Sumários
Apresentações preliminares e intercalares
14 Novembro 2024, 18:00 • Paulo Raposo
Apresentações preliminares e intercalares dos projetos dos e das estudantes.
Construção do Terreno. Primeiras incursões. Repérage, pesquisa bibliográfica e mediações. O “rito de passagem” – trabalho de campo.
7 Novembro 2024, 18:00 • Paulo Raposo
Construção do Terreno. Primeiras incursões. Repérage, pesquisa bibliográfica e mediações. O “rito de passagem” – trabalho de campo.
Semba enquanto Património Imaterial: Políticas, Imagens e Sonoridades da Cultura em Angola
Convidado: André Castro Soares, Doutorado em Antropologia pelo ISCTE, Investigador do CRIA
Leituras complementares:
Cunha, Luís. « O investigador e o terreno: da construção do objecto à sua problematização ». Memória Social em Campo Maior, Etnográfica Press, 2006, https://doi.org/10.4000/books.etnograficapress.2904. https://books.openedition.org/etnograficapress/2904
Ecco, Umberto 1997 [1977]“O plano de trabalho e a elaboração de fichas”. In: Como se faz uma tese. Ed. Presença, Lisboa. (pag. 125-160)
O projeto de pesquisa etnográfica
31 Outubro 2024, 18:00 • Paulo Raposo
O projeto de pesquisa etnográfico. O âmbito da pesquisa; as questões de pesquisa; definição e localização do objeto/sujeito de pesquisa; Observação e registo etnográfico; Entrevistas etnográficas; Uso da imagem; Métodos cruzados e experimentais.
DiverCidades: ITINERÁRIOS E USO DAS IMAGENS NA PESQUISA ETNOGRÁFICA COMPARADA” com Caterine Reginensi
Leituras complementares:
Caterine Reginensi e Paulo Raposo. (2023) «Caminhadas e itinerários entre Rio de Janeiro e Lisboa. Artistas e ativistas urbanos entre sociabilidades e formas de resistir», Ponto Urbe [Online], 31 | pp.
Goldman, Márcio (2021) “Pósfácio – Recontando Outras histórias” In Marcio Goldman (org.) Outras Histórias. Ensaios sobre a composição de mundos na América e na África, Viveiros de Castro edições, Rio Janeiro.
Conferencia Aula Ernesto Veiga de Oliveira
24 Outubro 2024, 18:00 • Paulo Raposo
A aula foi substituida pela conferência do Prof. Pedro Prista Monteiro, no âmbito do Dia da Antropologia e da anual Aula Ernesto veiga de Oliverioa, face à solicitação da Direção do Departamento.
O que pode ser um projeto de pesquisa? Como desenhar uma pesquisa de campo? - "Diálogos interculturais e ideias de música das crianças na aprendizagem criativa”
17 Outubro 2024, 18:00 • Paulo Raposo
O que pode ser um projeto de pesquisa? Como desenhar uma pesquisa de campo? A antropologia como ciência? Os pressupostos da pesquisa científica
Convidada: Cecília M. P. Machado (doutoranda em Música, UDESC, Brasil) – com base no projeto de Doutorado "Diálogos interculturais e ideias de música das crianças na aprendizagem criativa”
Visionamento em casa: Etno-quê? – “Como desenhar uma pesquisa etnográfica?”
Leituras recomendadas:
BEINEKE, Viviane. Educação musical, criatividades e diversidades na escola: encantando e desconstruindo discursos ingênuos. In: Beineke, Viviane (org.). Educação musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023. p.19-41. (opcional - sobre planejamento em ed. musical)
HARTMANN, Luciana. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cad. Cedes, Campinas, V. 37, n. 101, p. 45-64, jan.- abr., 2017. (sobre pesquisa com crianças migrantes na escola)
HICKEY-MOODY, Anna.; HORN, Christine; WILLCOX, Marissa; FLORENCE, Eloise. Arts-Based Methods for Research with Children: studies in Childhood and Youth. Springer Nature Switzerland: Palgrave MacMillan, 2021. (ler capítulo 1 - p.1-12)
PINHEIRO MACHADO, Cecilia; BEINEKE, Viviane. Cantos de boas-vindas: diálogos interculturais entre crianças na escola. Anais VI Simpósio Luso-Brasileiro/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança Esperançar nas Redes: Infância, Contracolonização e Interseccionalidade, Rio de Janeiro, 2024.
Leituras complementares:
Cardoso, Ruth. (1986) “Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método” In A Aventura Antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Ecco, Umberto “Que é uma tese e para que serve” e “A escolha do tema”. In: Como se faz uma tese. Ed. Presença, Lisboa (pp. 27-68)
Recursos bibliográficos complementares:
Webinar – “Descoberta da pesquisa acadêmica - A pesquisa em antropologia” com Vanessa Moreira - Biblioteca Pública Estadual do Ceará