Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04005
Acrónimo :
04005
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
266.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa, de modo geral, que os estudantes desenvolvam conhecimentos sobre: - as principais abordagens em Ciência Política (CP) e teorias de Relações Internacionais (RI); - os conteúdos e procedimentos metodológicos de investigações em CP e em RI e consolidem competências de análise crítica em relação às mesmas, com qualidade científica, quer teórica, quer metodológica; Pretende-se ainda que os estudantes conheçam, discutam, analisem e exponham diferentes problemas de investigação em CP e em RI e respectivas alternativas de solução, com profundidade e objectividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos principais da UC são os seguintes: a) Familiarização dos estudantes com as ideias básicas sobre as principais abordagens em CP e teorias de RI; b) Desenvolvimento de competências metodológicas que permitam o desenvolvimento de uma tese de doutoramento em CP e RI; c) Desenvolvimento de competências de análise crítica de trabalhos de pesquisa em CP e RI na óptica da sua concepção metodológica; d) Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de investigação; e) Familiarização dos estudantes com referências bibliográficas da CP e RI relevantes sob a óptica da metodologia seguida; f) Desenvolvimento de aptidões de redacção de ensaios críticos sobre tópicos relativos à pesquisa em CP e RI e respectiva capacitação para a exposição oral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O 1º semestre visa percorrer os aspectos metodológicos mais importantes em CP e RI, com o seguinte programa: 1. Principais abordagens em Ciência Política: do construtivismo ao positivismo 2.O processo de investigação: introdução ao desenho de pesquisa 3.Inferência causal e desenho experimental 4.Investigação comparativa 5.Técnicas de análise quantitativas 6. Principais Teorias de Relações Internacionais: Realismo, Liberalismo, Construtivismo e Teoria Crítica 7. Trabalho de Campo e técnicas de análise qualitativas (entrevistas e process tracing) 8. Análise documental O 2º semestre visa aprofundar aspectos metodológicos que tenham sido menos explorados no 1º semestre, e que vão ao encontro do interesse dos estudantes, bem como reflectir sobre: 9. Problemas comuns da pesquisa em CP e RI 10. Análise de obras de referência sobre estudos empíricos relativos a tópicos relevantes da CP e RI 11. As diferentes opções metodológicas: vantagens e inconvenientes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O 1º semestre é composto sobretudo por aulas expositivas por parte dos docentes, sendo cada aula dedicada a uma metodologia específica. No 2º semestre, o programa assenta, em parte, na colaboração de investigadores convidados, nacionais e estrangeiros, que intervêm nas aulas expondo e discutindo com os estudantes pesquisas que tenham desenvolvido; e na análise pelos estudantes de obras de referência da CP e RI sob a óptica do seu desenvolvimento metodológico. Pretende-se que o enfoque programático em problemas concretos de investigação, respectiva apreciação e debate, num contexto de diversos exemplos práticos, estimule não apenas a capacidade de análise crítica em relação à produção académica, como oriente o estudante para potenciais tópicos de investigação.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: I -Assiduidade (mínimo 70% de presenças) e participação nas aulas, incluindo TPC e debates (vale 30% da nota final); II -Apresentação oral de dois artigos científicos (no 2º semestre) dando especial atenção à metodologia seguida (25%); III -Trabalho escrito individual sobre um tópico de investigação da CP ou RI, dando especial ênfase aos objectivos e proposta metodológica (45%) - ver observações. Não é possível realizar a UC por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos da UC faz-se essencialmente através de aulas expositivas (com a participação dos estudantes) e seminariais. Os estudantes desenvolverão as seguintes actividades ao longo do ano: 1 - Ler os textos propostos para cada aula e preparar a sua discussão em aula; 2 - Participar nos debates sobre pesquisas apresentadas; 3 - Apresentar oralmente obras de referência da CP e RI de uma forma crítica; 4 - Elaborar um trabalho individual (escrito).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A análise de pesquisas relevantes, não só do ponto de vista das suas conclusões substantivas mas também dos procedimentos técnicos e metodológicos seguidos, constitui uma opção privilegiada para a integração dos estudantes nas questões que compõe os objectivos da UC. De igual forma, a realização pelos estudantes de um trabalho escrito com revisão da literatura relevante sobre um tópico da CP ou RI pretende familiarizar os estudantes com os procedimentos da investigação e treinar a respectiva concretização.

Observações / Observations


A UC é lecionada por, pelo menos, um docente de CP e outro de RI. No final do 1º semestre, os estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) uma primeira versão do trabalho final, à qual receberão feedback. Essa primeira versão vale 10% da nota final enquanto que a versão final (que entregam no final do 2º semestre) vale 35%.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press. A.J.R. Groom, Andre Barrinha, William C. Olson (2019), International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed.). London: Routledge. Brown, C., (2019). Understanding international relations (5th ed.). London: Palgrave Macmillan. ? Baylis, J. et al. (Eds.). (2017). The globalization of world politics: an introduction to international relations (7th ed.): OUP.? RI: Lowndes, Vivien; David Marsh e Gerry Stoker (2018), Theory and methods in political science, Londres, Palgrave. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. CP:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tickner, A. B. and Smith, K. (Eds.) (2020). International Relations from the Global South: Worlds of Difference. London and New York: Routledge. Savigny, H., and Marsden, L. (2011). Doing Political Science and International Relations: Theories in Action. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Weber, C. (2013). International relations theory: a critical introduction (4th ed.). London & New York: Routledge. Reus-Smit, C., and Snidal, D. (Eds.). (2010). The Oxford Handbook of International Relations. Oxford, New York: Oxford University Press. Krause, P. and Szekely, O. (Eds.) (2020). Stories from the field: A guid to navigating fieldwork in Political Science. New York: Columbia University Press. Jackson, P. T. (2011). The Conduct of Inquiry in International Relations. New York: Routledge. Grimm, J. et al. (2020). Safer Field Research in the Social Sciences. A Guide to Human and Digital Security in Hostile Environments. London: Sage. Gaspar, C. (Cord.) (2021). Teoria das Relações Internacionais - Textos Clássicos. Lisboa: Livros Horizonte. Dunne, T., et al. (2016). International Relations Theories: Discipline and Diversity (4nd ed.). Oxford: Oxford University Press. Dougherty, J. E. et al. (2003). Relações internacionais: as teorias em confronto: um estudo detalhado. Lisboa: Gradiva. Devin, Guillaume, et al. (2018). Resources and Applied Methods in International Relations. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: ICS. Carlsnaes, W., et al. (Eds.) (2012). Handbook of International Relations (2nd ed.). Los Angeles: SAGE. Burchill, S. et al. (Ed.) (2009). Theories of International Relations. (4th ed.). New York: Palgrave. Acharya, A. and Buzan, B. (2019). The Making of Global International Relations: Origins and Evolution of IR at its Centenary. Cambridge: Cambridge University Press. Relações Internacionais: Silverman, David (2018), Doing Qualitative Research, 4ªed., Londres, Sage. Shively, W. Phillips (2016). The Craft of Political Research. Londres, Routledge. Seawright, Jason (2016), Multi-Method Social Science: Combining Qualitative and Quantitative Tools, Cambridge, Cambridge University Press. Ridley, Diana (2008), The Literature Review: A Step-by-Step Guide for Students, Londres, Sage. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Mutz, D.C. (2011), Population-based survey experiments, Princeton, Princeton University Press. Monroe, Alan D. (2000), Essentials of Political Research, Illinois, Westview Press. McDermott, Rose (2002), ?Experimental Methods in Political Science?, Annual Review of Political Science, Vol. 5:31-61. Manheim, Jarol B., Richard C. Rich, e Lars Willnat (2002), Empirical Political Analysis, Nova Iorque, Longman. Lieberman, Robert (2005), "Nested Analysis as a Mixed Method Strategy for Comparative Research", American Political Science Review, 99: 435-452: http://spot.colorado.edu/~bairdv/Lieberman_2005.pdf. Le Roy, Michael K. (2012), Research Methods in Political Science. An Introduction using Microcase, Boston, Wadsworth. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget. Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Gordon, Rachel A. (2015), Regression Analysis for the Social Sciences (2nd edition), Londres, Routledge. Frendreis, J. P. (1983), Explanation of variation and detection of covariation: the purpose and logic of comparative analysis. Comparative Political Studies 16: 255-272. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Collier, David, (1993), The Comparative Method, in Ada W. Finifter (ed.), Political Science: The State of the Discipline II, American Political Science Association, Available at: https://ssrn.com/abstract=1540884 Bizup, Joseph e William T. Fitzgerald (2016), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, OUP. Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press. Ciência Política:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16