Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a um conjunto alargado de diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida. A UC dá continuidade e aprofunda os conteúdos da UC de Pesquisa em Economia e Políticas Públicas, aplicando-os de forma directa ao trabalho de final de curso desenvolvido por cada aluno.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: 1. Conhecer as etapas do processo de investigação; 2. Compreender as metodologias de trabalho; 3. Ser capaz de desenvolver autonomamente temas de investigação própria; 4. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. As etapas do processo de investigação 2. Tipos de teses 3. Identificação das questões de investigação 4. O plágio no trabalho científico e as regras de citação e referenciação bibliográfica 5. Planeamento das fases do trabalho 6. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 7. Tipos e fases do trabalho empírico em economia 8. Temas de investigação em Economia 9. A apresentação oral de uma tese
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem estão contemplados no programa como segue: OA1: pontos 1 e 2 do Programa OA2: ponto 2 do Programa OA3 e OA4: todos
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre é realizada através dos seguintes elementos, obrigatórios: - 2 Relatórios individuais (10%+20%); - 1 relatório "Projeto de tese" (70%); A participação nas aulas poderá ser tida em conta como instrumento de majoração da nota final. Dada a sua natureza, esta UC não tem exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC o aluno deve desenvolver competências de pesquisa, análise, síntese e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos e metodologias de referência 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação: Todos os OAs 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos os OAs
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fisher, C., Researching and Writing a Dissertation: An Essential Guide for Business Students, 3ª edição., 2010, Prentice Hall., Hancké, B., Intelligent Research Design - A guide for beginning researchers in the social sciences, 2009, Oxford University Press., Thomson, W., A Guide for the Young Economist, 2ª edição., 2011, MIT Press.,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bryman, A. e Bell, E., Business Research Methods, 3ª edição., 2011, Oxford University Press, Chalmers, Alan F., What is this thing called science? 3th edition., 1999, Buckingham, Open University Press,, Hollis, M., The philosophy of science - An introduction, Revised and Updated Edition., 2002, Cambridge University Press,, Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2009). Research Methods for Business Students, 5ª edição. Pearson Education.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-01