Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04031
Acrónimo :
04031
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1193.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos sólidos de teoria financeira, teoria monetária e métodos estatísticos.

Objetivos Gerais / Objectives


Elaborar uma dissertação de mestrado na área da economia monetária e financeira.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Dissertação de Mestrado constitui uma primeira tentativa de estudar um determinado tema de forma científica. Concretamente, pretende-se que o aluno escolha um tema para investigar, formule uma ou mais "Perguntas de Investigação" e, de seguida, procure encontrar respostas para essas perguntas utilizando métodos científicos. Em particular, a procura de respostas deve basear-se na análise de dados empíricos (recolhidos directamente pelo aluno ou obtidos através de bases de dados já existentes).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estudo da bibliografia existente sobre um dado tema; 2. Formulação de perguntas de investigação; 3. Procura de dados empíricos e/ou documentos legais; 4. Análise dos dados empíricos e documentos no sentido de procurar respostas para as perguntas de investigação; 5. Redação da dissertação; 6. Provas Públicas de defesa da dissertação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa inclui estudo da bibliografia e, a partir dela, formulação de perguntas de investigação para as quais o aluno deve procurar dar uma resposta baseada em métodos científicos. O programa inclui também a procura de dados e respetivo tratamento como componentes essenciais do método científico.

Avaliação / Assessment


Uma vez submetida a dissertação após aprovação do orientador, é nomeado um Júri para avaliar a qualidade do trabalho realizado. De seguida, o candidato ao grau de Mestre é sujeito a uma Prova Pública de defesa da dissertação. No final, o Júri reúne para - em face da dissertação apresentada e do desempenho do candidato - atribuir uma classificação á Unidade Curricular "Dissertação de Mestrado". Esta UC não prevê avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pesquisa bibliográfica; identificação e análise de problemas; procura de dados em bases estatísticas e na internet; trabalho de campo (entrevistas, questionários); procura de documentos legais; prática de técnicas estatísticas/econométricas; submissão de trabalho escrito e posterior discussão com o orientador; apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A identificação de questões de investigação e a procura de respostas fundamentadas para as mesmas, quer através da pesquisa bibliográfica, quer da recolha de dados e respetivo tratamento, visa desenvolver nos alunos a capacidade de construir um discurso científico. A pesquisa bibliográfica contribuirá para que o estudante escolha um tema e formule perguntas de investigação pertinentes. A pesquisa de dados e documentos, bem como a sua análise recorrendo a um conjunto diversificado de metodologias, incluindo as de natureza estatística/econométrica, contribuem para que o estudante seja capaz de responder às perguntas de investigação formuladas. A discussão do trabalho com o orientador é central para a correta orientação dos esforços realizados nas diferentes metodologias de ensino. As apresentações orais constituem uma componente fundamental do processo de preparação dos alunos para a prova de defesa de dissertação.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Asteriou, D., Hall, S. G. (2021). Applied Econometrics, 4ª Edition, Palgrave Macmillan. Biggam, J. (2011). Succeeding with your Master's Dissertation - a step-by-step handbook, Second edition, Open University Press. Cochrane, J. (2005). Asset Pricing, Revised Edition, Princeton University Press. Huang, C. and Litzenberger, R. (1998). "Foundations for Financial Economics", Prentice Hall. Walsh, C. E. (2017). "Monetary Theory and Policy", 4ª edição, MIT Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bui, Yvonne N. (2013). "How to write a Master's Thesis". Sage Publications, Inc. Ghiglione, R., Matalon, B. (2001). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. Mitchell, M., Jolley, J. (2010). Research design explained (7th Ed.). Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning. Punch, F. Keith (2006). "Developing effective research proposals". 2ª edição, Sage Publications. Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2015). Research methods for business students (7th Ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-14