Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04042
Acrónimo :
04042
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a um conjunto alargado de diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida. A UC dá continuidade e aprofunda os conteúdos da UC de Pesquisa em Economia e Políticas Públicas, aplicando-os de forma directa ao trabalho de final de curso desenvolvido por cada aluno.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá: 1. Conhecer as etapas do processo de investigação; 2. Compreender as metodologias de trabalho; 3. Ser capaz de desenvolver autonomamente temas de investigação própria; 4. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As etapas do processo de investigação 2. Tipos de teses 3. Identificação das questões de investigação 4. O plágio no trabalho científico e as regras de citação e referenciação bibliográfica 5. Planeamento das fases do trabalho 6. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 7. Tipos e fases do trabalho empírico em economia 8. Temas de investigação em Economia 9. A apresentação oral de uma tese

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem estão contemplados no programa como segue: OA1: pontos 1 e 2 do Programa OA2: ponto 2 do Programa OA3 e OA4: todos

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre é realizada através dos seguintes elementos, obrigatórios: - 2 Relatórios individuais (10%+20%); - 1 relatório "Projeto de tese" (70%); A participação nas aulas poderá ser tida em conta como instrumento de majoração da nota final. Dada a sua natureza, esta UC não tem exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC o aluno deve desenvolver competências de pesquisa, análise, síntese e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos e metodologias de referência 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação: Todos os OAs 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos os OAs

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fisher, C., Researching and Writing a Dissertation: An Essential Guide for Business Students, 3ª edição., 2010, Prentice Hall., Hancké, B., Intelligent Research Design - A guide for beginning researchers in the social sciences, 2009, Oxford University Press., Thomson, W., A Guide for the Young Economist, 2ª edição., 2011, MIT Press.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bryman, A. e Bell, E., Business Research Methods, 3ª edição., 2011, Oxford University Press, Chalmers, Alan F., What is this thing called science? 3th edition., 1999, Buckingham, Open University Press,, Hollis, M., The philosophy of science - An introduction, Revised and Updated Edition., 2002, Cambridge University Press,, Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2009). Research Methods for Business Students, 5ª edição. Pearson Education.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01