Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04026
Acrónimo :
04026
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. O principal objectivo desta UC é o de acompanhamento dos alunos na elaboração no trabalho de projeto em Ação Humanitária. OG2. Aprofundamento de metodologias multidisciplinares para integração no trabalho de projeto

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Fornecer aos alunos ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicado a diferentes contextos. OA 2. Desenvolvimento de competências e capacidades da construção metodológica do trabalho de projeto e da condução de uma investigação teoricamente fundada e empiricamente sustentada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Consulta de ideias para projectos de pesquisa. Disponibilização de exemplos. CP2. Indicações sobre orientação e apoio, e sobre a elaboração do projecto. CP3. Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, empiria, bibliografia). Recursos a consultar. CP4. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. Especificidades e interdisciplinaridades. CP5. Indicações sobre plano de análise. Elaboração do plano de análise de dados. CP6. Indicações sobre tratamento e análise de dados. CP7. Familiarização dos alunos com as investigações em curso e apresentação oportunidades de inserção em equipas de investigação de projetos. CP8. Seminário com a apresentação e debate dos planos de projeto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1. OG1, OA2. CP2. OG1, OG2, OA1, OA 2. CP3. OG1, OG2, OA1, OA 2. CP4. OG1, OG2, OA1, OA 2. CP5. OG1, OA 2. CP6. OG1, OA 2. CP7. OG1, OA 2. CP8. OG1, OA 2.

Avaliação / Assessment


O trabalho de projeto em Ação Humanitária é apresentado e defendido em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico do trabalho de projeto nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais. Aplicam-se as classificações vigentes no ISCTE-IUL para o grau de Mestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre: PE1, regulamentação do trabalho de projeto; PE2, a apresentação oral e de peças escritas pelos alunos de resultados parciais no desenvolvimento da pesquisa; PE3, a discussão coletiva da pesquisa referente ao trabalho de projeto de cada aluno. P4. A orientação tutorial envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


PE1. OA2. PE2. OA1, OA2. PE3. OA2. PE4. OA2.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Zwitter, A. (2016). Humanitarian Intelligence. A Practitioner's Guide to Crisis Analysis and Project Design. Maryland, Rowman & Littlefield Publishers. Schiefer, U., L. Bal-Döbel, A. Batis, R. Döbel, J. Nogueira, P. Teixeira. (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. S. João do Estoril, Ed. Principia. Nichols, P. (1991). Social survey methods: a field-guide for development workers. Oxford: Oxfam.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wolcott, H. F. (1990). Making A Study ?More Ethnographic.? Journal of Contemporary Ethnography, 19(1), 44?72. Della Porta, D., & Keating, M. (Eds.). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press. Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford, Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16