Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04038
Acrónimo :
04038
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os estudantes deverão ter um Projecto de Dissertação em Mestrado aprovado e um orientador de tese.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC é um espaço de apresentação e discussão de resultados das investigações em curso desenvolvidas pelos estudantes do Mestrado em Antropologia. O Seminário visa avaliar o progresso dos estudantes na concretização do seu projecto de pesquisa e na escrita da Dissertação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao longo desta UC espera-se que os/as estudantes desenvolvam e aperfeiçoem competências no domínio da pesquisa em Antropologia, comunicação de resultados de pesquisa e redação de textos de científicos. No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1. Apresentar oralmente, de forma consistente, resultados da sua pesquisa OA2. Responder e argumentar, de forma fundamentada, a questões e comentários sobre o seu trabalho OA3. Participar (com questões, observações, sugestões) na discussão dos projetos de investigação em curso. OA4. Concluir a sua dissertação de mestrado (em articulação e com o parecer do respetivo orientador/a) OA5. Preparar e submeter, de forma progressivamente autónoma, sob supervisão, propostas de comunicação a eventos científicos OA6. Preparar e submeter, de forma progressivamente autónoma, sob supervisão, propostas de artigos a revistas científicas OA7. Participar em tarefas de investigação no quadro de projetos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Sessão 1 - Apresentação dos objetivos do Seminário, processo de ensino-aprendizagem e sistema de avaliação. Organização e calendarização das apresentações. Sessões 2 a 11 - Apresentação de resultados das investigações em curso. Sessão 12 - Avaliação pelo docente

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A organização e conteúdo das sessões de apresentação de resultados das pesquisas em curso (sessão 2 a 11) permitem concretizar os objetivos de aprendizagem através da através das atividades que estruturam o Seminário de Pesquisa (OA1;OA2;OA3) e, simultaneamente, fornecem o treino nas competências subjacentes aos restantes objetivos de aprendizagem (OA4;OA5; OA6;OA7).

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados, em regime de avaliação ao longo do semestre, a partir dos seguintes elementos: Índice da Dissertação + Relatório de Progresso ou capítulo da tese- 60% Apresentação de resultados (1 intervenção) - 25% Participação nas discussões - 15% Esta UC não contempla avaliação por exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Cada apresentação têm a duração máxima de 20m seguida de comentários do coordenador do Seminário e do orientador. O tempo total não deverá ultrapassar os 50-60 minutos. O coordenador de Seminário poderá endereçar convites a outros professores ou investigadores para participar destas sessões e intervir, na qualidade de especialistas, na discussão. A tutoria será dedicada ao esclarecimento de dúvidas e à discussão do relatório de aprendizagem ou capítulo de tese entregue.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O formato das sessões de seminário é coerente com os objetivos de aprendizagem na medida em que proporciona um espaço de debate científico entre os estudantes e entre estudantes e orientadores onde o progresso de cada pesquisa é avaliado e comentado. Note-se que o Seminário não substitui de forma alguma o trabalho com os orientadores, mas articula-se com ele.

Observações / Observations


Os/as estudantes impedidos/as de participar presencialmente no Seminário de Pesquisa em virtude da realização de trabalho de campo, tal como previsto no projeto de tese, deverão enviar o relatório de progresso ou capítulo acompanhado de parecer do respetivo orientador.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não se aplica por se tratar de um seminário de acompanhamento da realização da dissertação. O docente coordenador do Seminário poderá sugerir, em articulação com o orientador de tese, leituras pertinentes em função dos objectos e temáticas de pesquisa dos/as estudantes. Does not apply. This is a seminar for monitoring and evaluating the dissertation. The coordinator of the seminar may suggest, in conjunction with the thesis supervisor, relevant readings depending on the the object and subject of the ongoing research.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não se aplica

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25