Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04034
Acrónimo :
04034
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências nos seguintes domínios: 1. Capacidade de análise e síntese: - Das conexões relevantes entre cultura, linguagem e cognição humanas. - Das problematizações antropológicas contemporâneas sobre cognição humana. 2. Capacidade crítica sobre os pontos fortes dos modelos e métodos discutidos, mas também as limitações dos mesmos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura e cognição humanas OA2. Compreender algumas problematizações contemporâneas sobre cognição OA3. Conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Antropologia e ciência cognitiva. P2. O problema do senso-comum em antropologia. P3. Os problemas da cognição pré consciente. P4. A cultura no modo implícito. P5. O estudo do pensamento implícito: estudos de caso. P6. A metáfora conceptual e a investigação em antropologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


1. O objetivo de conhecer as principais conexões entre linguagem, cultura e cognição realiza-se nos pontos 1 a 4 do programa, que tratam a passagem dos modos conscientes de consciência cultural aos modos cognitivos inconscientes. 2. O objetivo de conhecer algumas problematizações contemporâneas sobre cognição realiza-se nos pontos 1 e 5 do programa, que analisam a relação entre antropologia e ciência cognitiva e apresentam estudos de caso relativamente ao estudo da cognição implícita. 3. O ponto 6 do programa serve como contraponto para se extrair, retrospetivamente, dos pontos anteriores conclusões sobre o objetivo de conhecer as principais vantagens e limitações dos modelos e métodos estudados.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: uma atividade de dinamização de seminário (30%), participação informada nas discussões em aula (10%), ensaio final (60%);. OU Exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de exposição, seminários sobre leituras seleccionadas, apresentação ativa de observações críticas sobre os textos por cada aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam articular procedimentos expositivos, participativos e de auto-estudo no sentido de potenciar o hábito de leitura de textos por um lado e de participação ativa em discussões, assim como de exposição ativa de temas, por outro.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bloch, Maurice. How We Think They Think: Anthropological Approaches To Cognition, Memory, and Literacy. Boulder, CO: Westview Press, 1998. Lakoff, George. «The Contemporary Theory of Metaphor.» In Metaphor and Thought. Edited by Andrew Ortony. 2nd ed. Cambidge: Cambridge University Press, 1993. Lee-Whorf, Benjamin. «Science and Linguistics.» Technological Review 42, no. 6 (1940): 229–31, 247. https://web.mit.edu/allanmc/www/whorf.scienceandlinguistics.pdf Malinowski, Bronislaw. The Sexual Life of Savages in North-Western Melanesia. 3rd ed. London: Routledge, 1932. Cap. 7. Mercier, Hugo and Dan Sperber. «Why do humans reason? Arguments for an argumentative theory.» Behavioral and Brain Science 34, no. 2 (2011): 57–111. Ross, Norbert e Douglas L. Medin. «Culture and Cognition.» In A Companion to Cognitive Anthropology. Edited by David B. Kronenfeld, Giovanni Bennardo, Victor C. de Munck e Michael D. Fischer. 357–75. John Wiley & Sons, 2015.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barkow, Jerome H., Leda Cosmides and John Tooby, eds. The Adapted Mind: Evolutionary Psychology and the Generation of Culture. First Edition. Reprint, Oxford University Press, 1992-08-06. Gentner, Dedre and Susan Goldin-Meadow, eds. Language in Mind: Advances in the Study of Language and Thought. MIT Press, 2003-03-14. Bloch, Maurice. Anthropology and the Cognitive Challenge. Cambridge University Press, 2012-06-28. Goldin-Meadow, Susan. Thinking with Your Hands: The Surprising Science Behind How Gestures Shape Our Thoughts. Hachette UK, 2023-06-13. http://books.google.pt/books?id=HYWSEAAAQBAJ&hl=&source=gbs_api

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24