Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04035
Acrónimo :
04035
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a

Objetivos Gerais / Objectives


- Introduzir os estudantes a alguns dos principais debates antropológicos. - Fornecer ferramentas sobre o processo de categorização e de classificação e as suas lógicas subjacentes - Analisar as potencialidades da abordagem comparativa na antropologia: particularismos e generalidade - Analisar as relações entre etnografia e antropologia

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Cultivar o conhecimento longitudinal da história da disciplina através das suas propostas teóricas. OA1 Fornecer ferramentas teóricas e desenvolver o espirito critico. OA2 Fornecer capacidade analitica OA3 Fornecer bagagem teórica e critica para o exercício de uma cidadania informada. OA4 Sensibilizar os discentes para os debates teóricos contemporâneos . OA5

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Os debates teóricos na antropologia (de 1960 até 2020). P2 - A antropologia hoje entre generalizações e particularismos. P3 - Antropologia, etnografia e teoria P4 - A comparação em Antropologia P5 - Antropologia e a etnografia do arquivo. P6 - Extractivismo, energopolitics e 'resources materialities' P7 - Reparação e restituição P8 - Classificações e categorizações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


As aulas teóricas-praticas permitem às/aos discentes adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, as/os discentes têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. Pretende-se estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos temas com relevância societal. OA1 (conhecimento histórico) -- P1-P2 OA2 (ferramentas teóricas) -- P2, P3, P5 OA3 (capacidade analítica) -- P1, P4 OA4 (bagagem teórica e crítica) -- P1-P4 OA5 (debates teóricos contemporâneos) --P6

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação implica duas modalidades: a) Avaliação ao longo do semestre composta pelos seguintes elementos: 1) Participação nas discussões em sala de aula e leitura prévia dos textos (20%), e 2) Trabalho final (80%). O trabalho final não deverá exceder as 7 páginas ( bibliografia incluída) e deverá incluir pelo menos 4 referências da bibliografia obrigatória. b) avaliação por exame . Não há exame oral. O exame final recai sobre a bibliografia obrigatória e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, discussões em aula, atendimento personalizado. Efectuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de textos, lidos previamente aos debates.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas expositivas oferecerão tanto uma perspetiva longitudinal da história da disciplina (OA1) como uma situação dos principais debates contemporâneos (OA5). As aulas expositivas também incluem uma vertente de debate coletivo e discussão através da leitura coletiva crítica dos textos e a estimulação da interação (OA2, OA3, OA4). Através da leitura prévia dos textos, os discentes desenvolverão metodologias reflexivas e críticas (OA2, OA3, OA4).

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Candea, Matei (ed.). 2018. Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge. Candea, M., 2016 “On two modalities of comparison in social anthropology”, L’Homme 218(2). Ingold, Tim. 2008. “Anthropology is not ethnography”, Proceedings of the British Academy154: 69-92. Ingold, T., 2017. 'Anthropology contra Ethnography', Hau, / (1), 21-26. Ortner, Sherry. 1984. “Theory in Anthropology since the Sixties”, Comparative Studies in Society and History 26(1): 126-166. Ortner, Sherry. 2016. “Dark Anthropology and Its Others: Theory since the Eighties”, HAU: Journal of Ethnographic Theory 6(1): 47–73.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Boyer, Dominic, 2011. “Energopolitics and the Anthropology of energy”, Anthropology News 52(5): 5-7. Candea, M., 2016 “On two modalities of comparison in social anthropology”, L’Homme 218(2). Eriksen, Annelin, Ruy Llera Blanes, and Michelle MacCarthy. 2019. Going to Pentecost: An Experimental Approach to Studies in Pentecostalism. Oxford & New York: Berghahn Books. Foucault, Michel. 1991. “Governmentality”. In Buchell, Gordon and Miller eds., The Foucault effect: Studies in Governmentality. Chicago, The University of Chicago Press, 1991, 87-104. Hacking, I. 1995. 'The Looping effects of human kinds', in D. Sperber and all, Causal Cognition, 351-394. Marcus, George. 1998. “The once and future ethnographic archive”, History of the Human Sciences 1998 11(4): 49-63. Mbembe, Achille. 2003. “Necropolitics”, Public Culture 15(1): 11-40. Richardson and Weszkalnys (2014), 'Introduction. Resource Materialities', Anthropological Quarterly, 5-30. Roque, R. and Wagner K. 2012. “Introduction” in Roque and Wagner eds., Engaging Colonial Knowledge. Reading European archives in World History. Palgrave Macmillan, 2012. Sanjek, R. (1990). A vocabulary for fieldnotes. Fieldnotes: The makings of anthropology, 92-121. Stoler, A.L., Along the archival grain, Princeton University Press, 2009. The Total Archive, Limn, February 2016 ( online) Van Der Veer, Peter. 2016. The Value of Comparison. Durham and London: Duke University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-15