Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04030
Acrónimo :
04030
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo desenvolver nos alunos conhecimentos aprofundados sobre a elaboração de um trabalho de investigação científica em economia monetária e financeira, com vista à elaboração de uma dissertação de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Capacidade para pesquisar bibliografia e de escrever uma revisão de literatura sobre um tópico de investigação, OA2. Capacidade de pesquisar e analisar dados recorrendo a métodos adequados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos (CP): CP1. Revisão da literatura: a. Pesquisa bibliográfica b. Escrita da revisão de literatura CP2. Análise empírica: a. Pesquisa e análise de dados e escrita da análise empírica. b. Complementos de métodos econométricos aplicados à economia monetária e financeira

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1 OA2: CP2 O ponto 1 do programa desenvolve a capacidade do aluno escrever a revisão da literatura. O ponto 2 contribui para o aluno saber pesquisar e analisar dados para escrever a parte empírica da sua tese.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre é realizada através dos seguintes elementos: - Elaboração da revisão da literatura sobre o tópico da dissertação (relatório) (40%) - Elaboração da análise empírica sobre o tópico de dissertação (relatório e apresentação oral) (40%). - Trabalho sobre bases de dados (20%) Dada a natureza desta UC, não está prevista a realização de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na disciplina são utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com apresentação e discussão dos trabalhos individuais 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todas as metodologias de ensino serão usadas em cada um dos objetivos de aprendizagem. São privilegiadas as metodologias participativas. A parte expositiva das aulas é fundamental para a compreensão de todos os pontos do programa, contribuindo para todos os objetivos de aprendizagem. A parte prática das aulas, designadamente a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos, permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, colaborando também para todos os objetivos de aprendizagem. As aulas implicam também trabalho autónomo por parte do estudante. A elaboração do trabalho individual irá permitir desenvolver a capacidade de elaboração de argumentos lógicos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Asteriou, D., Hall, S. G. (2016), Applied Econometrics, Third Edition, Palgrave Macmillan. Biggam, J. (2011). Succeeding with your Master's Dissertation - a step-by-step handbook, Open University Press. Ghiglione, R., Matalon, B. (2001). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. Mitchell, M., Jolley, J. (2010). Research design explained (7th Ed.). Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals, Sage Publications. Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2015). Research methods for business students (7th Ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01