Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04025
Acrónimo :
04025
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. O principal objectivo desta UC é o de acompanhamento dos alunos na elaboração da dissertação de mestrado em Ação Humanitária. OG2. Aprofundamento de metodologias multidisciplinares para integração no projeto de pesquisa da dissertação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Fornecer aos alunos ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicado a diferentes contextos. OA 2. Desenvolvimento de competências e capacidades da construção metodológica da dissertação e da condução de uma investigação teoricamente fundada e empiricamente sustentada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Consulta de ideias para projectos de pesquisa. Disponibilização de exemplos. CP2. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto. CP3. Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos a consultar. CP4. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. Especificidades e interdisciplinaridades. CP5. Organização e redação do relatório CP6. Apresentação e debate dos planos de dissertação e projecto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1. OG1, OA2. CP2. OG1, OG2, OA1, OA 2. CP3. OG1, OG2, OA1, OA 2. CP4. OG1, OG2, OA1, OA 2. CP5. OG1, OA 2. CP6. OG1, OA 2.

Avaliação / Assessment


A dissertação de mestrado em Ação Humanitária é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais. Aplicam-se as classificações vigentes no ISCTE-IUL para o grau de Mestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre: PE1, regulamentação da dissertação; PE2, a apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados parciais no desenvolvimento da pesquisa; PE3, a discussão coletiva da pesquisa referente à dissertação de cada aluno. P4. A orientação tutorial envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


PE1. OA2. PE2. OA1, OA2. PE3. OA2. PE4. OA2.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nichols, P. (1991). Social survey methods: a field-guide for development workers. Oxford: Oxfam. Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford, Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zwitter, A. (2016). Humanitarian Intelligence. A Practitioner's Guide to Crisis Analysis and Project Design. Maryland, Rowman & Littlefield Publishers. Wolcott, H. F. (1990). Making A Study ?More Ethnographic.? Journal of Contemporary Ethnography, 19(1), 44?72. Schiefer, U., L. Bal-Döbel, A. Batis, R. Döbel, J. Nogueira, P. Teixeira. (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. S. João do Estoril, Ed. Principia. Della Porta, D., & Keating, M. (Eds.). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16