Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04025
Acrónimo :
04025
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objectivos: OG1. O principal objectivo desta UC é o de acompanhamento dos alunos na elaboração da dissertação de mestrado em Ação Humanitária. OG2. Aprofundamento de metodologias multidisciplinares para integração no projeto de pesquisa da dissertação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Seleccionar e aplicar ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicado a diferentes contextos. OA 2. Construir e aplicar opções metodológica da dissertação e na condução de uma investigação teoricamente fundada e empiricamente sustentada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Consulta de ideias para projectos de pesquisa. Disponibilização de exemplos. CP2. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto. CP3. Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos a consultar. CP4. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. Especificidades e interdisciplinaridades. CP5. Organização e redação do relatório CP6. Apresentação e debate dos planos de dissertação e projecto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


No sentido de cumprir o OA1 (Seleccionar e aplicar ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicado a diferentes contextos), serão abordados os conteúdos programáticos (CP) 1, 2 e 3. Para cumprimento do OA2 (Construir e aplicar opções metodológica da dissertação e na condução de uma investigação teoricamente fundada e empiricamente sustentada), contribuirão os CP 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Avaliação / Assessment


A dissertação de mestrado em Ação Humanitária é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais. Aplicam-se as classificações vigentes no ISCTE-IUL para o grau de Mestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre regulamentação da dissertação. Existirá também apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados parciais no desenvolvimento da pesquisa, com discussão e feedback pelo docente. A orientação tutorial envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O júri procederá à avaliação do mérito científico do trabalho, através da apreciação do documento escrito entregue, da apresentação realizada e da capacidade do estudante responder às questões do júri.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nichols, P. (1991). Social survey methods: a field-guide for development workers. Oxford: Oxfam. Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford, Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zwitter, A. (2016). Humanitarian Intelligence. A Practitioner's Guide to Crisis Analysis and Project Design. Maryland, Rowman & Littlefield Publishers. Wolcott, H. F. (1990). Making A Study ?More Ethnographic.? Journal of Contemporary Ethnography, 19(1), 44?72. Schiefer, U., L. Bal-Döbel, A. Batis, R. Döbel, J. Nogueira, P. Teixeira. (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. S. João do Estoril, Ed. Principia. Della Porta, D., & Keating, M. (Eds.). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25