROSO, Mário - Métodos quantitativos para as ciências sociais, Lisboa, Sílabo, 2001. PEREIRA, Miriam Halpern, «A História e as Ciências Sociais», Ler História, n.º 49 MATTOSO, José - A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa, 2.ª ed., 1997. KOCKA, Jurgen - Historia Social y Conciencia Histórica, Madrid, Marcial Pons, 2002. LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres e Nova York, Routledge, 2004. KAELBLE, Hartmut - «La recherche européenne en histoire sociale comparative (XIXe-XXe siècle)», Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, nº 106-107, 1995, pp.67-79. HESPANHA, António Manuel - «A emergência da História», Penélope. Fazer e Desfazer a História, n.º 5, Lisboa, Cosmos, 1991, pp. 9-25. GINZBURG, Carlo ,Miti. Emblemi. Spie, Turim, Einaudi, 1992 FARGE, Arlette, Le gout de l?archive, Paris, Seuil, 1989 FARGE, Arlette, Des lieux pour l?histoire, Paris, Seuil, 1997 CHARLE, Christophe (dir.), Histoire Sociale / Histoire Globale?,Paris, Éd. Maison des Sciences de l?Homme,1993 CERUTTI, Simona - «Normes et pratiques, ou de la légitimité de leur opposition» in Les formes de l´expérience: une autre histoire sociale, dir de Bernard Lepetit, Paris, Albin Michel, [cop.1995], pp.127-149. CATROGA, Fernando - Memória, História e Historiografia, Coimbra, Quarteto, 2001. BURKE, Peter - What is Cultural History ?, Cambridge, Polity Press, 2004. BURKE, Peter - «History of events and the revival of narrative» in New Perspectives in Historical Writing (ed. Peter Burke), Cambridge, Polity Press, 1991, pp. 233-248. BOURDIEU, Pierre - La distinction: critique sociale du jugement, Paris, Éditions de Minuit, 1979. BLOCH, Marc - «Pour une histoire comparée des sociétés européennes», in Mélanges Historiques, M. Bloch, Vol. I, Paris, S.E.V.P.E.N., 1963, pp.16-40. BERLIN, Isaiah, «O conceito de história científica» e «A inevitabilidade histórica» in A Busca do Ideal, Lisboa, Bizâncio, 1998

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16