Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04039
Acrónimo :
04039
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Metodologias em Estudos Urbanos do 1º semestre pretende proporcionar aos estudantes um primeiro contacto com a metodologia de investigação em ciências sociais, destacando-se, por um lado, o conhecimento da natureza e do processo de investigação, por outro, a percepção das diferentes estratégias de investigação subjacentes aos vários tipos de pesquisa. Neste sentido, pretende-se a familiarização com um leque diversificado de métodos de investigação que sustentam várias estratégias metodológicas. Acresce a importância de fornecer aos estudantes, sem prévia ou com insuficiente formação metodológica, uma aproximação aos recursos de investigação e também a métodos de trabalho académico, nomeadamente, à leitura e organização da escrita, preparando-os para a elaboração da Dissertação ou Relatório de Projecto. A especificidade desta UC reside ainda na exemplificação de estratégias de investigação a partir de trabalhos realizados na área de Estudos Urbanos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os estudantes desenvolvam a seguintes competências: Compreensão da natureza e do processo de investigação em ciências sociais; Perceção dos diferentes tipos de pesquisa e estratégias metodológicas subjacentes; Familiarização com os diferentes métodos de pesquisa; Capacidade de articular conceptualização teórica e operacionalização empírica; Capacidade de desenvolver uma proposta de pesquisa, incluindo construção teórica e conceptualização, operacionalização e medida, seleção dos casos, recolha de dados, análise e interpretação; Treino de pesquisa bibliográfica e organização de leitura e de escrita académica Incorporação dos procedimentos metodológicos constantes do programa através de experiências de investigação em Estudos Urbanos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Natureza e processo de investigação 1.Tipos de pesquisa e estratégias metodológicas 2.O ciclo da pesquisa e as etapas de investigação Estratégias de investigação A pesquisa quantitativa A natureza da pesquisa quantitativa O processo de produção de dados quantitativos: amostra e estruturação de questionário Utilização de dados existentes Análise de dados quantitativos Pesquisa quantitativa em Estudos Urbanos A pesquisa qualitativa A natureza da pesquisa qualitativa A entrevista na pesquisa qualitativa Etnografia e observação participante O uso de documentos na pesquisa qualitativa Análise de dados qualitativos Pesquisa qualitativa em Estudos Urbanos Ultrapassando a dicotomia quantitativo/qualitativo 3.1.Combinação de métodos 3.2.Método comparativo-tipológico 3.3.Pesquisa combinada em Estudos Urbanos III. Recursos de investigação e métodos de trabalho Diversidade de fontes, pesquisa documental e recursos(WEB) Organizar a revisão de literatura Elaboração textos:projectos,relatórios,teses

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa está elaborado, nos seus conteúdos e sequência, de forma a concretizar os objectivos da aprendizagem enunciados, tendo em conta a seguinte correspondência: Objectivos da Aprendizagem (OA) x Conteúdos programáticos (CP): OA: a), b) X CP: I. 1, 2 OA: c), d) X CP: II. 1, 2, 3 OA: e) X CP: I. 1, 2; II. 1, 2, 3 OA: f) X CP: III. 1, 2, 3 OA: g) X CP: II. 1.5, 2.6, 3.3

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: O processo de avaliação periódica implica a participação nas aulas e a realização de dois relatórios de projecto de pesquisa, A nota de cada um destes relatórios corresponde a 50% da nota final. Avaliação final - por exame No processo de avaliação final a nota do exame corresponde a 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem combina: 1) aulas teórico-práticas; 2) realização de exercícios de pesquisa; 3) sessões de pesquisa em Estudos Urbanos, de acordo com os conteúdos programáticos definidos (uma por cada método de investigação) e 4) trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A correspondência entre os objectivos da aprendizagem e a metodologia de ensino está assegurada da seguinte forma: Objectivos da aprendizagem (OA) X Metodologia de ensino (ME) OA a) b) c) d) e) f) X 1), 2), 4) OA g) X 3)

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ragin, Charles (1994) Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Bryman, Alan (2012) Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press, Babbie, Earl (2013), The practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company (13th ed.).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Pesquisas em estudos urbanos a indicar no inicio de cada semestre

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16