Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04035
Acrónimo :
04035
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a

Objetivos Gerais / Objectives


- Introduzir os estudantes a alguns dos principais debates antropológicos. -Fornecer ferramentas sobre o processo de categorização e de classificação e as suas lógicas subjacentes - Analisar as classificações dos saberes disciplinares e a passagem de abordagens disciplinares para abordagens temáticas - Analisar as potencialidades da abordagem comparativa na antropologia : particularismos e generalidade - Analisar as relações entre etnografia e antropologia

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Fornecer ferramentas teóricas e desenvolver o espirito critico. OA1 Fornecer capacidade analitica OA2 Fornecer bagagem teórica e critica para o exercício de uma cidadania informada. OA3 Sensibilizar os discentes para os debates teóricos contemporâneos .OA4

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Os debates teóricos na antropologia (de 1960 até 2020). P2 - Processo de categorização e suas implicações, a noção de looping effect (Hacking) P3 --População, Biopoder e governamentalidade (Foucault). A noção de necropolítica (Mbembe) e de energopolitics ( Boyer) P4 - Listas e práticas cognitivas ( Goody). As listas da Unesco do património cultural e natural P5 - Biodiversity and datadiversity (Bowker) . A preservação como imperativo (the endangerment sensibility) P6- A classificação das ciências; Das duas culturas (Snow) às humanidades ( environmental humanities, etc.) P7 -Bases de dados e arquivos. o arquivo colonial. Os arquivos dos etnógrafos e a etnografia do arquivo ( Sanjek ; Marcus) P8 - A comparação em antropologia ( Van der Veer ; Candea) P9 - Antropologia e etnografia ( Col e Graeber; Ingold) P10 - A antropologia hoje entre generalizações e particularismo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas-praticas permitem às/aos discentes adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, as/os discentes têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. Pretende-se estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos temas com relevância societal. OA1 -- P1, P2, P3 e P9 OA2 -- P3, P4, P5 OA3 -- P6, P7 e P8 OA4 - P9 e P 10

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação implica duas modalidades: a) Avaliação ao longo do semestre composta pelos seguintes elementos: 1)Participação nas discussões em sala de aula e leitura prévia dos textos (20%), 2) trabalho final (80%) até 10 páginas. b) avaliação por exame . Não há exame oral. O exame final recai sobre a bibliografia Básica e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, discussões em aula, atendimento personalizado. Efectuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de textos, lidos previamente aos debates.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas expositivas - Todas Aulas participativas - Todas

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Goody, Jack. 1977, What's in a list?', in The Domestication of the savage mind, Cambridge, Cambridge University Press, 1977. Hacking, Ian, Kinds of People: Moving Targets?, Proceedings of the British Academy, 2007, 151, 285-318. Ingold, T., 2008, “Anthropology is not ethnography”, Proceedings of the British Academy,154: 69-92. Ortner, S. 1984. “Theory in Anthropology since the Sixties”, Comparative Studies in Society and History 26(1): 126-166. Ortner, S. 2016. “Dark Anthropology and Its Others: Theory since the Eighties”, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6(1): 47–73. Van Der Veer, Peter. The Value of Comparison?, HAU, 2014, 2-13.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bod, R. and Kursell, J., "The Humanities and the sciences", Isis, 2015, 106, 337-340. Book Symposium on The Value of Comparison, HAU, 2017, vol.7, nº1, 509-536. Boyer, Dominic, 2011. Energopolitics and the Anthropology of energy', Anthropology news, 5-7. Bowker, G and S. Leigh Starr, Sorting Things Out. Classification and its Consequences. Cambridge, Massachusetts-London: The MIT Press, 1999. Bowker, Geoffrey. C., 2000, Biodiversity Datadiversity, Social Studies of Science, 30, 643-683. Candea, M., 2016 “On two modalities of comparison in social anthropology”, L’Homme, 218(2) Col, G da and Graeber D., 2011, “Foreword. The Return of Ethnographic Theory”, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 1(1): vi-xxxv. Foucault, M. Governmentality in Buchell, Gordon and Miller eds., The Foucault effect: studies in governmentality, Chicago, The University of Chicago Press, 1991, 87-104. Hacking, I., 'Biopower and the avalanche of printed numbers', Humanities and Society, 1982, 272-295. Hacking, I., The Looping Effect of Human Kinds?, Causal Cognition. A Multidisciplinary Approach, edited by D. Sperber, D. Premack and. A. J. Premack. Oxford: Clarendon Press, 1996, pp. 351-383. Marcus, G, The once and future ethnographic archive, History of the Human Sciences 1998 11- 49. Mbembe, A. Necropolitics, Public Culture, 2003, 15(1), 11-40. Roque, R. and Wagner K, Introduction in Roque and Wagner eds., Engaging Colonial Knowledge. Reading European archives in World History, Palgrave Macmillan, 2012. Sanjek, R. (1990). A vocabulary for fieldnotes. Fieldnotes: The makings of anthropology, 92-121. Snow, C. P. As duas culturas, Lisboa, Presença, 1996. Stoler, A.L., Along the archival grain, Princeton University Press, 2009. The Total Archive, Limn, February 2016 ( online) Van Der Veer, P. The Value of Comparison, Durham and London: Duke University Press, 2016. Vidal, F and N. Dias, The Endangerment sensibility, in Endangerment, Biodiversity and Culture, Routledge, 2016.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16