Sumários

Participação no ciclo de debates em torno da exposição Habitar Lisboa

29 Março 2023, 14:00 Rita Sousa


Balanço. A Habitação em Concurso

Sinopse:

Procurando dar resposta às famílias que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou, desde 2020, 27 concursos de conceção para a seleção das equipas projetistas que se encontram a desenvolver projetos de habitação a custos controlados, destinados a arrendamento no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível. Estes empreendimentos (a que correspondem um total de 3045 habitações), serão construídos em Almada, Setúbal, Lisboa, Maia, Aveiro, Paços de Ferreira, Lousada e Matosinhos. Em Lisboa, em particular, a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) lançou, desde 2019, 15 concursos de conceção para um total de 1345 habitações. Prevê-se que continuem a ser lançados concursos para projetos de habitação em todo o país, uma vez que há a ambição de dar resposta, em 2026, às necessidades de um total de 26 000 famílias. Neste debate procura-se fazer um balanço e uma reflexão crítica, a partir do olhar da arquitetura, sobre os modelos e paradigmas que têm vindo a resultar deste processo.

Abertura:
Fernanda Rodrigues
Secretária de Estado da Habitação

Participantes:
Fernando dos Santos Almeida
Arquiteto, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana

Susana Rato
Arquiteta, Lisboa Ocidental SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana

Sérgio Antunes
Arquiteto, Vice-presidente do Conselho Diretivo Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos e responsável pelo pelouro da Encomenda

Inês Lobo
Arquiteta, Coordenadora da Comissão Técnica Habitação da Ordem dos Arquitetos

Luís Santiago Baptista
Arquiteto, Crítico, Diretor do JA Jornal Arquitectos

Paulo Martins Barata
Arquiteto, Crítico

Bairros PER. Presente e Futuro

Sinopse:

Celebra-se em 2023 o trigésimo aniversário do programa de habitação pública de maior envergadura realizado em Portugal depois do 25 de Abril de 1974: o Programa Especial de Realojamento (PER). Desenhado com o objetivo de erradicar as barracas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e de realojar os seus moradores em habitações municipais, teve um forte impacto na geografia humana dos dois maiores centros metropolitanos do país. Este programa tem vindo a realojar, desde 1993, cerca de 45 000 famílias. Se por um lado, o programa não está concluído, tendo-se detetado que estão ainda por realojar cerca de 7000 famílias, importa agora debater a situação presente dos bairros edificados ao abrigo do PER mas, sobretudo, o seu futuro.

Abertura:

Filipa Roseta

Vereadora da Habitação, Desenvolvimento e Obras Municipais, Câmara Municipal de Lisboa

Participantes:

Marco Allegra

Investigador, ICS-ULisboa

Gonçalo Antunes

Geógrafo, NOVA FCSH

Nuno Valentim

Arquiteto

Paulo Tormenta Pinto

Arquiteto