Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04004
Acrónimo :
04004
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
432.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Introduzir temáticas no domínio dos territórios metropolitanos contemporâneos; OG2. Promover discussão sobre cruzamentos com as outras áreas que integram o programa, nomeadamente a arquitectura paisagista, a arte pública e o desenvolvimento territorial; OG3. Debater questões chave da investigação desenvolvida em centros de investigação..

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Escolher e refletir sobre o tema da tese de forma informada; OA2. Identificar argumentos que justifiquem a realização do estudo; OA3. Ampliar a investigação no domínio do fenómeno da produção dos territórios metropolitanos no seu enquadramento cultural e tecnológico numa perspetiva holística interdisciplinar; OA4. Contribuir através da investigação, discussão alargada e abrangente, para a inovação no campo científico da arquitetura.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Seminário de investigação em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos visa a apresentação e discussão de tópicos, temáticas de investigação nas áreas do desenvolvimento conceptual da Arquitetura, da Arquitetura Paisagista, da Arte Pública e do desenvolvimento territorial aplicado ao fenómeno metropolitano. Os contextos específicos desta unidade curricular são indicativos da orientação da investigação a definir pelos estudantes: CP1. Mutações e fluxos; CP2. Territórios digitais; CP3. Programa e ideologia; CP4. Desenvolvimento e sustentabilidade; CP5. Hibridismos e transitoriedade; CP6. Limites e descontinuidades.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As competências a adquirir nesta unidade curricular, inscrevem-se na construção de uma reflexão sobre o território e a paisagem metropolitana a partir de diferentes perspetivas disciplinares, tornando, assim, possível o enquadramento de um discurso abrangente e panorâmico sobre as dinâmicas metropolitanas. OA1. - CP, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6; OA2. - CP, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6; OA3. - CP, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6; OA4. - CP, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6. OA4. - CP, CP2, CP3, CP4, CP5 e CP6.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre, devendo o estudante apresentar uma assiduidade de pelo menos 80%. Os instrumentos de avaliação correspondem a relatório de âmbito específico solicitado pelo docente, que terá uma ponderação de 80%. A assiduidade e participação nos debates, será ponderada em 20%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza seminarial da UC (S), a metodologia a adotar prevê: Duas sessões de debate entorno das temáticas que integram e cruzem questões chave do território metropolitano contemporâneo, nos centros de investigação, nomeadamente na arquitectura paisagista, na arte pública e no desenvolvimento territorial, com participação do docente responsável pela UC e de outros professores, investigadores ou especialistas convidados para o efeito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A natureza seminarial (S) permitirá a aquisição e desenvolvimento de competências articuladas em função da multidisciplinaridade presente neste programa de ensino. A metodologia aplicada permitirá uma partilha de pontos de vista, resultante de uma leitura disciplinar sobre as temáticas abordadas, capaz de estimular o estabelecimento de linhas de pesquisa individuais, que serão posteriormente desenvolvidas.

Observações / Observations


Não se aplica

Bibliografia Principal / Main Bibliography


SCOTT, A. J., 2008. Social Economy of the Metropolis: Cognitive-Cultural Capitalism and the Global Resurgence of Cities. Oxford: Oxford University Press. SASSEN, S., 2014. Expulsions: brutality and complexity in the global economy. Cambridge: Harvard University Press. PORTAS, N., DOMINGUES, Á., e CABRAL, J., 2011. Políticas urbanas II: transformações, regulação e projectos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. MEDEIROS, E., e RAUHUT, D., 2020. Territorial Cohesion Cities: a policy recipe for achieving Territorial Cohesion?. Regional Studies, 54(1), 120-128. DOUCET, I. e JANSSENS, N., 2011. Transdisciplinary Knowledge Production in Architecture and Urbanism. Manchester: Springer. CHATTOPADHYAY, S. e WHITE, J. (eds), 2020., The Routledge Companion to Critical Approaches to Contemporary Architecture. New York: Routledge. Agenda Temática de Investigação e Inovação: Arquitetura Portuguesa. FCT, Setembro 2019.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31