Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a
Objetivos Gerais / Objectives
- Introduzir os estudantes a alguns dos principais debates antropológicos. - Fornecer ferramentas sobre o processo de categorização e de classificação e as suas lógicas subjacentes - Analisar as classificações dos saberes disciplinares e a passagem de abordagens disciplinares para abordagens temáticas - Analisar as potencialidades da abordagem comparativa na antropologia: particularismos e generalidade - Analisar as relações entre etnografia e antropologia
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Cultivar o conhecimento longitudinal da história da disciplina através das suas propostas teóricas. OA1 Fornecer ferramentas teóricas e desenvolver o espirito critico. OA2 Fornecer capacidade analitica OA3 Fornecer bagagem teórica e critica para o exercício de uma cidadania informada. OA4 Sensibilizar os discentes para os debates teóricos contemporâneos . OA5
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - Os debates teóricos na antropologia (de 1960 até 2020). P2 - Antropologia e pensamento francês (Foucault, Bourdieu) P3 - A desconstrução feminista P4 - Antropologia e arquivo P5 - Antropologia, etnografia e teoria P6 - A comparação em antropologia P7 - Descentralização. Pensamento pós-colonial e decolonial P8 - A antropologia hoje entre generalizações e particularismo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As aulas teóricas-praticas permitem às/aos discentes adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, as/os discentes têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. Pretende-se estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos temas com relevância societal. OA1 (conhecimento histórico) -- P1-P8 OA2 (ferramentas teóricas) -- P2, P3, P5 OA3 (capacidade analítica) -- P1-P8, exercícios de avaliação OA4 (bagagem teórica e crítica) -- P1-P8, exercícios de avaliação OA5 (debates teóricos contemporâneos) --P8, exercícios de avaliação
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação implica duas modalidades: a) Avaliação ao longo do semestre composta pelos seguintes elementos: 1) Participação nas discussões em sala de aula e leitura prévia dos textos (20%), e 2) Trabalho final (80%). Ou b) avaliação por exame . Não há exame oral. O exame final recai sobre a bibliografia básica e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas. O trabalho final será constituído por um ensaio respondendo ao seguinte desafio: escolher um campo, proposta ou tradição teórica, e refletir sobre as suas consequências em termos de categorização e classificação do social. O ensaio não deverá exceder as 7 páginas (letra TNR ou equivalente, tamanho 12, 1,5 espaços entre linhas, bibliografia incluída) e deverá incluir pelo menos 4 referências da bibliografia obrigatória e/ou complementar. Outras referências bibliográficas são facultativas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas, discussões em aula, atendimento personalizado. Efectuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de textos, lidos previamente aos debates.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas expositivas oferecerão tanto uma perspetiva longitudinal da história da disciplina (OA1) como uma situação dos principais debates contemporâneos (OA5). As aulas expositivas também incluem uma vertente de debate coletivo e discussão através da leitura coletiva crítica dos textos e a estimulação da interação (OA2, OA3, OA4). Através da leitura prévia dos textos, os discentes desenvolverão metodologias reflexivas e críticas (OA2, OA3, OA4).
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Candea, Matei (ed.). 2018. Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge. Moore Henrietta & Todd Sanders (eds). 2014. Anthropology in Theory. Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell. Ortner, Sherry. 1984. “Theory in Anthropology since the Sixties”, Comparative Studies in Society and History 26(1): 126-166. Ortner, Sherry. 2016. “Dark Anthropology and Its Others: Theory since the Eighties”, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6(1): 47–73.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Boyer, Dominic, 2011. “Energopolitics and the Anthropology of energy”, Anthropology News 52(5): 5-7. Bourdieu, Pierre. 2000 [1998]. “Social Space and Symbolic Space”. In Practical Reason: On the Theory of Action. Stanford, CA: Stanford University Press. Candea, M., 2016 “On two modalities of comparison in social anthropology”, L’Homme 218(2). Eriksen, Annelin, Ruy Llera Blanes, and Michelle MacCarthy. 2019. Going to Pentecost: An Experimental Approach to Studies in Pentecostalism. Oxford & New York: Berghahn Books. Foucault, Michel. 1991. “Governmentality”. In Buchell, Gordon and Miller eds., The Foucault effect: Studies in Governmentality. Chicago, The University of Chicago Press, 1991, 87-104. Ingold, Tim. 2008. “Anthropology is not ethnography”, Proceedings of the British Academy154: 69-92. Mahmood, Saba. 2005. “The Subject of Freedom”. In Politics of Piety. The Islamic Revival and the Feminist Subject. Princeton, NJ: Princeton University Press. Marcus, George. 1998. “The once and future ethnographic archive”, History of the Human Sciences 1998 11(4): 49-63. Mbembe, Achille. 2003. “Necropolitics”, Public Culture 15(1): 11-40. Moore, Henrietta. 1989. “Feminism and Anthropology: The Story of a Relationship”. In Feminism and Anthropology. Minneapolis: University of Minnesota Press. Ndlovu-Gatsheni, Sabelo J. 2020. “The Cognitive Empire, Politics of Knowledge and African Intellectual Productions: Reflections on Struggles for Epistemic Freedom and Resurgence of Decolonisation in the Twenty-First Century.” Third World Quarterly 0 (0): 1–20. Ortner, Sherry B. 2005. Making Gender: The Politics and Erotics of Culture. Boston: Beacon Press. Roque, R. and Wagner K. 2012. “Introduction” in Roque and Wagner eds., Engaging Colonial Knowledge. Reading European archives in World History. Palgrave Macmillan, 2012. Sanjek, R. (1990). A vocabulary for fieldnotes. Fieldnotes: The makings of anthropology, 92-121. Stoler, A.L., Along the archival grain, Princeton University Press, 2009. The Total Archive, Limn, February 2016 ( online) Van Der Veer, Peter. 2016. The Value of Comparison. Durham and London: Duke University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-17