Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa, de modo geral, que os/as estudantes desenvolvam conhecimentos sobre: - As principais abordagens em Ciência Política (CP) e teorias de Relações Internacionais (RI); - As várias fases do processo de investigação, com ênfase no desenho de pesquisa; - Os conteúdos e procedimentos metodológicos de investigações em CP e em RI, consolidando competências de análise crítica em relação às mesmas; - Os métodos de investigação quantitativos e qualitativos mais frequentemente utilizados em CP e RI Pretende-se que, ao concluírem a UC, os/as estudantes tenham adquirido as ferramentas necessárias para tomar decisões fundamentadas de caráter epistemológico e metodológico em relação às suas teses de doutoramento, assim como as bases de conhecimento metodológico essenciais para um aprofundamento futuro das técnicas que venham a adotar em teses e outros trabalhos de investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 – Familiarização dos/as estudantes com as principais abordagens em CP e teorias de RI; OA2 – Desenvolvimento de competências metodológicas que permitam o desenvolvimento de uma tese de doutoramento em CP e RI; OA3 – Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de investigação; OA4 – Obtenção de bases de conhecimento sobre técnicas metodológicas específicas. OA5 – Desenvolvimento de competências de análise crítica de trabalhos de pesquisa em CP e RI na óptica da sua concepção metodológica; OA6 – Familiarização dos estudantes com referências bibliográficas da CP e RI relevantes sob a óptica da metodologia seguida; OA7 – Desenvolvimento de aptidões de redacção de ensaios críticos sobre tópicos relativos à pesquisa em CP e RI e respectiva capacitação para a exposição oral e discussão dos trabalhos apresentados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Principais abordagens em Ciência Política e principais teorias de Relações Internacionais CP2. Desenho de pesquisa CP3. Inferência causal e desenho experimental CP4. Investigação comparativa CP5. Técnicas de análise quantitativas CP6. Técnicas de análise qualitativas CP7. Métodos: entrevistas, process tracing e etnografia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) da UC está assegurada da seguinte forma: OA1 – CP1 OA2 – CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 OA3 – CP2 OA4 – CP7 OA5 – Transversal a todos os CPs OA6 – Transversal a todos os CPs OA7 – Transversal a todos os CPs
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Assiduidade (mínimo 70% de presenças) e participação nas aulas (incluindo participação nos exercícios desenvolvidos em sala de aula) (Ponderação: 15% da nota final); b) Realização de atividades fora das aulas, atribuídas aula a aula (Ponderação: 25% da nota final) c) Trabalho escrito individual sobre um tópico de investigação da CP ou RI, dando especial ênfase aos objectivos e proposta metodológica (Ponderação: 55% da nota final; 15% para o documento submetido no 1.º semestre, 40% para o documento submetido no 2.º semestre) Não é possível realizar a UC por exame. Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) Ser participativo nas aulas significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção. b) No final de cada aula, é pedido aos estudantes que desenvolvam uma actividade relacionada com a matéria leccionada naquela aula, que é depois discutida no início da aula seguinte. Essa discussão revela quem realizou a actividade e com que qualidade o fez. O/a docente pode também pedir para que a actividade seja realizada em formato escrito. c) O trabalho final consiste em fazer a revisão de um tópico (à escolha do/a estudante), dando ênfase à forma este tem sido tratado empiricamente: as investigações sobre esse tópico visam que objectivos? que tipo de metodologias têm sido adoptadas (mais qualitativas, mais quantitativas)?; qual o nível de análise mais comum (micro, macro, etc)?; que tipo de análises têm sido feitas?; que factores explicativos têm sido analisados?; a análise desse tópico tem incidido sobretudo em que países?, etc. No primeiro dia de aula, os/as estudantes recebem instruções mais específicas sobre o conteúdo do trabalho final. No final do 1º semestre, os/as estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) uma primeira versão do trabalho final, com base em 5-10 artigos, à qual receberão feedback. Essa primeira versão vale 15% da nota final. No final do 2º semetre, os/as estudantes devem entregar aos docentes (de CP ou RI, consoante a área de especialização da sua tese) a versão final do trabalho, com base num número ilimitado de artigos. A versão final vale 40% da nota final. Nº de páginas (1º semestre): 8, excluindo capa e bibliografia (5-10 artigos) Nº de páginas (2º semestre): 10, excluindo capa e bibliografia (sem limite de artigos).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC segue um método de ensino essencialmente interactivo, pelo que os/as estudantes são incentivados a participarem nas aulas através de questões ou comentários, mesmo durante as aulas expositivas. Os períodos de exposição são frequentemente intercalados por exercícios, que cumprem dois objectivos essenciais: solidificar conhecimentos e descansar da exposição e, consequentemente, melhorar a aprendizagem. No final de cada aula, é pedido aos estudantes que desenvolvam uma actividade relacionada com a matéria leccionada naquela aula, que é depois discutida no início da aula seguinte. Desta forma, os/as estudantes têm oportunidade de consolidar os conhecimentos, aplicar a matéria aos temas que mais lhe interessam e desenvolver trabalho autónomo e espírito crítico. No 2º semestre, o programa de algumas aulas da UC é mantido propositadamente indefinido para que os/as docentes o possam ajustar de acordo com as necessidades e interesses de investigação dos/as estudantes. Essas aulas poderão ser dedicadas a aprofundar aspectos metodológicos, discutir a pesquisa de um/a convidado/a, analisar obras de referência da CP e RI sob a óptica do seu desenvolvimento metodológico que os/as estudantes lerem previamente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A forma interactiva como os conteúdos são expostos pelos/as docentes, intercalados com exercícios em sala de aula, e complementada com actividades realizadas fora da aula, é essencial para todos os objectivos de aprendizagem. De igual forma, a realização pelos/as estudantes de um trabalho escrito com ênfase nos aspectos metodológicos pretende familiarizar os estudantes com os procedimentos da investigação e treinar a respectiva concretização. A avaliação ao longo do semestre compreende diversas componentes, todas elas diferentes entre si. Esta diversidade cumpre dois objectivos principais. Por um lado, testa diferentes tipos de competências, tais como conhecer, compreender, analisar, avaliar, aplicar e criar, bem como a capacidade de oratória e escrita dos/as estudantes, avaliadas a partir de prestações espontâneas e/ou previamente preparadas. Por outro, permite ir ao encontro das valências das/os vários estudantes, não os penalizando.
Observações / Observations
A UC é lecionada por, pelo menos, um docente de CP e outro de RI.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
CP: Della Porta D, Keating M, (2008, eds). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Lowndes, Vivien; David Marsh e Gerry Stoker (2018), Theory and methods in political science, Londres, Palgrave. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford University Press. Howard, Christopher (2017), Thinking like a Political Scientist: a practical guide to research methods, The University of Chicago Press. RI: Devin, Guillaume, et al. (2018). Resources and Applied Methods in International Relations. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Lamont, C. (2020). Research methods in International Relations. SAGE. Savigny, H., and Marsden, L. (2011). Doing Political Science and International Relations: Theories in Action. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Roselle, L., Shelton, J. T., & Spray, S. (2019). Research and writing in international relations. Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
CP: Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Burnham, Peter, Karin Lutz, Wyn Grand and Zig Layton-Henry (2008, 2nd edition), Research Methods and Politics, Palgrave, 38-68. Gerring, Jonh (2007), Case Study Research Principles and Practices . NY: CUP. Gustafsson, Karl & Hagström, Linus (2018) “what is the point? teaching graduate students how to construct political science research puzzles”. European Political Science 17, 634–648. Kamler, Barbara & Pat Thomson (2014, 2nd edition), Helping Doctoral Students Write: Pedagogies for Supervision, Routledge. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. RI Jackson, P. T. (2011). The Conduct of Inquiry in International Relations. New York: Routledge. Burchill, S. et al. (Ed.) (2009). Theories of International Relations. (4th ed.). New York: Palgrave. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: ICS. Reus-Smit, C., and Snidal, D. (Eds.). (2010). The Oxford Handbook of International Relations. Oxford, New York: Oxford University Press. Dunne, T., Kurki, M., & Smith, S. (Eds.). (2021). International relations theories: Discipline and diversity. Oxford University Press, USA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05