Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04039
Acrónimo :
04039
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplicam pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC de Metodologias em Estudos Urbanos os/as estudantes serão capazes de mobilizar competências teóricas, técnicas e analíticas para compreender o que são pesquisas em Estudos Urbanos e em que se traduzem em termos de métodos aplicados e técnicas utilizadas. Começam por vir compreender as características de um processo de investigação em ciências sociais e familiarizarem-se com os diferentes métodos de pesquisa e estratégias metodológicas (quantitativa e qualitativa) para poderem vir a escolher os mais adequados consoante as questões que se lhes colocam na investigação empírica em Estudos Urbanos. Desde o treino de pesquisa bibliográfica e de outros recursos (fontes), passando pela aprendizagem de técnicas de seleção de casos/amostras e pela obtenção de competências na elaboração e aplicação de instrumentos de recolha de informação (questionários e entrevistas), o trabalho com os/as estudantes culmina com a análise e compreensão do conhecimento assim obtido.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências para: OA1) definir pesquisa para produção de conhecimento em ciências sociais e identificar noções básicas associadas (teoria, método, técnicas); OA2) definir e distinguir os métodos de pesquisa mais utilizados em ciências sociais e Estudos Urbanos; OA3) diferenciar métodos a utilizar de acordo com diferentes objetivos e condições de pesquisa; OA4) analisar e interpretar indicadores (estatísticos ou outras fontes secundárias/documentais); OA5) selecionar amostras, construir instrumentos de recolha de informação e analisar dados produzidos por inquéritos por questionário em Estudos Urbanos; OA6) selecionar casos, construir instrumentos de recolha de informação (ex.: guião de entrevista) e analisar conteúdo de textos no âmbito do método intensivo em Estudos Urbanos; OA7) combinar a estratégia extensiva e a estratégia intensiva em ciências sociais e em Estudos Urbanos, no que se designa como estratégia multi-método.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Processo de investigação 1.1 Objetivos e noções básicas 1.2 Tipos de pesquisa e estratégias metodológicas 1.3 Etapas de investigação e o lugar dos métodos e das técnicas CP2. Fontes de informação 2.1 Diversidade, pesquisa documental, recursos Web 2.2 Revisão de literatura e escrita de textos CP3. Estratégia de investigação quantitativa 3.1 Pesquisa extensiva/quantitativa 3.2 Processo de produção de dados quantitativos: amostra e estruturação de questionário 3.3 Análise de dados quantitativos 3.4 Pesquisa quantitativa em Estudos Urbanos CP4. Estratégia de investigação qualitativa 4.1 Pesquisa intensiva/qualitativa 4.2 Processo de produção de dados qualitativos Entrevista e histórias de vida Etnografia e observação participante Uso de documentos na pesquisa qualitativa 4.3 Análises de conteúdos 4.4 Pesquisa qualitativa em Estudos Urbanos CP5. Estratégia multi-método 5.1 Integração dos métodos: extensivo e intensivo 5.2 Pesquisa combinada em Estudos Urbanos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Com o CP1 introduz-se a pesquisa em ciências sociais, as noções básicas (método, técnica, teoria), como se faz o planeamento, as diferenças essenciais entre tipos de pesquisas e o lugar que cada método e cada técnica têm durante uma investigação. Este conjunto de subtemas do programa dá resposta aos OA1, OA2 e OA3. No CP2 desenvolve-se a fase de exploração de fontes de informação na investigação, respondendo-se aos OA3 e OA4, mas também reforçando o OA1. O CP3 centra-se no inquérito por questionário, abordando as técnicas de seleção de amostras, a construção do instrumento e a análise dos seus resultados. Dá-se resposta ao OA5. O CP4 reúne a informação sobre a investigação de tipo intensivo, incluindo em Estudos Urbanos e responde ao OA6. O CP5 demonstra como as pesquisas de tipo extensivo e intensivo podem ser combinadas em Estudos Urbanos, dando resposta ao OA7.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação ao longo do semestre implica a participação do/a estudante nas aulas, a intervenção individual em exercícios de exemplificação e aplicação/treino de método(s) e técnica(s) (por exemplo, role playing de realização de entrevistas) e a realização, em contexto de sala de aula, de dois testes individuais de avaliação de conhecimentos sobre a matéria lecionada e prevista no programa, suportada em textos disponibilizados aos alunos ou facilmente acessíveis nas bibliotecas das universidades. Para a nota final contribui em 50% a nota do primeiro teste escrito individual (a realizar a cerca de meio do programa/semestre) e em 50% a nota do segundo teste escrito individual (data a definir, fim do programa/semestre). A UC não prevê a modalidade de avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular são orientadas pelo Modelo Pedagógico do Iscte, na medida do possível, uma vez que também se trata de uma UC partilhada com outra instituição. Trata-se de uma UC teórico-prática que conjuga a formação teórica com a aplicação prática dos conhecimentos e, com esse objetivo, são adotadas um conjunto de estratégias, entre as quais expositivas, participativas e demonstrativas. Na metodologia utilizada, destacam-se, então, as componentes: Expositiva, pelo/a docente: apresentação dos principais temas, definições e conceitos, com base em bibliografia de base. Recurso frequente a exemplos: apresentação de operacionalização de conteúdos teóricos e apresentação de projetos de investigação que concentram diversos conteúdos programáticos, em ambos os casos tentando que tal seja feito de forma apelativa (concretizados em vídeos, por exemplo) e suscitando, sempre que seja oportuno, que haja intervenções e discussões dos/as estudantes sobre esses exemplos. Realização de exercícios em aula: realização de exercícios de reforço de aprendizagem dos conteúdos teóricos, individualmente. Não menos importante, o trabalho autónomo dos estudantes, previsto pela UC, fora dos horários das aulas. Esse trabalho inclui leituras (nomeadamente para o teste escrito, mas também para a realização de exercícios em aula) e exercícios de preparação para os testes escritos. Sempre que necessário, podem ser realizadas sessões tutoriais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e avaliação complementam-se na correspondência com os objetivos da UC, como detalhado em seguida. O conteúdo expositivo é comum a todos os objetivos da UC, porque para os/as estudantes saberem como aplicar métodos e técnicas em projetos de investigação a realizar, necessitam de obter conhecimentos teóricos acerca, identificá-los, saber escolher os mais adequados e conhecer os procedimentos e técnicas inerentes. A apresentação de exemplos e casos práticos em aula, bem como a realização de exercícios, permitirá aos/às estudantes mobilizar os conhecimentos teóricos e aplicá-los no, reforçando a aprendizagem. As potencialidades desta estratégia mais prática serão mais evidentes nos OA5, OA6 e OA7, embora sejam também utilizados nos outros OA As tutorias podem acontecer para esclarecimento de dúvidas que os/as estudantes tenham, nomeadamente como antecipação da aplicação dos conhecimentos que estão a ser obtidos, em futuros projetos de investigação inerentes aos mestrados a realizar. O primeiro teste escrito individual permite avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais para dar resposta principalmente aos OA1, OA2 e OA3. O segundo teste individual aferirá principalmente se houve compreensão dos OA4, OA5, OA6, e OA7. As respostas e esclarecimentos de dúvidas por parte dos/as docentes, que sejam colocadas através de intervenções dos/as estudantes, participações essas que serão estimuladas em sala de aula, contribuem para que os conteúdos sejam compreendidos. A UC prevê a realização de trabalho autónomo por parte dos/as estudantes. Para todos os objetivos de aprendizagem listados, e para a realização dos testes escritos, é necessário que sejam feitas leituras dos textos correspondentes aos conteúdos programáticos, cujas referências estão listadas na bibliografia e que serão disponibilizadas sempre que, por alguma razão, não se encontrem nas bibliotecas. Alguns casos práticos a realizar em aula poderão exigir leituras de pequenos textos, de forma autónoma, pelos/as estudantes.

Observações / Observations


O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. Este uso deve ser orientado exclusivamente para o apoio ao estudo de conceitos e métodos complexos. Não serão aceites trabalhos ou exercícios que se utilizem de texto produzido por IA.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Albarello, L., et.al (2011). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70. Beaud, S., Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo. Editora Vozes. Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage. Della Porta, D. D. & Keating, M. (2008) (Eds.). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O Inquérito - Teoria e Prática. Celta. Leavy, P. (2023). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. The Gilford Press. Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais. Sílabo. Scott, J. (1990). A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Polity Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Serão recomendadas referências bibliográficas complementares em Estudos Urbanos, exemplificativas de pesquisas, no início de cada semestre. Almeida, J. F. & Pinto, J. M. (1995). A Investigação nas Ciências Sociais. Presença. Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. Ed.). Oxford University Press. Babbie, E. (2021). The practice of social research (15th Ed.). Cengage. Bertaux, D. (2020). As Narrativas de Vida. Mundos Sociais. Campenhoudt, LV., Marquet, J & Quivy, R. (2023), Manual de Investigação em Ciências Sociais (2ª ed. rev.). Gradiva. Foddy, W. (1996). Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários. Celta Editora. Giddens, A. (2013). “Método de Investigação em Sociologia”, In Sociologia (9ª ed. rev.), Fundação Calouste Gulbenkian. Ragin, C. & Amoroso, L. M. (2011, [1994]). Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method (2th Ed.). Pine Forge/Sage. Silva, A.S. & Pinto, J.M. (Org.). (2014). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-06